Gestão em Recursos Humanos para 2020 – novas definições do eSocial
  • Sobre
  • Materiais
  • Cursos
    • Graduação
    • Pós Graduação
    • Curta duração
    • Educação corporativa
    • EAD
  • Artigos
    • Tecnologia
    • Educação e Cultura Organizacional
    • Comunicação e Marketing
    • Saúde
    • Direito
    • Desenvolvimento do Potencial Humano
    • Engenharia e Arquitetura
    • Gestão e Negócios
  • Fale Conosco
Home Gestão e Negócios
Gestão e Negócios
5 minutos de leitura

Gestão em Recursos Humanos para 2020 – novas definições do eSocial

Gestão em Recursos Humanos para 2020 – novas definições do eSocial
Leitura focada

Os empregadores e, mais precisamente, a Gestão em Recursos Humanos entram em 2020 com o desafio de se adaptar ao novo eSocial.

A plataforma anunciada pelo Governo Federal em 2014 vem sofrendo diversas atualizações com o objetivo de otimizar e simplificar o lançamento de dados por parte das empresas, dos empregadores pessoas físicas e dos órgãos públicos.

A atualização do eSocial chega ao mesmo tempo em que há uma alteração no calendário de implementação do serviço e o uso da Carteira de trabalho digital, bem como o livro de registro de empregados eletrônico.

São mudanças atreladas à Lei de Liberdade Econômica, sancionada em setembro de 2019.

Com muitas novidades acontecendo, empregadores, trabalhadores e gestores de RH ainda têm muitas dúvidas que precisam ser sanadas para evitar problemas diversos, incluindo multas por atraso ou erros.

Assim, se você tem dúvidas sobre as novidades e quer saber como o eSocial impacta no departamento pessoal e nos trabalhadores, este artigo é para você.

Boa leitura!

Gestão em Recursos Humanos: o que é o novo eSocial?

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) é uma declaração acessória que deve ser feita em ambiente eletrônico do Governo Federal. 

O objetivo é tornar mais eficiente a coleta de informações das relações trabalhistas de empresas, empregadores pessoas físicas e órgãos públicos.

Com esse processo em ambiente eletrônico, a relação das empresas com o governo muda, porque agora o Fisco será capaz de capturar inconsistências mais rapidamente, graças ao cruzamento de dados no sistema.

Esse processo demanda mais rigorosidade no fornecimento de informações e  traz modernização. 

Por exemplo: Não existe procedimento de “anotação” da CTPS Digital, uma vez que não há um sistema próprio da Carteira de Trabalho Digital a ser alimentado pelo empregador. Todos os dados apresentados na CTPS são aqueles informados ao eSocial, o que facilita os processos nas empresas e reduz drasticamente a burocracia, visto que a partir de agora o empregador está dispensado de anotar na CTPS em papel.

Um total de 15 obrigações fiscais e tributárias dos empregadores devem ser substituídas por meio do eSocial:

  • GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social);
  • CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados);
  • RAIS (Relação Anual de Informações Sociais);
  • LRE (Livro de Registro de Empregados);
  • CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho);
  • CD (Comunicação de Dispensa);
  • CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social);
  • PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário);
  • DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte);
  • DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais);
  • QHT (Quadro de Horário de Trabalho);
  • MANAD (Manual Normativo de Arquivos Digitais);
  • Folha de pagamento;
  • GRF (Guia de Recolhimento do FGTS); e
  • GPS (Guia da Previdência Social).

A rotina da Gestão em Recursos Humanos com o eSocial

A Gestão em Recursos Humanos precisa transmitir as informações para plataforma do governo por meio de eventos em uma sequência lógica. Esses são classificados em quatro tipos:

  • Eventos iniciais: etapa com informações sobre o empregador. Composta de dados básicos de sua classificação previdenciária e de sua estrutura administrativa.
  • Eventos tabelas: informações complementares da base de dados que servem para validar os eventos periódicos e não periódicos.
  • Eventos periódicos: acontecimentos regulares com periodicidade definida. Ex.: informações da folha de pagamento.
  • Eventos não periódicos: são acontecimentos avulsos na relação entre o empregador e o colaborador (admissão, demissão, mudança de cargo etc.).

