Técnicas avançadas de negociação: veja ferramentas para fechar acordos
5 minutos de leitura

Técnicas avançadas de negociação: descubra ferramentas analíticas e psicológicas para fechar acordos

Quem domina técnicas avançadas de negociação é capaz de trabalhar a favor da empresa sem abrir mão do olhar para o cliente. Essa relação mútua tem sido destaque para organizações que se preocupam com a aquisição e a fidelização dos consumidores.

Por isso, cada vez mais é preciso se especializar e buscar cursos que tornem o colaborador apto a atuar em situações diversas, sempre com assertividade e com foco em obter excelentes resultados. É o que as empresas buscam e o que o profissional altamente qualificado precisa ter.

Quer saber como se preparar? Neste artigo, você descobre os tipos de técnicas de negociação, para que elas servem e qual é o melhor curso para preparar você para esse desafio em menos tempo. Confira!

O que são técnicas de negociação?

Técnicas de negociação são estratégias baseadas no comportamento humano para potencializar a interação e chegar a um consenso entre as partes.

Como o processo envolve uma interação entre duas ou mais partes, cada uma delas tem seu interesse. Assim, ao negociar, é preciso obter para si as melhores condições possíveis.

Sendo assim, é preciso que quem lida com situações assim esteja realmente preparado.

Em vez de conduzir as tratativas no improviso, o responsável por esse setor na empresa deve estudar quais comportamentos lhe conferem um poder argumentativo e de persuasão maior.

Quais são os tipos de técnicas de negociação?

Existem quatro principais tipos de negociação:

  • negociação integrativa: todos os lados precisam estar dispostos a encontrar um equilíbrio entre seus interesses. O foco é que todos saiam ganhando e, de forma igualitária, tenham suas necessidades atendidas;
  • negociação acidental: a empresa não mantém vínculos com seus clientes, o que torna mais fácil a negativa de alterações no preço, por exemplo. Embora seja uma relação momentânea, a experiência irá ditar se ele voltará ou não a comprar com a empresa;
  • negociação colaborativa: tem como objetivo manter um relacionamento de longo prazo entre os negociantes. É um modelo complexo que necessita de transparência total entre as partes;
  • negociação distributiva: nesse caso, apenas uma das partes sairá em vantagem. O foco da discussão está no custo do produto, e uma parte deve ceder ou não à possibilidade de negócio.

Para que servem as técnicas de negociação?

As técnicas de negociação são essenciais para obter um bom resultado comercial para a empresa.

Os desfechos da tratativa podem ser diversos, a depender do tipo de negociação escolhido, mas são as técnicas avançadas que podem levar ao sucesso do negócio.

Isso porque é possível trabalhar a argumentação ideal para dar maior ênfase a determinados aspectos, convencer o cliente ou mesmo propor algo que seja interessante para as duas partes.

Fazendo um trabalho bem feito por meio do uso das técnicas avançadas de negociação, a empresa passa credibilidade e transparência, além de estabelecer uma relação interessante com o cliente.

10 dicas para ter sucesso nas negociações

Independentemente do tipo de negociação escolhido, alguns aspectos são fundamentais para que o negociador se apresente como bom profissional e possa ter sucesso no processo:

  1. Ponha-se no lugar do outro;
  2. Tenha empatia;
  3. Venda soluções;
  4. Seja transparente;
  5. Domine o poder do convencimento;
  6. Saiba escutar;
  7. Negocie com prudência;
  8. Aprenda com negociações anteriores;
  9. Abrace o problema do cliente;
  10. Argumente de forma suave.

O que nunca fazer em uma negociação?

  • Focar apenas as qualidades óbvias dos produtos;
  • Não explorar os diferenciais da empresa;
  • Não conhecer a outra parte interessada no negócio;
  • Menosprezar a outra parte negociante;
  • Não se preparar e antever objeções;
  • Soar arrogante, principalmente ao apresentar os diferenciais e desqualificar concorrentes;
  • Oferecer logo de cara grandes descontos e condições;
  • Revelar tudo nos primeiros minutos de conversa;
  • Falar sobre as dificuldades que enfrenta para vender.

Como aprender técnicas avançadas de negociação?

A melhor forma de aprender técnicas avançadas de negociação é escolher o curso ideal. Ele deve ser ofertado por uma instituição de referência e contar com um corpo docente qualificado para que haja mudança significativa por meio do conhecimento.

