Tire todas as suas dúvidas sobre pós-graduação para RH
8 minutos de leitura
26 de novembro de 2018

Tire todas as suas dúvidas sobre pós-graduação para RH

Pós-graduação para RH: tire todas as suas dúvidas

Anda pensando em fazer uma pós-graduação para RH? Saiba que o mercado de trabalho tem procurado cada vez mais profissionais com expertise no que diz respeito à gestão de pessoas.

Hoje, a área de Recursos Humanos abriga muito mais funções do que antes. O profissional que ocupa algum cargo no setor, não é mais responsável apenas pelos processos de recrutamento e desligamento de funcionários.

Além dessas funções, esses profissionais também passaram a atuar nas seguintes atividades:

  • Desenvolvimento de pessoas;
  • Estratégias de recompensas;
  • Avaliação de performance;
  • Diagnósticos de valores;
  • Cultura e clima;
  • Identificação de características de personalidade;
  • Traçar perfis adequados para cada cargo;
  • Gerenciar mudança organizacional;
  • Administrar conflitos;
  • Apoiar a gestão da empresa.
  • E muito mais.

Por esse motivo, uma pós-graduação para RH tem sido muito procurada por recém-formados e pessoas que querem aprimorar seus conhecimentos na área.

Como já sabido, cursos de pós-graduação em uma boa instituição de ensino podem ser o diferencial necessário para conseguir aquele cargo na empresa dos sonhos!

Além, é claro, de qualificar mais o seu currículo, aumentar o seu valor no mercado e realização profissional.

Se você está pensando em fazer uma pós-graduação para Recursos Humanos, vamos tirar todas as suas dúvidas!

Neste artigo, falaremos sobre as opções de especialização dentro da área, quais aspectos você vai desenvolver durante a pós e os benefícios que serão adquiridos.

Separe 5 minutos do seu dia e boa leitura!

Qual o melhor curso de pós-graduação para RH?

A área de Recursos Humanos é bastante vasta. Existem diversos cursos de pós-graduação para quem tem formação em Psicologia, Gestão de RH e, também, para quem vem de outras graduações.

Para saber qual curso na área de RH mais combina com você, avalie seu perfil, quais são seus interesses e em qual área do mercado deseja atuar.

Se, ainda assim, mais dúvidas surgirem, pense em um cargo específico em alguma empresa. Então, a partir disso, comece a perceber em qual curso você vai se encaixar melhor.

Veja algumas possibilidades que você pode seguir.

Treinamento e Desenvolvimento

Se você se interessa por educação, essa área pode ser a sua melhor escolha.

Em uma pós-graduação de RH em Treinamento e Desenvolvimento, o profissional de RH vai atuar com educação e desenvolvimento de pessoas. Além de capacitar os colaboradores de uma empresa com cursos e treinamentos.

Nesta pós-graduação para RH, você irá aprender a analisar perfis, mapear necessidades que as empresas precisam para melhorar a entrega de resultados, pensar e colocar em prática a cultura organizacional da empresa.

O gestor em RH também vai pensar em palestras, cursos e eventos que podem incrementar o profissional.

Recrutamento e Seleção

Quando pensamos em Recursos Humanos, logo lembramos de recrutamento e seleção de pessoas, não é mesmo?

Normalmente, nas grandes e médias empresas, existe uma equipe dedicada apenas para a seleção de novos perfis profissionais. Aquele que entende dessa área é bastante valorizado pelas empresas, já que ele tem o poder de escolher as pessoas certas para cada função.

Já imaginou o prejuízo de treinar uma pessoa e depois de alguns meses ter que fazer um novo processo seletivo porque ela não se adequou à vaga?

Nesta especialização, você vai desenvolver, principalmente, habilidades estratégicas e de observação.

Gestão de pessoas

Uma especialização em gestão de pessoas vai fazer com que você se aprofunde em detalhes do comportamento humano e psicologia organizacional dentro do ambiente corporativo.

Sendo assim, você vai aprender sobre aspectos de liderança, motivação, grupos e equipes, administração de conflitos e outras variáveis do comportamento das pessoas no trabalho.

É uma oportunidade de desenvolver habilidades para despertar o melhor no outro.

Em equipes, por exemplo, o indivíduo que entende de gestão de pessoas irá identificar as forças, necessidades de desenvolvimento de um colaborador e quais competências combinam perfeitamente com cada atividade.

Portanto, ao trabalhar as potencialidades individuais de um membro da equipe, consequentemente, irá melhorar todo o grupo.

Coaching

O curso de Coaching tem estado em bastante evidência nos últimos anos. Cada vez mais o número de profissionais aumenta e a demanda também. É uma das pós-graduações para RH mais requisitadas!