Diante disso, há necessidade de a Gestão de RH das empresas investir em tecnologia, em informação e, sobretudo, na qualificação de pessoas para fazer frente a essa nova realidade que pede alta performance.

Os empregadores precisarão rever a sua cultura organizacional, aumentar a integração entre os setores e conseguir agilidade suficiente para se adequar aos prazos da plataforma. 

Um desafio para a Gestão em Recursos Humanos, mas também para as lideranças, que muitas vezes terão de informar eventos juntamente aos fatos geradores.

O novo cronograma do eSocial

No final de dezembro de 2019, o governo anunciou algumas alterações no calendário de eventos do eSocial, a fim de não criar problemas devido à rapidez exigida para alguns empregadores.

Confira as mudanças:

Envio dos eventos periódicos do Grupo 3

Os prazos foram prorrogados e a ordem de apresentação segue o último dígito do CNPJ.

Data de entregaÚltimo dígito do CNPJ
08/09/20200, 1, 2 e 3
08/10/20204, 5, 6 e 7
09/11/20208 e 9

Desmembramento do Grupo 4

Os grupos foram organizados da seguinte maneira:

  • Grupo 4: órgãos e entidades federais e organizações internacionais
  • Grupo 5: órgãos e entidades estaduais e distrito federal
  • Grupo 6: órgãos e entidades municipais, comissões polinacionais e consórcios públicos

 Envio de SST para todos os grupos

O envio das informações de Saúde e Segurança do Trabalho também tem novos prazos.

Data de entrega Grupos
08/09/2020Grupo 1
08/01/2021Grupo 2
08/07/2021Grupo 3
A partir de 2022Outros

Fonte: portal.esocial.gov.br

O que muda para a Gestão em Recursos Humanos com a nova carteira de trabalho digital?

A nova carteira de trabalho, em formato digital, pode ser requerida por qualquer trabalhador brasileiro ou estrangeiro com a apresentação do CPF. 

Na prática, ela não pode ser utilizada para identificação civil nem altera qualquer direito do trabalhador. No entanto, a nova carteira de trabalho digital tem o objetivo de registrar eletronicamente todas as atividades referentes ao vínculo empregatício.

A Gestão em Recursos Humanos agora terá de informar no ambiente eletrônico do eSocial as datas de admissão e demissão, férias, licenças, mudança de cargo e demais anotações que eram feitas na carteira física.

Apesar dessa substituição, os trabalhadores não devem ser desfazer da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) física, pois ela será útil para comprovar vínculos empregatícios anteriores e ainda há empregadores que não aderiram ao eSocial. 

Assim, ainda é obrigatório apresentar a carteira física nesses locais.

Se o eSocial aumenta o poder de fiscalização do governo, a carteira digital possibilita que os trabalhadores identifiquem falhas e peçam correção da empresa.

Gestor de RH: qualificação é diferencial para lidar com o eSocial

Diante do cenário exposto, fica claro que capacidade técnica e conhecimento da legislação são essenciais para entregas mais assertivas e de qualidade.

São muitos procedimentos e um alto volume de informações para gerir, dentro de um curto espaço de tempo. Assim, profissionais que lidam com essa área, em especial contadores e gestores de RH, podem investir em especializações.

Mais do que gerir o eSocial de forma eficiente e autônoma, uma Pós-graduação ainda oferece um upgrade no plano de carreira. É um diferencial de formação e instrumenta o profissional para desenvolver melhores práticas.

No Brasil, o IPOG é uma das instituições de ensino que oferecem cursos nesse segmento: o MBA Gestão de Pessoas por Competências e o MBA Gestão Trabalhista e Direito Previdenciário.

Quer alavancar sua carreira com cursos de Pós-graduação na área de Gestão em Recursos Humanos? Entre em contato agora mesmo e saiba mais!

Leia também: 

  • Gestão de Pessoas: Eduardo Teixeira conta como alcançou suas metas profissionais após especialização
  • Case Elevare: a trajetória de Renata Falco, ex-aluna IPOG que inovou no mercado de Recursos Humanos
  • Legislação trabalhista: por que devo conhecê-la?

Conheça o IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação

Instituição de ensino com nome e reconhecimento no mercado, o IPOG fará total diferença no seu currículo.

