Conheça o Handbook do Biscoiteiro: um livro sobre os processos técnicos de um segmento que muito cresce no Brasil
2 minutos de leitura

Conheça o Handbook do Biscoiteiro: um livro sobre os processos técnicos de um segmento que muito cresce no Brasil

Ciência e Tecnologia para a Fabricação de Biscoitos – Handbook do Biscoiteiro – é o nome que intitula o mais novo livro do professor Marco Túlio Bertolino. Escrito em parceria com o Alexandre Braga, a obra foi lançada em setembro deste ano e traz à tona um assunto carente em literatura técnica. Para saber mais sobre a produção do livro, conversamos com o professor Marco que explicou direitinho a importância da obra.

Ao dividir o livro em seis capítulos, o professor buscou aprofundar tópicos importantes como os ingredientes em geral, a principal matéria-prima: farinha de trigo, os processos de fabricação e os tipos de biscoitos, embalagens, entre outros. Disponível pela livraria Varela, reconhecida por disponibilizar livros técnicos para o mercado alimentício, o livro pode ser adquirido neste link.

Como o próprio nome sugere, a obra é direcionada principalmente aos profissionais que atuam no segmento de alimentos, seja na fabricação de biscoitos, moagem de cereais e panificação. Além disso, pessoas que atuam nos mais diversos processos unitários utilizados pela indústria de alimentos e estudantes de cursos técnicos, graduações ou pós-graduações são público alvo da publicação.

O que o público pode aprender com o livro?

Marco Túlio explica que muitos conceitos podem ser absorvidos com a leitura, isso porque o profissional biscoiteiro deve utilizar conhecimentos da engenharia, da química e da física na fabricação de biscoitos, que exige muita tecnologia, mas também know how aprendido em processos quase artesanais. Nesse sentindo, para alcançar o “estado da arte”, é necessário aplicar o conhecimento do dia-a-dia sobre o comportamento das massas ao longo do processo, que vai muito além da teoria.

Portanto, o leitor ou leitora terá acesso a um conteúdo muito abrangente e objetivo, que projeta uma produção de qualidade, com redução de custos que derivam de perdas, reprocesso e erros operacionais.

Parceria

Ao comentar sobre o trabalho em conjunto com Alexandre Braga, Marco Túlio faz questão de elogiar o profissionalismo do colega. “Diria que sem o Alexandre não seria possível um livro tão prático para ser usado no dia-a-dia por profissionais que buscam conhecimento aplicado aos processos”, afirmou. Parceiro confiável, Alexandre é atuante profissional do segmento de biscoitos, alguém que, para Marco, possui um perfil extremamente técnico e uma formação sólida.

Por que um livro sobre a fabricação de biscoitos?

Durante a sua carreira profissional, Marco atuou neste ramo alimentício por alguns anos. É a partir desta experiência que surge, por própria necessidade profissional, a ideia de produzir um livro sobre o tema “para fugir do empirismo e para aplicar efetivamente conceitos da engenharia de produção neste tipo de processo que muitas vezes ocorre ainda de forma muito empírica”, explicou.

Além disso, o professor verificou que as literaturas técnicas nacionais sobre tecnologia de fabricação de biscoitos são ainda muito poucas, o que levou Marco Túlio e Alexandre Braga a idealizarem e produzirem o Handbook do Biscoiteiro.

O Brasil é o 2º maior produtor de biscoitos do mundo, com mais de 1.200 mil toneladas fabricadas por ano! Esse total representa um faturamento em torno de R$ 7 bilhões, o que coloca o pais atrás apenas dos Estados Unidos. A importância de produzir uma obra como esta, explica Marco, está em trazer o tema produção de biscoitos para a realidade brasileira.

O professor acredita que o livro terá um papel muito importante a desempenhar na colaboração com profissionais e estudantes que trabalham para o crescimento e fortalecimento do segmento de biscoitos no Brasil.

Artigos relacionados

Motivos para começar a empreender Todo empreendimento, independente do seu tamanho, nasce do sonho de alguém que ousou dar vida às suas ideias. A junção do sonho e do desejo de promover seu próprio crescimento são os alicerces na hora de empreender. A história do meio empresarial é permeada po...
Mulheres empreendedoras: conheça a história de uma parceria de sucesso A educação formal e profissionalizante tem o poder de libertar as pessoas para darem vazão às suas aspirações e estruturar seus próprios negócios. Por meio da capacitação profissional as pessoas têm conseguido assumir o protagonismo de suas próprias carreiras ...
#MulheresNoComando: as arquitetas que encontraram no empreendedorismo uma forma de emocionar as pess... Em 2015, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), divulgou um estudo o qual constatava a presença de 7,3 milhões de mulheres empreendedoras no Brasil. Isto representa uma crescente autonomia da mulher brasileira, a qual tem conquist...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br