Power BI: conheça as 3 principais áreas de atuação no mercado
5 minutos de leitura

Power BI: conheça as 3 principais áreas de atuação no mercado

O Power BI é uma ferramenta essencial para a atuação de diversos profissionais. Com o recurso, é possível tomar decisões de forma mais estratégica e contribuir para a produtividade das organizações.

Atualmente, as empresas estão com alta demanda de profissionais qualificados na área, por isso, quem tem o currículo enriquecido com essa formação em Power BI tende a conseguir melhores vagas e contribuir com maior assertividade.

Assim, quem deseja se destacar nas empresas com conhecimentos avançados e que podem contribuir para o crescimento do negócio, deve fazer um curso de aperfeiçoamento na área.

Neste artigo, o IPOG explica quais os principais setores que se beneficiam com a utilização desse software, como é o mercado para os profissionais especializados em Power BI e qual é a melhor formação para aprender a usar a ferramenta. Confira!

Como é o mercado para o profissional com conhecimento em Power BI?

Ao realizar uma pesquisa no LinkedIn em busca de vagas com a palavra-chave Power BI, é possível encontrar mais de 4 mil resultados. Entre as diversas vagas: Analista de Governança de Dados, Business Intelligence Leader e Assistente de Inteligência de Mercado.

Vale a pena desenvolver a habilidade de análise de dados para qualquer área, não somente para os profissionais da área de tecnologia da informação. O relatório “O futuro dos empregos de 2018”, apresentado no Fórum Econômico Mundial, mostra que o conhecimento de análise de dados é cada vez mais necessário e que isso não depende da sua área de atuação.

Outro dado interessante é de um levantamento da Escola Tera com 980 participantes de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Porto Alegre, do Recife e de Belo Horizonte, em 2018. Para 51%, o conhecimento técnico mais procurado pelo mercado é a análise e a estatística de dados. 

Atualmente, o Power BI é considerado o melhor software para desenvolver essa habilidade, sendo o termo mais buscado em comparação com outras aplicações, como o Tableau, o Qlik e o Google Data Studio.

Conheça três áreas de atuação do Power BI

Se você tem interesse em atuar com o Power BI, desenvolvendo a sua habilidade de análise de negócios e dados, pode seguir em três áreas: vendas, tecnologia da informação e alta gestão. 

Conheça as principais razões para aprender a usar a ferramenta e se destacar no mercado.

Vendas

Os profissionais da área de vendas podem se beneficiar com o uso do Power BI para análise de fluxos de vendas. Assim, é possível acompanhar a performance das vendas e os perfis de clientes que mais consomem produtos ou serviços.

Do mesmo modo, a ferramenta pode ser usada para conhecer o desempenho de cada vendedor da equipe e ainda conhecer o resultado das campanhas de marketing das empresas.

Alta gestão

O Power BI é um recurso que promove insights valiosos para os profissionais de gestão. A ferramenta permite combinar de forma variada as fontes e entregar relatórios em poucos minutos.

Como resultado, as equipes conseguem tomar decisões de maneira mais assertiva e estruturar melhor o planejamento estratégico das empresas.

Tecnologia da informação

Por fim, o Power BI é uma ferramenta útil para o setor de tecnologia da informação (TI). Os profissionais da área conseguem acompanhar o SLA dos serviços, os chamados e os incidentes.

Além do mais, quem atua com TI pode utilizar o software para demonstrar o seu valor ao cliente com maior eficiência. Assim, é possível elaborar relatórios e embasar os resultados ao apresentá-los para a clientela.

Benefícios de aprender a analisar dados corporativos com o Power BI

Entre as principais vantagens de aprender a usar o Power BI para a análise de dados, podemos listar:

  • melhor gestão dos custos para as empresas;
  • otimização de processos para necessidades específicas dos negócios;
  • criação de relatórios com maior rapidez e assertividade; 
  • conexão com base de dados, serviços de software, provedores de SaaS ou serviços de nuvem;
  • colaboração e compartilhamento de insights com outros usuários.

Qual é o melhor curso de Power BI do mercado?