O IPOG oferece o curso de Técnicas Avançadas de Negociação Comercial com as mais modernas ferramentas analíticas e psicológicas para se chegar ao melhor acordo possível, preservando o relacionamento com os fornecedores e os clientes.

Ele foi elaborado pelos melhores profissionais da área para que sua empresa, mesmo em um momento de crise, possa negociar de forma eficiente. Para isso, o curso conta com novas técnicas e metodologias, comprovadamente eficazes, desenvolvidas recentemente pelas maiores universidades do mundo, como Harvard e Oxford.

Desenvolva Técnicas Avançadas de Negociação Comercial com o curso do IPOG

O curso de Técnicas Avançadas de Negociação Comercial foi feito para profissionais de mercado, focado em negociação comercial, cujo propósito é ser eminentemente prático. Ele apresenta conceitos inéditos que têm uma aplicabilidade imediata, exatamente a característica que as pessoas buscam hoje em dia.

Durante o curso, você aprenderá:

  • Negociação distributiva
  • Quando iniciar uma negociação?
  • Como definir analiticamente o valor da primeira proposta?
  • Como responder a uma primeira proposta agressiva?
  • Negociação integrativa
  • Como prever no início da negociação o valor do acordo final, permitindo ajustes da estratégia?
  • Como calcular a real performance dos negociadores?
  • Descobrindo valores não óbvios e agregando-os a negociação
  • Aprimorando analiticamente acordos já fechados e repartindo o valor obtido
  • Estratégias e táticas em negociações mais complexas
  • Trabalhando a imagem do negociador
  • Fatores que impactam a imagem, a credibilidade e a autoridade
  • Ferramentas psicológicas de influência e de persuasão
  • Microexpressões faciais: a verdade escondida no rosto de cada um

Formação rápida e sólida

É um curso de curta duração, ou seja, em poucos módulos é possível obter a certificação e se tornar apto para atuar nas negociações.

Mesmo sendo uma formação rápida, os conhecimentos são aprofundados e repassados por grandes nomes do mercado por meio da metodologia prática e inovadora já trabalhada em nossas graduações e pós-graduações.

Curso on-line e ao vivo

As aulas são remotas, ministradas on-line e ao vivo. Assim, o profissional tem a oportunidade de interagir, participar de debates e construir uma rede de contatos com professores e estudantes.

Essa facilidade permite viver a experiência do curso de aperfeiçoamento sem a necessidade de se deslocar nem de abrir mão de estudar em uma instituição de referência.

Desenvolvimento de novas técnicas

Neste artigo, você entendeu a importância de aplicar técnicas avançadas de negociação para fechar mais negócios e conquistar clientes. Por isso, o IPOG foca esse tipo de conhecimento aprofundado: para diferenciar você da concorrência e agregar valor à sua profissão.

A grade curricular e os temas das aulas são pensados para que o profissional saia com novidades para aplicar o mais rápido possível. Assim, ele proporciona uma visão analítica e inovação em técnicas e processos para fazer a diferença no mundo corporativo.

Corpo docente altamente qualificado

Os professores do curso de curta duração são os mesmos docentes da graduação e pós-graduação. Isso quer dizer que o IPOG tem preocupação com a qualidade do ensino em todas as frentes.

O corpo docente é formado por mestres e doutores, com ampla experiência acadêmica e profissional. Com isso, o conhecimento não fica apenas na teoria. Ele é oferecido de modo a ser aplicável e a gerar resultados tanto para a empresa quanto para o profissional.

Matricule-se na próxima turma de Técnicas Avançadas de Negociação

Seja o diferencial que o mercado procura! Invista em uma formação sólida e que capacite você a ser um grande negociador e a usar técnicas efetivas para conquistar mais clientes para a empresa.

Visite a página do curso, preencha o formulário e fale com nossos consultores de carreira.

É gestor de empresa? Leve esse curso para seus colaboradores por meio do IPOG In Company, nossa universidade corporativa.

Artigos relacionados

Power BI: saiba o que é e os benefícios da ferramenta para a gestão de dados O Power BI é uma ferramenta útil para diversos profissionais e empresas que buscam aproveitar o potencial da análise de dados para a tomada de decisões. Portanto, se você pretende se destacar no seu mercado de atuação, é importante entender como esse recurso ...
MBA em Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas: amplie suas habilidades financeira... Quer se desenvolver na área empresarial? O melhor caminho é investir em uma pós-graduação de referência, como o MBA em Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas. O curso do IPOG abre portas para profissionais que desejam avançar de cargo, c...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br