A experiência com o Coaching no contexto organizacional
4 minutos de leitura

A experiência de Wagner Felício com o Coaching no contexto organizacional

Coaching no contexto organizacional

“O coaching foi um divisor de águas na minha vida profissional”. A afirmação é de Wagner Paschoalim Felício, 45 anos, gerente industrial do grupo Piracanjuba. Prestes a alcançar uma nova ascensão profissional na mesma empresa, ele compartilhou neste artigo a transformação vivenciada em seu trabalho após ter sido coachee (cliente) em um processo oferecido pela Piracanjuba. Continue a leitura e entenda um pouco mais sobre a aplicação do Coaching no contexto organizacional!

Assim como muitas empresas que têm buscado no coaching a qualificação e capacitação para os seus colaboradores, o grupo Piracanjuba oferta sessões da metodologia para seus gerentes e coordenadores. Há 3 anos, quando Wagner ingressava na sua primeira experiência como coachee, ele realizou as sessões com a Coach Sênior, professora e coordenadora do MBA Coaching Essencial Aplicado do IPOG, Dorothy Irigaray.

Há dez anos trabalhando no grupo de laticínios, Wagner viu sua atuação ganhar destaque e hoje se encontra em uma carreira profissional impactada e transformada pelas sessões de coaching.

A metodologia te faz refletir sobre coisas que você não consegue enxergar, mas que estão na sua frente”, diz.

O que é Coaching e de que forma ele pode ser transformador nas empresas?

Antes de seguirmos com as experiências de Wagner, é importante elucidar, pouco que seja, o que é o Coaching e porque muitas organizações o têm buscado.

De forma resumida, trata-se de um processo de desenvolvimento humano baseado em uma visão humanista/cognitiva/comportamental, que utiliza técnicas e ferramentas para promover o aprimoramento e o desenvolvimento de pessoas.

E esse desenvolvimento, para além do pessoal, tem sido cada vez mais realizado no contexto das organizações, aperfeiçoando e desenvolvendo habilidades e competências de seus colaboradores. A partir desta metodologia, funcionários concebem performances aprimoradas, estratégicas, e contribuem efetivamente para o bom funcionamento da empresa.

Inclusive, por entender essa demanda das organizações e atestar a efetividade da metodologia nas empresas, o Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) passa a ofertar o MBA Coaching Essencial Aplicado no formato Blended Learning, uma modalidade de ensino que integra estudo online e presencial.

Por ter vivido esse desenvolvimento profissional na empresa em que trabalha, Wagner destaca o papel fundamental do coaching na formação e no desenvolvimento de líderes.

É um processo que contribui na tomada de decisões, colabora para a reflexão estratégica e amadurecimento profissional”, coloca.

Ele ainda destaca que é um processo que também requer muito de quem o faz. “Não basta simplesmente o profissional agir por si só, o coachee tem que se dedicar, se esforçar, é uma mudança que requer esforço. Se não houver, não haverá sucesso”, complementa.

As contribuições do Coaching à vida profissional

Respeito. Essa é a palavra que, para Wagner, resume a sua vida profissional.

Com o coaching, ela se tornou ainda mais carregada de significado e importância: Wagner passou a considerar e respeitar as opiniões dos colaboradores subordinados a ele, algo que ele não fazia por acreditar que a resolução de todos os problemas só cabia à sua liderança.

Confira o seu relato:

Eu enfrentava problemas relacionados a níveis de hierarquia, não conseguia dar espaço para os colaboradores atuarem de forma mais participativa. Me comprometia em lidar com todos os problemas e isso me atrapalhava, pois eu perdia a oportunidade de solucionar algo de forma mais eficiente e até mais estratégica ao não considerar o olhar e experiência do outro. E foi um dos trabalhos desenvolvidos com a Dorothy: aprender a lidar com os problemas sem me cobrar tanto.

