O que Coaching e Psicologia Positiva têm a ver com Gestão de Pessoas?
4 minutos de leitura

O que Coaching e Psicologia Positiva têm a ver com Gestão de Pessoas?

A maneira como as empresas enxergam seus colaboradores está mudando. Antigamente, não se falava em Gestão de Pessoas. Havia apenas o “RH” ou o antigo “DP” (Departamento Pessoal). Mas hoje, o ser humano já é compreendido como peça-chave para que as organizações alcancem os resultados que tanto buscam, influenciando diretamente na visão contemporânea da profissão e nas perspectivas para o futuro. E unir o Coaching e a Psicologia Positiva podem ser importantes ferramentas nesse processo, principalmente para fortalecer a liderança estratégica.

Gestão de Pessoas: como era antes?

Quem atuava no Departamento Pessoal cuidava apenas da parte burocrática (documentos, etc.). As pessoas eram vistas apenas como números e era preciso controlá-los até mesmo para fazer pagamentos, registros legais, entre outras demandas.

Segundo a professora do IPOG e coordenadora do MBA Gestão de Pessoas por Competências, Indicadores e Coaching, Cyndia Bressan, foi entre as décadas de 70 e 80 que começou a disseminar a conceito de Recursos Humanos. A ideia era que essa área não cuidasse apenas da parte documental, burocrática, mas também da parte de treinamentos, recrutamento e seleção.

No entanto, esses treinamentos ainda eram muito voltados para questões relacionadas à normas de qualidade e fabricação. Ainda não havia um foco no desenvolvimento humano.

Ela explica que foi a partir da década de 90 que houve um crescimento exponencial da área de Gestão de Pessoas, ou seja, esse antigo RH se transforma em uma área que envolve: talentos humanos, capital humano, inclusive a nomenclatura do departamento para a ser GP ( Gestão de Pessoas). Até porque, com pessoas  mais críticas e mais conscientes, as empresas precisam formar e desenvolver os colaboradores dentro do contexto organizacional, mostrando que estão preocupadas com o bem-estar delas, com seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Por que esse novo olhar sobre a Gestão de Pessoas é tão importante?

Segundo Cyndia Bressan, antes de entrar neste assunto é preciso esclarecer 2 conceitos: Gestão de Pessoas e Gestão das Pessoas.

Gestão de Pessoas

Trabalho desenvolvido por profissional de GP. Atualmente, tem o desafio de ser uma área que dê suporte e funcione como uma consultoria interna para as demais áreas da empresa e, principalmente, para os gestores da empresa. Precisa fornecer ferramentas para que o líder faça a gestão.

Gestão das Pessoas

É justamente esse trabalho que todo líder precisa fazer. Tanto que, segundo a coordenadora do MBA no IPOG, o foco deste curso, por exemplo, não é capacitar  os profissionais de RH ou GP, e também os líderes de todas as áreas das  organizações. Pois possibilita  as pessoas a serem líderes melhores e, também,  conhecerem  as ferramentas que o RH/GP da empresa onde atua pode oferecer para que seja feita uma melhor gestão das pessoas e equipes.

Esclarecendo esses dois conceitos compreende-se que o foco hoje está no desenvolvimento das pessoas que atuam nas organizações para alinhar as expectativas de resultados pessoais e organizacionais. Por isso essa nova forma de olhar é tão importante. É preciso ir além da parte burocrática e fazer da empresa um espaço para o desenvolvimento daqueles que ali trabalham.

Como Coaching e Psicologia Positiva podem ajudar?

Cyndia Bressan ainda destaca que à medida que essas mudanças foram ocorrendo, também foram surgindo desafios.

Essa nova fase, por exemplo, desafia líderes. Passa a existir um maior investimento em Gestão praticada por Líderes, para que eles possam desenvolver essas pessoas e para que as empresas fiquem cada vez mais competitivas. Em contrapartida, passa a haver uma maior cobrança para que eles saibam como liderar de forma eficaz.

“Pois é o líder que faz essa ponte entre as pessoas e a produtividade que a empresa precisa”.

Para apoiar essa Nova Gestão das Pessoas o Coaching e a Psicologia Positiva contribuem com importantes ferramentas.

– Coaching

Propicia ao indivíduo o autoconhecimento ( e de suas competências/potencialidades) para que ele possa assumir a autoria da sua vida e da sua carreira no que desejar.

– Psicologia Positiva

A Psicologia Positiva trazer vários benefícios para a vida pessoal e profissional de um indivíduo. Ela aborda a importância de enxergar o ser humano em todas as suas dimensões e promover a ele em bem-estar. Mostrar para o indivíduo a importância dele ter um significado de vida/propósito, de trabalho. Com isso, ele será capaz, por exemplo, de procurar um trabalho que lhe proporcione isso e onde ele busque também o bem-estar geral.