O IPOG conta com diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro docentes de excelência no mercado. A proposta do IPOG é de um ensino humanizado, que estimule o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno e otimize o seu plano de carreira.  

O Instituto está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal. Por conta disso, tem quase 20 anos de experiência na formação de grandes especialistas.

Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado. Isso fez com que alcançássemos o status que temos hoje.

Não deixe de investir no seu futuro e se tornar o profissional com que sempre sonhou!

Artigos relacionados

O que é Lean Startup e como usar essa metodologia Você sabe o que é Lean Startup? Pensando em solucionar os desafios que surgem na abertura de uma startup, muitos empresários têm buscado utilizar a metodologia Lean Startup para criação e gerenciamento desses negócios. São estratégias de inovação e tecn...
Mercado Financeiro: O que uma pós-graduação pode proporcionar a um Controller experiente? Hoje a trajetória a ser contada pertence a Elberth Tiago Lopes, especialista IPOG que carrega em seu arcabouço e currículo duas passagens pela instituição: a primeira foi para cursar o MBA em Contabilidade, Auditoria e Gestão Tributária, e a segunda para se to...
Meeting Internacional de Marketing Digital: Especialistas destacam o papel do líder de marketing na ... O Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) realizou o 1º Meeting Internacional de Marketing Digital, em Goiânia. Com foco em métricas, estratégias, comunicação e no papel do líder de marketing na atualidade, o evento contou com as palestras de três grande...

Sobre Rondinelly Coelho

Contador, Pós-Graduado em Controladoria e Gestão Empresarial, Mestrando em Economia UFC-CE, coautor do livro Caminhos do Empreendedorismo, Diretor da C4 Consultoria e Auditoria Digital, Membro da Comissão do Sped Crc-Ce, Coordenador da Comissão de Normas Técnicas Trabalhista E Previdenciária Do Crc-Ce, Professor e Palestrante do Crc-Ce, Professor de Cursos de Curta Duração da Iel-Fiec, Professor e Coordenador de Pós Graduação do IPOG - Instituto De Pós Graduação E Graduação.

Comentários

Gestão e Negócios

  • Gestão de pessoas
  • Logísticas
  • Finanças
  • Produção
  • Vendas
  • Terceiro Setor
  • Contabilidade
  • Graduação
  • IPOG
  • Psicologia
  • Gestão e Negócios
  • Engenharia e Arquitetura
  • Desenvolvimento do Potencial Humano
  • Direito
  • Saúde
  • Comunicação e Marketing
  • Educação e Cultura Organizacional
  • Tecnologia

Artigos mais lidos

  • Gestão e Negócios

    Perfil do profissional atual: 24 características que você precisa saber

    06 de setembro de 2021

  • Gestão e Negócios

    Controller: a profissão do século XXI

    16 de agosto de 2018

  • Gestão e Negócios

    10 ideias imperdíveis para empreender em 2020 e obter sucesso no mercado

    15 de agosto de 2018


  • Sobre
  • Materiais
  • Cursos
  • Fale Conosco
Copyright © 2016 IPOG - Todos os direitos reservados
Política de privacidade | Termos de uso


Utilizamos cookies para permitir que o nosso website funcione corretamente para que seja gerado conteúdos personalizados em redes sociais e anúncios, bem como analisar o nosso tráfego. Também compartilhamos informações com os parceiros de redes sociais, de publicidade e de analítica sobre o seu uso do nosso website.

A Política de Privacidade e os Termos de Uso complementam este aviso, além dos direitos dos titulares descritos no Aviso de Privacidade, cujos os dizeres o usuário está de acordo ao navegar por este site.

ConfiguraçõesAceitar
Manage consent

Configurações de cookies

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Abaixo você pode escolher que tipo de cookies você permite neste site. Clique no botão "Salvar e Aceitar" para aplicar sua escolha.
Necessário
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDurationDescription
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Funcional
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Desempenho
Coletam informações sobre como os sites são utilizados pelo usuário, permitindo identificar quais as páginas e links mais acessados, bem como eventuais erros de acesso.
Analítico
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Propaganda
Coletam dados específicos para criação de um perfil de consumo do usuário, que permitem a veiculação de publicidades específicas, de acordo com os gostos e preferências.
Outros
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
Salvar e Aceitar
Powered by CookieYes Logo