Sendo coachee aprendi a discutir soluções com a equipe, aprendi a realizar feedbacks com os colaboradores e a dar a eles espaço para desempenharem suas funções e opinar sobre problemas que eles vivenciam mais diretamente do que eu.

Umas das coisas que aprendi é que cada um tem o seu tempo. Nem sempre as pessoas serão do jeito que você é. Comecei a respeitar o tempo delas, a forma delas de solucionar os problemas. Hoje não faço o caminho errado, o de ir direto aos operadores e tentar resolver questões importantes. Consigo ouvir meus coordenadores e tomar decisões junto com eles.”

Antes de se tornar coachee, Wagner era uma pessoa que levava o comprometimento com a resolução de problemas a níveis extremos.

Sua atuação controladora gerava estresses, desgaste e, consequentemente, provocava o mesmo na equipe. “A equipe não evoluía, não conseguia ter tranquilidade para lidar com os problemas, porque você acaba transferindo essa carga pesada para ela também”.

O Wagner de hoje é outro. É como foi dito no início do texto: o coaching provocou um divisor de águas em sua carreira. O seu desenvolvimento tem permitido, inclusive, o próprio desenvolvimento de seus funcionários, ao provocar um ambiente de trabalho em que todos participam, colaboram, opinam, decidem, solucionam e inovam.

O interesse em estudar o Coaching

Os benefícios do coaching levaram Wagner a crescer mais na organização. Perto de assumir um cargo mais alto, ele passou por novas sessões para trabalhar a sua autoconfiança em função da possibilidade de assumir novas áreas que hoje não se encontram sob a sua responsabilidade.

Nesse sentido, trabalhar a sua autoconfiança é uma questão essencial. Principalmente se considerarmos o fato de que, logo mais, ele estará assumindo um novo cargo.

Contudo, o seu momento atual nunca esteve tão promissor. “Os problemas na minha rotina diminuíram, o ambiente de trabalho é mais confortável para se trabalhar”, afirma.

Após suas experiências com a metodologia, o interesse em entendê-la mais e melhor tornou-se constante. O seu objetivo, a partir desse conhecimento, é fazer as pessoas entenderem que o RH não é o único responsável pelo desenvolvimento dos colaboradores.

Hoje entendo que a função de um líder é desenvolver pessoas. O RH é um apoio importante, mas devemos também ser responsáveis, dar feedbacks, orientar caminhos e acreditar no potencial das pessoas. O nosso desafio é lidar com pessoas e desenvolvê-las na empresa”.

Assim, o Coaching se coloca como um conjunto de ferramentas e conhecimentos poderosos a ser desfrutado por empresas e pessoas que almejam o desenvolvimento de habilidades e competências na vida e na carreira profissional.

Você sabe qual é a origem e história do Coaching? Acesse o link e conheça mais sobre essa metodologia.

Artigos relacionados

Panorama do Agronegócio brasileiro: desafios e conquistas do setor responsável por alavancar a econo... Enquanto o Brasil acumula dois anos de crise econômica, perpetuadas no biênio 2016/2017, o Agronegócio segue na liderança da produção de riquezas para o país. Sua forte atuação tem contribuído consideravelmente para que os números da macroeconomia não sejam ai...
Como encontrar uma ideia inovadora para empreender Nada como o primeiro passo. Quantas vezes na sua vida você tomou uma decisão muito importante sobre o que acreditava ser um caminho a ser seguido, mas logo se deparava com a visão da nova jornada e tomava um choque de não saber como percorre-la? Muitas vezes p...
A evolução do Ecommerce no Brasil O ano de 2018 promete avanços para o setor, principalmente para aqueles que se diferenciarem neste acirrado ambiente virtual. Entretanto, antes de falarmos sobre as aspirações para o ano que vem,  vamos falar sobre a evolução do Ecommerce no Brasil. Segmentos ...

Sobre Wagner Felicio

Técnico em Laticínios, ILCT, Juiz de Fora, MG. Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Objetivo de Rio Verde (GO). Especialista em Gestão Empresarial e em Inteligência Empresarial