Pós-graduação em compliance: como funciona? | Blog IPOG
3 minutos de leitura

Pós-graduação em compliance: como funciona?

Pós-graduação em compliance: como funciona?

A pós-graduação em compliance tem chamado cada vez mais atenção dos profissionais. Afinal, ela oferece uma boa base para quem deseja atuar no ramo de integridade empresarial. Dessa forma, confira um guia completo sobre esse curso.

Pós-graduação em compliance: o que é a área de atuação em compliance?

Para compreender o papel da pós-graduação em compliance, é essencial entender o conceito de compliance. Assim, esse termo se refere a um conjunto de normas e regulamentos que precisam ser cumpridos por uma companhia.

Hoje em dia, cada vez mais empresas buscam por profissionais nessa área. Isso porque existem inúmeras legislações dentro de um negócio e cada uma delas deve ser respeitada. Isso é essencial para manter a transparência das ações.

O profissional da área também vai impactar em diversos setores da empresa. Afinal, ele ajuda a:

  • evitar desperdícios financeiros;
  • combater ações ilegais;
  • evitar gastos desnecessários com materiais e profissionais.

Como funciona a pós-graduação em compliance?

A pós-graduação em compliance é dividida em ramos. Isso porque a área em si é enorme e oferece vários campos de atuação. Por exemplo, você pode fazer um curso focado em direito da saúde ou em gestão pública.

No geral, a pós dura em média 1 ano. No entanto, a matriz curricular varia conforme o setor em que você deseja se especializar. Mesmo assim, algumas disciplinas em comum são:

  • tópicos em governança e gestão;
  • direito do trabalho;
  • direito tributário.

Quem pode fazer a pós-graduação em compliance?

Diversos profissionais podem investir nessa área. Assim, sendo ela bem popular entre:

  • servidores públicos;
  • concurseiros;
  • administradores e economistas;
  • advogados.

Mesmo assim, não precisa ter uma formação específica anterior para fazer essa pós. Então, se você curte essa área e deseja se especializar nela, é só fazer a pós-graduação em compliance.

Carreira em compliance: como se tornar um especialista na área?

O primeiro passo para ter uma carreira sólida no ramo é adquirir conhecimento técnico. Daí a importância da pós, visto que a área exige que o profissional domine diversos conceitos diferentes.

Também é muito importante desenvolver o que se chama de soft skills. Assim, isso quer dizer trabalhar em questões sociais e comportamentais. Afinal, aspectos como comunicação, oratória, escuta e empatia são essenciais nesse setor.

A área de compliance lida com tópicos bem delicados, normas e legislações. Dessa forma, é normal que as empresas busquem sempre profissionais com experiência. No entanto, quem está começando tem dificuldade de preencher esse requisito.

Além da pós-graduação em compliance, você pode investir em outras alternativas para ganhar experiência. Por exemplo, crie um programa dentro da empresa que trabalha atualmente. Procurar estágios também é muito importante.

Por que um profissional deve escolher fazer a pós-graduação em compliance?

Essa é uma área muito promissora em diversos sentidos, tanto profissional quanto financeiramente. Então, só isso justifica a popularidade dela nos últimos anos.

As empresas precisam seguir um conjunto de regras para se manter na legalidade. No entanto, poucos profissionais conhecem essas normas a fundo. É aí que pessoas formadas em compliance se tornam tão valiosas.

Conheça os cursos de pós-graduação em compliance da IPOG

A IPOG oferece diversas formações no ramo para você escolher a que mais se identifica. Então, conheça melhor cada uma delas.

MBA em Compliance, Processos e Legislação Trabalhista e Previdenciária

Esse curso tem como objetivo atender a enorme demanda no setor trabalhista e previdenciário. Dessa forma, quem possui esse MBA pode atuar em áreas como: gestão de RH, advocacia e consultoria empresarial.

MBA em Direito da Saúde e Compliance Hospitalar

Opção perfeita para os profissionais do direito e da saúde que desejam unir esses dois universos. Então, aqui o foco é o compliance hospitalar de maneira prática e multidisciplinar.

Tudo para que o profissional saiba como proteger os interesses dos pacientes e das instituições.

MBA em Direito Tributário, Compliance e Auditoria Digital

Essa pós é para quem deseja se especializar no ramo de auditoria digital. Dessa forma, você aprende a lidar com as questões de assessoramento empresarial de forma prática. Além disso, domina conceitos de gestão tributária para se destacar no mercado.

MBA em Governança, Compliance e Integridade na Gestão Pública

Nesse MBA o aluno aprende sobre a metodologia de governança preconizada pelo TCU, (Tribunal de Contas de União). Ainda mais, será capaz de identificar políticas públicas da competência da governança e dominar a metodologia da gestão de riscos para órgãos do governo.

Perceba como esse é um ramo muito diverso, ainda que lide com normas e regulamentações. A busca por profissionais que saibam lidar com isso só cresce. Afinal, toda empresa precisa de uma política voltada para a transparência de suas ações.

A pós-graduação em compliance é o que você precisa para começar a construir uma carreira sólida e promissora. Portanto, não perca tempo e vá em busca de conquistar o seu espaço no mercado. Conheça agora mesmo os cursos de Pós-graduação da IPOG e dê esse passo para transformar a sua carreira!

Artigos relacionados

Como o varejo pode recuperar o fôlego nos últimos três meses do ano? Em todos os setores da Economia Brasileira, 2017 tem sido um teste de sobrevivência diante da crise que se instaurou, motivada principalmente pelo período conturbado vivenciado pela política brasileira. No entanto, para quem acompanha os principais indicadores...
Aluno IPOG é aprovado em Certificações de Planejador Financeiro e ANBIMA em Investimentos Ao passar em 10º lugar em um concurso do Banco do Brasil, em 2014, Mario Henrique Ramos viu sua vida tomar um novo rumo. Na época ele estava no terceiro ano de Engenharia de Produção na Unifae de São João da Boa Vista, (SP), mas se descobriu profissionalmente ...
Customer experience: entenda como traçar uma estratégia que fideliza clientes Com as transformações nos processos de consumo, o customer experience (CX) tornou-se a palavra de ordem e foco das estratégias de marketing em empresas de todos os tamanhos e em todos os setores. Os gestores de empresas têm percebido o customer experience ...

Sobre Mestre SEO