A pessoa que escolhe realizar uma pós em Coaching não precisa ter feito uma graduação em Psicologia. Porque essa é uma área bastante democrática. É comum encontrar profissionais formados em Administração, Direito, Arquitetura… enfim, nos mais variados cursos!

O coaching pode atuar tanto com consultorias para grandes empresas como trabalhar com clientes individuais.

Outra possibilidade para quem escolhe a pós-graduação em RH pode ser investir em enriquecimento pessoal, simplesmente, já que esse indivíduo verá muito sobre liderança estratégica, perfil e análises de competência e gestão de equipes.

A missão do profissional de coaching é, como o nome já diz, ser um treinador de outros profissionais.

Entender as suas necessidades, seus medos, quais objetivos quer atingir, qual cargo combina mais com o cliente. A partir disso, fazer com que ele consiga alcançar seus sonhos.

Direito e Processo do Trabalho

Direito do Trabalho não está restrito apenas para quem fez uma graduação em Direito. Para quem lida com Gestão de RH, entender de leis trabalhistas é muito útil.

Como mencionado, o papel de um profissional de Recursos Humanos em uma empresa não está condicionado apenas ao recrutamento de pessoas. É ele também quem vai cuidar para que a experiência do colaborador em uma empresa seja a melhor possível.

Para que não haja divergências entre as expectativas do profissional e a empresa, o profissional de RH especializado em Direito do Trabalho poderá indicar para a empresa quais os melhores termos, como agir sem infringir as leis e avaliar os riscos trabalhistas.

Essas são apenas algumas das possibilidades para quem está pensando em realizar uma pós-graduação para RH, existem ainda várias outras opções.

O que vou aprender com uma pós-graduação em RH?

Existem  diversos tipos de pós-graduação para RH, portanto, a depender de qual curso você escolha, algumas habilidades serão mais desenvolvidas do que outras.

Porém, algumas aptidões são desenvolvidas independentemente do curso. Uma delas é melhorar a comunicação. Você já deve saber que quem trabalha com gestão de recursos humanos tem que desenvolver a capacidade de se comunicar bem, certo?

As disciplinas nos cursos de pós-graduação em RH podem mudar de acordo com a instituição escolhida, mas, em geral, é comum aprender sobre Comunicação e Marketing Interno e Gerenciamento de Conflitos.

Além disso, você também vai desenvolver a sua capacidade analítica e compreender melhor as potencialidades de cada profissional, já que cada pessoa possui características únicas e diferentes a serem aprimoradas.

Outra característica que acaba sendo bastante desenvolvida na pós-graduação em RH é a capacidade de percepção. Por ser um curso com uma base que consiste na análise, muitas matérias são focadas na observação e entendimento do comportamento humano.

Hoje, os empresários estão priorizando gestores que, além dos aprendizados técnicos, também entendam de estratégia e gestão comercial.

É um diferencial entender não só de aspectos humanos, mas também empresariais.

Na pós-graduação para RH, a maioria das instituições costuma dar foco para matérias voltadas para o empreendedorismo, visão de negócios e mundo corporativo. Assim, o profissional que vai trabalhar nesse ambiente tem uma visão mais completa.

Quais os benefícios de fazer uma pós-graduação para RH?

Se destacar no mercado de trabalho

Como você já deve saber, ter uma pós-graduação para RH ainda é um grande destaque em relação aos seus concorrentes.

Ir em busca de uma pós-graduação para RH não apenas te destaca dos demais candidatos, mas mostra também proatividade e vontade de agregar novas habilidades e competências a sua rotina de trabalho.

Se você fosse o dono de uma empresa, gostaria de contratar alguém que se contenta apenas com o básico? Pense nisso!

Outro ponto a se pensar: sabe aquele aumento salarial que você está precisando para conseguir comprar um apartamento ou um carro? Com esse título, é possível negociar salários maiores do que a média geral dentro da área de RH.

Segundo uma pesquisa conduzida pela Catho Educação, realizada com mais de 2 milhões de profissionais e mais de 25 mil empresas, os profissionais em cargo de coordenação que possuem uma especialização podem aumentar o salário em até 53,7%.

Se for um cargo de analista, esse aumento pode chegar até 118%! É uma grande diferença, não é?

Novas visões de mundo

Mesmo que você não tenha cursado alguma graduação correlacionada, como Administração ou Psicologia, gestão de pessoas é fundamental em qualquer área.

Até mesmo se você não quiser trabalhar no setor de Recursos Humanos de uma empresa, aprender competências sobre gerir pessoas pode ser um ganho para outros cargos, como os de liderança.

Por exemplo, para ser um bom líder é interessante que a pessoa tenha algumas competências: gestão de conflitos, saber comunicar o que pensa de forma clara e assertiva, além de conseguir manter uma equipe bem integrada.

