Power BI: saiba o que é e importância para gestão de dados
4 minutos de leitura

Power BI: saiba o que é e os benefícios da ferramenta para a gestão de dados

O Power BI é uma ferramenta útil para diversos profissionais e empresas que buscam aproveitar o potencial da análise de dados para a tomada de decisões. Portanto, se você pretende se destacar no seu mercado de atuação, é importante entender como esse recurso viabiliza a obtenção de melhores insights.

Para se qualificar e aproveitar todo o potencial da ferramenta, o ideal é fazer um curso em uma instituição de destaque no mercado para obter a certificação. Com o diploma em mãos, o profissional pode buscar por novas oportunidades de trabalho e posições estratégicas e oferecer melhorias para a empresa onde atua.

Neste artigo, explicamos o que é e para que serve o Power BI, os benefícios do uso dessa ferramenta de análise de dados para os negócios e como se qualificar para atuar de forma assertiva. Confira!

O que é e para que serve o Power BI?

O Microsoft Power BI é uma soma de recursos que dá suporte ao processamento de dados. Com essa ferramenta, é possível alcançar uma visão completa, com as métricas mais importantes e atualizadas em tempo real.

Dessa forma, o Power BI oferece a possibilidade de criar um espaço de trabalho para consolidar todas as informações. Com essa integração, você consegue revisar e examinar os dados de forma inteligente para geração de insights.

Além disso, a visualização é outro ponto importante, já que o recurso permite observar os dados compilados em gráficos detalhados.

Quem pode usar o Power BI?

A análise de dados é uma tarefa fundamental para a tomada de decisões. Por conta disso, o Power BI é útil para qualquer pessoa, empresa ou equipe que pretenda otimizar a visualização de dados em seus projetos.

Assim, em vez de passar horas buscando informações em tabelas e diferentes ferramentas, os profissionais que têm esse conhecimento conseguem organizar os dados de forma mais simples com a utilização do Power BI.

Dessa forma, o conjunto de ferramentas do Microsoft Power BI pode ser útil para empresas de todos os tamanhos. Afinal, por meio desse recurso, é possível identificar falhas e fazer a gestão de riscos de forma mais simples.

Benefícios de usar o Power BI nos negócios

  • Serviço em nuvem para realizar backup com segurança;
  • Compartilhamento de dados de forma simples;
  • Acessibilidade móvel em diferentes dispositivos;
  • Opções de visualização de dados;
  • Alerta de dados conforme critérios personalizados;
  • Criação de espaço de trabalho para consolidação de dados;
  • Maior velocidade de gestão e produtividade;
  • Baixo investimento, com possibilidade de experimentar gratuitamente;
  • Economia de tempo e de recursos.

Principais funcionalidades do Power BI

O Power BI permite análises de dados em uma interface simples de utilizar. Com ele, é possível ler dados de forma personalizada, criar percepções e implementar planos de ação.

A ferramenta tem 4 funcionalidades principais:

  • Relatórios: análise de dados em tempo real, ideais para relatórios precisos que conectam movimentos organizacionais e asseguram a tomada de decisão;
  • Analytics: com todos os dados incorporados, é possível fazer a gestão completa e ter um panorama das operações, com análise de dados intuitiva e interativa;
  • Modelagem: criação de poderosos relatórios interativos e customizados para dispositivos móveis ou desktop, personalizando cores, temas e visualização de dados;
  • Visualização: o usuário personaliza as visualizações na finalidade de otimizar o tempo disponível para a análise de dados. Assim, é possível combinar em um único bloco diversos tipos de relatórios, facilitando a prática analítica.

Como aprender a usar o Power BI?

Instituição de ensino de referência no mercado, o IPOG oferece um curso completo de Power BI de curta duração. Essa é a melhor opção para adquirir conhecimento sólido e de forma prática e rápida.

Além de se especializar em Power BI, é possível ter uma formação que engloba voltadas para a área de negócios, a conectividade de dados, a modelagem relacional e muito mais.

Dessa forma, o aluno ganha a chance de adquirir conhecimentos interdisciplinares para atuar em empresas de todos os portes e inovar no setor.

Conheça o curso de Power BI completo do IPOG

O curso de curta duração em Power BI do IPOG tem como foco preparar o profissional para lidar com uma ferramenta inovadora, poderosa e de baixo custo para as atividades de análise e apresentação de dados.

Por ser um software de Data Science, o Power BI traz uma economia de tempo aos usuários, em virtude de suas diversas ferramentas para a manipulação dos dados, permitindo que seja dedicado mais tempo na análise do que na preparação das informações.

Assim, em poucos módulos, o estudante se qualifica para enfrentar desafios do mercado e levar inovação e análises inteligentes para o ambiente de trabalho.

Módulos do curso

  • Tópicos iniciais;
  • Integrações e conectividade de dados com Power BI;
  • Medidas e modelagem do banco de dados relacional;
  • Criando temas de apresentação e layouts;
  • Tópicos intermediários;
  • Dashboards práticos;
  • Power BI Mobile e Web;
  • Atualização e integração automática de dados.

Diferenciais do IPOG

O IPOG estimula o raciocínio crítico e a participação ativa dos alunos nas aulas. Como resultado, a formação que a instituição oferece consegue ajudar os estudantes a identificar e a compreender os desafios da diversidade das fontes de dados, assim como incorporar a operacionalização de ferramentas de análise no dia a dia.

No curso de Power BI, o estudante aprende a como se destacar em várias áreas para entender, participar, planejar e gerenciar terceiros, no âmbito da implementação da análise de dados como suporte à tomada de decisão.

Metodologia de ensino inovadora

O IPOG conta com uma metodologia inovadora, que surgiu com o objetivo de aprimorar cada vez mais a experiência de aprendizagem dos alunos. O método foi elaborado a partir de referências pedagógicas e está estruturado em duas bases: formação continuada do corpo docente, com a capacitação e a soma da sala de aula e do ambiente virtual de aprendizagem.

Assim, o estudante é incentivado a conhecer o conteúdo de preparação e ancoragem previamente para potencializar a retenção do conteúdo e o tempo de aprendizagem durante as aulas.

Seja um profissional qualificado com o IPOG

Adquira um diferencial competitivo no mercado com o curso de curta duração em Microsoft Power BI: Análise de Dados Corporativos e Criação de Dashboards Gerenciais do IPOG. Invista em sua qualificação!

Clique aqui e saiba mais sobre o curso.

Dúvidas? Preencha o formulário e um dos nossos consultores de carreira entrará em contato.

Gostou deste artigo? Leia também outros conteúdos em nosso blog:

Artigos relacionados

Power BI: conheça as 3 principais áreas de atuação no mercado O Power BI é uma ferramenta essencial para a atuação de diversos profissionais. Com o recurso, é possível tomar decisões de forma mais estratégica e contribuir para a produtividade das organizações. Atualmente, as empresas estão com alta demanda de profiss...
Técnicas avançadas de negociação: descubra ferramentas analíticas e psicológicas para fechar acordos... Quem domina técnicas avançadas de negociação é capaz de trabalhar a favor da empresa sem abrir mão do olhar para o cliente. Essa relação mútua tem sido destaque para organizações que se preocupam com a aquisição e a fidelização dos consumidores. Por isso, ...
MBA em Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas: amplie suas habilidades financeira... Quer se desenvolver na área empresarial? O melhor caminho é investir em uma pós-graduação de referência, como o MBA em Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas. O curso do IPOG abre portas para profissionais que desejam avançar de cargo, c...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br