Analista Financeiro Empresarial: vantagens do curso do IPOG
5 minutos de leitura

Formação rápida e completa: curso de Analista Financeiro Empresarial para se destacar na profissão

Se você atua na área financeira e administrativa, deve se manter atualizado com as melhores informações sobre o setor. Isso porque a competitividade é grande e só os melhores profissionais conseguem se destacar.

Para ajudar a encontrar um caminho de sucesso profissional, o IPOG tem o curso de Analista Financeiro Empresarial. É uma formação completa e de curta duração para se preparar para os desafios e as novas tendências do mercado de trabalho.

Neste artigo, você vai entender quais são os fundamentos que serão estudados nessa formação, as vantagens de realizar um curso de curta duração e os diferenciais de quem tem o IPOG no currículo. Confira!

Os quatro pilares do curso de Analista Financeiro Empresarial do IPOG

O curso de Analista Financeiro Empresarial do IPOG conta com quatro módulos, que juntos oferecem uma formação diferenciada para o mercado. A partir deles, o profissional consegue ter uma visão detalhada das tendências e perspectivas do setor, contando com informações essenciais sobre questões financeiras e administrativas.

Conheça cada um dos tópicos abordados.

Contabilidade financeira e gerencial

A contabilidade financeira está relacionada com dados históricos, portanto apresenta as informações por meio de relatórios. Ela é direcionada a agentes externos (como investidores e stakeholders) e cumpre requisitos legais.

Já a contabilidade gerencial trabalha com as projeções de um orçamento futuro. Ela é direcionada a agentes internos e cumpre requisitos facultativos, conforme a preferência de gestores.

O IPOG cobre as duas áreas, com um módulo completo e desenvolvimento por professores com histórico profissional na área.

Gestão de caixa e capital de giro

O capital de giro corresponde ao segundo pilar da formação de analista financeiro e empresarial.

Esse conhecimento leva em conta o valor que faz com que uma empresa siga funcionando, baseado em recursos que garantem a manutenção essencial e possibilitam vendas a prazo, por exemplo.

O módulo conta também com conhecimento sobre a gestão de caixa. O tema, por sua vez, diz respeito ao planejamento financeiro que permite identificar os lucros, as estratégias para redução de gastos e o aumento da rentabilidade do negócio.

Matemática financeira e captação de recursos

A matemática financeira mostra como se comporta o valor do dinheiro ao longo do tempo, envolvendo operações como empréstimos, aplicações financeiras e renegociação de dívidas.

De outro modo, a captação de recursos consiste em estabelecer meios de levantar recursos a fim de atingir objetivos de uma organização. Portanto, é importante para as empresas que buscam investimento em novos projetos e formação de capital de giro.

Juntos, os dois temas oferecem ao profissional um complemento para garantir estratégia financeira e comercial na atuação nas empresas.

Planejamento e controle orçamentário

Ao final, o curso conta com um módulo essencial e que garante previsibilidade ao negócio.

O planejamento e controle orçamentário é um plano robusto, que pretende organizar os gastos de um negócio, a fim de obter informações sobre as finanças futuras.

Dessa forma, as empresas que realizam esse tipo de planejamento otimizam os seus recursos, podem se manter no saldo positivo e apresentam maior planejamento do Retorno sobre Investimento (ROI).

Assim, o profissional com esse conhecimento tem grande valorização e tende a ocupar cargos estratégicos nas organizações.

Benefícios de fazer um curso de curta duração

  • Atualização rápida do currículo;
  • Formação técnica para aplicar no dia a dia profissional;
  • Possibilidade de garantir novas oportunidades em sua carreira;
  • Ampliação da sua rede de contatos, conhecendo professores e colegas;
  • Atendimento às demandas do mercado.

Quem pode fazer o curso de Analista Financeiro Empresarial?

O curso de Analista Financeiro Empresarial é destinado a profissionais que buscam aprimorar os seus conhecimentos na área, além de empresários que pretendem fazer a gestão financeira do próprio negócio.