Se você já é da área, não pense que esse quesito não serve para você. Estar em contato com pessoas diferentes sempre será uma boa oportunidade de ser apresentado à novas visões de mundo.

Ampliar sua rede de networking

E, por último, uma pós-graduação em Recursos Humanos vai fazer com que você aumente consideravelmente a sua rede de networking.

Se você já trabalha na área de RH, sabe que ser indicado por alguém de confiança para um cargo te coloca muitos pontos à frente, certo?

Estar em contato por cerca de dois anos com outras pessoas da área vai fazer com que você saia do seu círculo de conhecidos e tenha contato com novas pessoas, tendo acessando novas oportunidades.

Saiba mais sobre os curso do IPOG para RH

Você já sabe o que uma pós-graduação para RH pode fazer pelo seu futuro profissional, o que vai aprender durante o curso de especialização e quais áreas é possível seguir.

Agora que já decidiu 90% do seu futuro, resta você escolher exatamente o curso de pós que vai realizar nos próximos meses, não é mesmo?

O IPOG, oferece os seguintes cursos focados na carreira do profissional de RH, confira!

  • O MBA em Gestão de Pessoas por Competências, Indicadores e Coaching é focado no desenvolvimento de habilidades e características de profissionais, esse curso é pensado para gestores de equipes, profissionais de RH, psicólogos, engenheiros, administradores, profissionais da área de saúde e qualquer outra formação.
  • O MBA Executivo em Desenvolvimento Humano & Psicologia Positiva é uma vantagem competitiva para Líderes e Gestores, além de ser indicado para profissionais de todas as áreas que percebem a necessidade de conhecer e aprofundar ainda mais seus estudos sobre o desenvolvimento humano.
  • O curso de pós-graduação em Ciências e Legislação do Trabalho foi criado e desenvolvido com o intuito de promover um estudo interdisciplinar de todas as matérias referentes ao cotidiano trabalhista e foi pensado para profissionais de diversas áreas:  Advogados, Contadores, Administradores, Gestores de Recursos, dentre outros.
  • O MBA Graduação Coaching Essencial Aplicado é um curso da modalidade Blended Learning e  foi concebido a partir das constatações da efetividade do processo de Coaching nas organizações. Neste curso as disciplinas contemplam o escopo teórico das bases do Coaching, entre outros temas que permitem a aplicação prática do conteúdo teórico, visando a experimentação, avaliação e aplicabilidade no contexto profissional e pessoal do aluno.

Se interessou? Então entre em contato com a gente e agende sua matrícula!

E, uma última dica: não deixe de conferir o nosso webinar gratuito “A jornada para o desenvolvimento integral do potencial humano”!

Conheça o IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação

O IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação realiza diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes professores de excelência e grande renome no mercado.

A proposta é um ensino humanizado, que estimula o desenvolvimento de potencialidades de cada aluno.  

Presente em todos os estados do país e no Distrito Federal, o IPOG já conta com quase 20 anos de experiência em formar grandes profissionais.

A satisfação do aluno já se tornou a sua marca registrada e a prova disso é o índice de satisfação dos alunos que chega a 97,1%, em todo o país.

Os projetos pedagógicos que são realizados na instituição são diferentes dos que já existem no mercado e isso fez a instituição alcançar o status que tem hoje.

Não deixe de investir no seu futuro e se tornar aquele profissional que sempre sonhou.

Entre em contato conosco para mais informações!

Dê o próximo passo na sua carreira agora mesmo!


Artigos relacionados

Equipes de alta performance: conheça as estratégias de Dirk Zobiak aplicadas nas redes de hotéis De descendência alemã e legitimamente brasileira, o administrador de empresas, Dirk Jurgen Santos Zobiak ocupa a gerência geral de um dos principais hotéis da capital do Piauí, em Teresina. Contando mais de 13 anos de experiência no setor hoteleiro, Dirk condu...
A evolução do Ecommerce no Brasil O ano de 2018 promete avanços para o setor, principalmente para aqueles que se diferenciarem neste acirrado ambiente virtual. Entretanto, antes de falarmos sobre as aspirações para o ano que vem,  vamos falar sobre a evolução do Ecommerce no Brasil. Segmentos ...
O segredo dos Hiperprodutivos O mercado de trabalho atual exige cada vez mais profissionais dedicados, proativos e produtivos. Mas, ainda assim, há pessoas que conseguem fazer o dobro ou até mesmo o triplo de atividades que seus colegas de trabalho. Embora o dia tenha 24 horas para todo m...

Sobre Cyndia Bressan

Mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de Brasília/UnB. Possui graduação e licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará/UFC. Atualmente é docente, coordenadora dos cursos: MBA Gestão de Pessoas por Competências e Coaching; MBA Gestão de Pessoas por Competências, Indicadores e Resultados do IPOG

Comentários