“Em poucas palavras. a Psicologia Positiva está relacionada a achar o seu propósito de vida e irradiá-lo na sua vida e de outras pessoas”.

Portanto, Coaching e Psicologia Positiva se complementam, pois ambos trabalham a questão do propósito.

5 Vantagens de aplicar Coaching e Psicologia Positiva na Gestão de Pessoas

1) Autoconhecimento

As ferramentas de Coaching proporcionam acesso ao autoconhecimento. Isso implica em clareza para saber quem sou, onde estou, para onde quero ir e o que preciso fazer de diferente, que não estou fazendo agora, para conseguir chegar aonde quero.

2) Identificação de Propósito

É importante para direcionar as suas ações profissionais e pessoais.

3) Conhecer melhor o outro

Conhecer melhor a si também traz um melhor conhecimento do outro. Porque ao se conhecer, você melhora o seu relacionamento com as pessoas. Seja na vida pessoal ou na trabalho.

4) Trabalhe com propósito

“O trabalho feito com significado certamente vai te trazer resultados melhores”, destaca Cyndia Bressan, professora IPOG. Resultados de satisfação e, também, resultados financeiros e de reconhecimento. “Porque fazer aquilo que gosta e que tem a ver com seus pontos fortes faz com que você faça melhor e seja reconhecido por isso”, complementa.

5) Pensamento Holístico/Sistêmico

Você a passar a pensar no todo, no reflexo maior de suas ações. Por exemplo, as pessoas que trabalham com bem-estar, que direcionam sua carreira e sabem porque estão fazendo o que fazem, passam a compreender melhor a necessidade de pagar o preço por algumas coisas por saberem que estão contribuindo para sei e para um mundo melhor, para uma causa muito maior.

Assim, passam a contribuir mais em suas equipes, sendo pessoas mais positivas. Como líderes, desenvolvem melhor as pessoas que estão sob seu comando. Segundo a professora do IPOG, dessa maneira, cria-se uma onda positiva.

Coaching e Psicologia Positiva juntos: consequências positivas na Gestão de Pessoas

Cyndia Bressan destaca que a maior  consequência ao aplicar Coaching e Psicologia Positiva na Gestão de Pessoas, é que essa pessoa, enquanto colaborador em uma empresa, vai gerar mais resultados porque estará trabalhando com o que gosta, com o que lhe dá prazer.

E com isso, vai aliar safistação e resultados pessoais, profissionais. Tudo vai estar alinhado.

“Isso, com certeza, vai trazer maior bem-estar para o indivíduo, para que ele alcance o que a gente chama de Florescimento dentro do Plenitude ( projeto macro dos MBAs IPOG), por exemplo”.

E tudo baseado em um propósito, mas que também parte do autoconhecimento, o qual é necessário para compreender “o que eu posso fazer para me trazer o que eu preciso”, explica Cyndia Bressan. Por isso todos ganham ao  aplicar Coaching e Psicologia Positiva nas organizações.

BÔNUS

Agora que você já sabe como o Coaching e a Psicologia Positiva podem ser fundamentais para que o seu negócio traga mais resultados, é hora de ficar atento aos cinco desafios que toda empresa enfrenta no processo de Gestão de Pessoas.

Artigos relacionados

Como a Psicologia Positiva pode impactar a sua vida pessoal e profissional?     Antes de entendermos sobre a importância da psicologia positiva é primordial lembrarmos que vivemos em uma sociedade que está cada vez mais em busca do sucesso profissional e temos que conviver com males que espreitam o nosso dia a dia, como o stress...
RH: É possível ser estratégico sem perder o aspecto humano da gestão? Para muitos profissionais de Recursos Humanos (RH), um dos maiores desafios ainda é conquistar espaço dentro das organizações provando a força estratégica que essa área possui. Por lidar com pessoas, sempre existe um dilema entre atingir os resultados que a em...
Psicologia positiva no desenvolvimento humano: 5 passos para viver melhor Você já imaginou vivenciar plenamente momentos de alegria, serenidade, amor, motivação, entusiasmo e inspiração?  E sabia que é possível conquistar tudo isso através de uma ciência? Isso mesmo! Por meio da Psicologia Positiva, que em termos mais simples...

Sobre Curadoria - Cyndia Bressan

Mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de Brasília/UnB. Possui graduação e licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará/UFC. Atualmente é docente, coordenadora dos cursos: MBA Gestão de Pessoas por Competências e Coaching; MBA Gestão de Pessoas por Competências, Indicadores e Resultados do IPOG