Além disso, a formação pode ser concluída por profissionais que buscam uma mudança de carreira e almejam atuar no setor financeiro e empresarial.

Essa é uma atualização essencial no currículo de quem trabalha com administração e finanças. A busca por profissionais qualificados é intensa, e quem acompanha as últimas tendências do mercado tende a conseguir maior destaque tanto onde já atua quanto ao pleitear outros cargos.

Mantenha-se competitivo com o curso remoto de Analista Financeiro Empresarial

O curso remoto de curta duração de Analista Financeiro Empresarial é ideal para aprender a utilizar ferramentas que contribuem com a tomada de decisões financeiras mais assertivas.

A formação possibilita o desenvolvimento de habilidades fundamentais para uma gestão financeira moderna e otimizada em organizações de qualquer segmento. Dessa forma, com o conhecimento técnico do curso, os profissionais podem usar indicadores extraídos de demonstrativos.

Além do mais, o cálculo e o estudo dos índices financeiros permitem o acesso a dados, para que o gestor faça a análise financeira empresarial a qualquer momento, resultando em decisões mais precisas.

Por que ter o IPOG no currículo faz diferença?

O IPOG é uma instituição reconhecida por sua seriedade e seu compromisso com a formação sólida, seja nos cursos de graduação e pós-graduação, seja nos de curta duração.

Entre as vantagens de contar com o IPOG em seu currículo, estão a formação que é voltada para a prática, além do contato com professores que são referência nessa área de atuação.

Saiba mais sobre esses e outros diferenciais da instituição.

Formação voltada para a prática

A formação do IPOG conta com módulos planejados a partir da responsabilidade de levar ao aluno uma sólida abordagem teórica na contabilidade e administração, além de fornecer conceitos estudados que podem ser aplicados na prática.

Além disso, durante as aulas, são apresentados cases que contribuem para uma visão mais aprofundada e sistêmica das teorias ensinadas. A união entre teoria e prática, especialmente nessa área do conhecimento, faz toda a diferença no aspecto analítico.

Contato com professores que são referência na área

O corpo docente da formação de analista financeiro empresarial é composto por profissionais com ampla experiência acadêmica. São professores bem-sucedidos no mercado e reconhecidos por executarem projetos pessoais e empresariais de destaque.

Dessa forma, os docentes são exemplos conhecidos e respeitados em suas áreas de atuação pela expressividade de seus projetos, moldando uma formação voltada para o que o mercado de trabalho realmente quer.

Curso remoto com aulas on-line e ao vivo

Com módulos remotos, o estudante pode assistir às aulas de onde estiver, sem barreiras geográficas. Esse é um grande diferencial de quem não mora nos grandes centros urbanos, mas quer estudar em uma instituição de referência com professores de renome.

Além disso, as aulas acontecem on-line e ao vivo, sendo possível participar em tempo real dos debates e assistir novamente aos conteúdos para consolidar o aprendizado.

Módulos que acompanham as tendências do mercado

Os cursos do IPOG são revistos periodicamente para garantir que estão formando profissionais com conhecimentos requeridos pelo mercado.

Assim, os módulos do curso seguem as tendências da área, mantêm-se atualizados e preparam os profissionais para enfrentar os desafios da profissão, apresentando as habilidades necessárias para a função.

Alta competitividade para o mercado de trabalho

Desse modo, ao concluir o curso de analista financeiro empresarial do IPOG, o aluno conta com uma formação que faz diferença no currículo.

Com o apoio de uma equipe técnica na docência, o estudante desenvolve competências gerenciais, o que o torna mais valorizado e disputado no mercado de trabalho.

Atualize-se e esteja entre os melhores profissionais do mercado

Invista em uma formação rápida e que o torne apto para os verdadeiros desafios da sua profissão.

Acesse a página do curso, preencha o formulário de contato e fale com nossos consultores de carreira sobre essa oportunidade que pode alavancar a sua carreira.

Gostou de saber mais sobre o curso de Analista Financeiro Empresarial? Leia outros conteúdos em nosso blog:

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br