MBA em Gestão de Projetos e Processos: sua melhor escolha!
4 minutos de leitura

MBA em Gestão de Projetos e Processos: escolha uma formação sólida para concorrer às melhores vagas

Quem deseja fazer uma especialização versátil e que oferece alta possibilidade de desenvolvimento pode contar com o MBA em Gestão de Projetos e Processos. A profissão tem sido muito buscada, especialmente pelas oportunidades de atuar em grandes empresas e em setores diversos.

Contudo, com a alta procura, a tendência é que mais profissionais busquem formações extra para inserir no currículo. Nesse caso, quem opta por uma instituição de referência e com foco na prática sai na frente dos concorrentes por ter as skills mais desejadas pelas empresas.

Neste artigo, você entenderá mais a profissão do gestor de projetos e as possibilidades de atuação e salários. Ao final, apresentamos qual é o melhor MBA em Gestão de Projetos e Processos para preparar você para os desafios do mercado. Confira!

O que faz um gestor de projetos e processos?

A gestão de projetos e processos é a profissão responsável por gerir ações de desenvolvimento das empresas.

Esses projetos podem ser tanto questões pontuais, como o lançamento de um produto, quanto projetos internos e externos do cotidiano, como o gerenciamento de atividades de um setor.

Dessa forma, o profissional da área usa ferramentas, práticas e técnicas para garantir o sucesso dos projetos e processos. Com isso, as etapas serão otimizadas para execução em menor tempo e com maior aproveitamento.

Onde se aplica a Gestão de Projetos e Processos?

A Gestão de Projetos e Processos é uma área ampla e que se aplica a diversas áreas e setores. Sendo assim, ela pode ser usada em áreas empresariais, na engenharia, no marketing, no RH e no setor de produção.

Como soft skill, a gestão de projetos também é aplicável em projetos pessoais que exigem metas e planejamentos. Assim, também pode ser aplicada na área de Psicologia para guiar pacientes na melhor gestão de tempo e alcance de objetivos, por exemplo.

Onde um gestor de projetos e processos pode trabalhar?

O especialista em gestão de projetos e processos é um profissional multidisciplinar e muito versátil. Assim, ele pode trabalhar em diversos ramos, desde empresas, indústrias e setor agrícola até mesmo na educação e tecnologia da informação.

Os conhecimentos adquiridos são úteis para complementar uma graduação em qualquer área e possibilitar uma visão mais analítica de processos e projetos.

Que faculdade fazer para ser um gestor de projetos e processos?

Para ser um gestor de projetos, é preciso ter um curso de graduação completo em qualquer área. A partir daí, o profissional deve fazer um MBA em Gestão de Projetos e Processos que ofereça os conhecimentos necessários para atuar na área.

Com a pós-graduação, novos caminhos se abrem, e o especialista pode atuar com flexibilidade e versatilidade em empresas de diversos segmentos.

O que vou aprender fazendo um MBA em Gestão de Projetos e Processos?

Com um MBA na área, o profissional será capaz de gerir o desempenho de projetos e processos de negócio, conduzindo a organização para o alcance dos resultados definidos.

A formação garante o controle e o sucesso das ações e das melhorias necessárias para a execução e desdobramento das estratégias. Ou seja, ajuda no crescimento e na perpetuação do negócio.

Qual é a média salarial para quem atua como gestor de projetos e processos?

De acordo com levantamento feito pelo site Vagas.com, a média salarial para Gestão de Projetos no Brasil é de R$ 4.742.

Contudo, é preciso considerar tanto o setor de atuação quanto o nível de senioridade e a localidade da empresa. Assim, os valores tendem a ser ainda maiores quando consideramos capitais, tempo de experiência e atuação em organizações maiores.

Qual é a importância da pós-graduação em Gestão de Projetos e Processos?

Visto que a gestão de projetos é uma área necessária em empresas de todas as áreas e portes, há uma busca crescente por profissionais qualificados. Sendo assim, a pós-graduação é essencial, pois oferece todos os conhecimentos específicos e essenciais para a execução das tarefas diárias.

A pós-graduação em Gestão de Projetos oferece ao profissional uma visão estratégica de negócio, além da organização necessária para que todas as ações sejam bem-sucedidas.

Ou seja, quem faz um MBA na área tende a oferecer mais vantagens na atuação dentro das empresas e ser mais competitivo no mercado.

Conheça o MBA em Gestão de Projetos e Processos do IPOG

O MBA em Gestão de Projetos e Processo do IPOG tem foco em estratégias e gerir riscos. Dessa forma, você será capaz de:

  • compreender a estratégia do negócio;
  • melhorar e controlar os processos organizacionais;
  • gerir os projetos e as iniciativas com foco no resultado, de uma forma integrada e orientada a mitigar riscos.

Assim, ao longo do curso, você terá conhecimento de métodos e disciplinas, como: BPM, BSC, Gestão Tradicional de Projetos pelo PMI, Metodologias Ágeis de Gestão, Gestão de Risco e Compliance e outros.

Módulos do curso

  • Fundamentos de BPM e Gestão da Mudança (Transformação)
  • Modelagem de Processos Prática
  • Análise de Processos e Redesenho
  • Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
  • Gestão de Escopo e Cronograma
  • Gestão com Pessoas, Comunicação e Motivação de Equipes em Projetos e Processos
  • Scrum e outras Metodologias Ágeis
  • Gestão de Riscos em Projetos e Processos
  • Gestão de Desempenho
  • Planejamento e Gestão Estratégica com BSC
  • Design Thinking
  • Tendências, Inovação e Criatividade em Projetos e Processos

Invista em uma qualificação sólida para se desenvolver na profissão

O MBA em Gestão de Projetos e Processos do IPOG é a melhor opção para quem deseja aprender as novas tendências do mercado e se tornar apto a gerir estratégicas inovadoras.

O curso tem aulas on-line e ao vivo, permitindo maior flexibilidade para estudar. Contudo, os debates em tempo real ajudam a discutir temas importantes com colegas de profissão e com professores, que se destacam pelo sucesso nos empreendimentos na área.

Ponha seus planos de sucesso profissional em prática, conseguindo uma formação de alta procura no mercado!

Acesse a página do curso, preencha o formulário e fale com nossos consultores de carreira.

Gostou deste conteúdo? Leia também outros artigos em nosso blog:

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br