O curso de Power BI do IPOG carrega a marca de uma instituição de ensino reconhecida pelos estudantes, que atua há mais de 20 anos no mercado. A formação ainda possibilita que os alunos aprendam com os melhores profissionais do mercado, a fim de obter uma visão aprofundada e sistemática do assunto.

Por que fazer um curso de curta duração?

A formação de curta duração em Power BI permite que você conquiste uma atualização rápida e, assim, ganhe um diferencial no seu currículo para atender às novas demandas das empresas.

É a solução ideal para aqueles que buscam formações rápidas a fim de buscar novas vagas, ser promovidos ou mesmo de atualizar os conhecimentos no setor.

Estude Microsoft Power BI: Análise de Dados Corporativos e Criação de Dashboards Gerenciais

O curso de curta duração em Power BI do IPOG possibilita que você aprofunde os seus conhecimentos em uma ferramenta inovadora, poderosa e de baixo custo para a análise e a apresentação de dados.

Durante o curso, são repassados conhecimentos práticos da ferramenta Microsoft Power BI, para que ela possa ser utilizada no dia a dia de suas atividades, trazendo ganho de produtividade e gerando apresentações automatizadas de alto impacto.

E o melhor: o curso parte do zero para que você aprenda tudo sobre o processo de criação de relatórios interativos no Power BI.

Conheça mais sobre o curso a seguir.

Módulos do curso

O curso com carga de 20 horas contempla os seguintes módulos:

  • Tópicos Iniciais
  • Integração e Conectividade de Dados Com Power BI
  • Medidas e Modelagem do Banco de Dados Relacional
  • Criando Temas de Apresentação e Layouts
  • Tópicos Intermediários
  • Dashboards Práticos
  • Power BI Mobile e Web
  • Atualização e Integração Automática de Dados

Já quem escolhe o curso de 32 horas conta com os conhecimentos acima e um módulo bônus:

  • Governança de Dados no Power BI

Saiba os diferenciais de ter o IPOG no seu currículo

Ao escolher um curso de pós-graduação ou de curta duração, é essencial que você saiba a qualidade da instituição que frequenta. Esse é um dos fatores decisivos para o melhor aproveitamento dos módulos e, consequentemente, para o seu sucesso profissional.

O IPOG é uma instituição reconhecida e que já formou mais de 200 mil estudantes em todo o país, com índices de satisfação comprovados.

Conheça, a seguir,o IPOG.

Metodologia inovadora

Os módulos dos cursos do IPOG são planejados com o propósito de levar ao aluno uma sólida abordagem teórica. Além de fornecer conceitos estudados que podem ser aplicados na prática, as aulas também apresentam cases de sucesso, para possibilitar ao aluno uma perspectiva abrangente e bem estruturada das teorias abordadas.

Corpo docente qualificado

Da mesma forma, o curso apresenta uma equipe de doutores, mestres e especialistas reconhecidos em suas áreas de atuação. Com isso, a troca de experiências se torna ainda mais rica e proporciona mais segurança para que o profissional trilhe um caminho de sucesso.

Aulas on-line e ao vivo

Sua formação é feita de forma remota, com aulas on-line e ao vivo. Com isso, não há necessidade de deslocamento, o que não impede que as barreiras geográficas sejam um empecilho para o aprendizado.

Além disso, a modalidade proporciona maior flexibilidade para que o profissional organize sua rotina de estudos e trabalho para obter melhores resultados na carreira.

Dê um passo a mais em sua carreira com o apoio do IPOG

Faça o curso de aperfeiçoamento em Power BI e aproveite todas as oportunidades de crescimento que a sua carreira pode proporcionar.

Visite a página do curso, preencha o formulário e fale com nossos consultores de carreira!

Gostou deste conteúdo? Leia também outros artigos em nosso blog:

Artigos relacionados

Power BI: saiba o que é e os benefícios da ferramenta para a gestão de dados O Power BI é uma ferramenta útil para diversos profissionais e empresas que buscam aproveitar o potencial da análise de dados para a tomada de decisões. Portanto, se você pretende se destacar no seu mercado de atuação, é importante entender como esse recurso ...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br