Confira 6 conceitos essenciais da investigação forense digital
2 minutos de leitura

Confira 6 conceitos essenciais da investigação forense digital

IPOG, Investigação Forense Digital, Direito

Nossas relações e atividades diárias estão cada vez mais informatizadas. Todos os dias recebemos uma quantidade imensa de informações, e-mails e dados que circulam no mundo online. Ter cuidado é o segredo para manter-se seguro, pois podemos ser vítimas de um golpe na internet.

Da mesma forma que o crescimento da tecnologia contribui para o desenvolvimento das atividades e relações humanas, os avanços também oferecem riscos com crimes cibernéticos. Para desvendar os delitos cometidos no âmbito digital, surge a Computação Forense, área responsável por analisar dados com base em técnicas especiais em dispositivos eletrônicos de armazenamento de dados que são alvos de uma investigação judicial.

De acordo com o coordenador do curso de Pós-graduação em Computação Forense do IPOG, José Walber Pinheiro, a análise forense digital consiste em um conjunto de técnicas para coleta e exame de evidências, reconstrução de dados e ataques, identificação e rastreamento de invasores.

Para um melhor entendimento, você pode conferir na lista abaixo os conceitos essenciais da investigação forense digital.

1 – Volatilidade de evidências e coleta de dados em um sistema em execução

Os dados obtidos em uma investigação são frágeis e é preciso ter todo o cuidado necessário no processo de coleta, transporte e armazenamento do material. A perda e a modificação de informações podem gerar erros no resultado da análise.

2 – Recuperação de informações parcialmente destruídas

Em caso de incidentes, a recuperação de informações é realizada por meio de técnicas especializadas e é fundamental para a construção efetiva da análise pericial.

3 – Reconstrução da linha temporal dos eventos

Tem o objetivo de promover a reconstituição dos eventos encontrados, seguindo uma ordem cronológica dos fatos, para analisar se o meio em investigação cometeu atos ilegais

4 – Prevenção de armadilhas instaladas por invasores

Constantemente novas formas de invasão são criadas. Sendo assim, é fundamental se adiantar e utilizar sistemas para impedir a ação de invasores na rede e não ter prejuízos com a investigação.

5 – Compreensão da lógica dos sistemas de arquivos

Um sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas que armazena e organiza documentos de um usuário e a permite controlar os acessos no sistema operacional. é necessário estudar e entender o funcionamento, benefícios e limitações.

6 – Reconhecimento de artefatos maliciosos e técnicas de recuperação de dados armazenados em memória

É necessário fortalecer o sistema para identificar e evitar artefatos maliciosos que capturam informações das mídias investigadas. Além disso, o processo de recuperar e tratar dados danificados, excluídos ou inacessíveis, necessita de muita técnica e expertise do profissional para usar as melhores ferramentas e aplicações de modo rápido e fácil.

Esses conceitos norteiam os processos investigativos. Devido os diversos tipos de softwares, hardwares, sistemas operacionais, aplicativos e navegadores existentes e suas respectivas mudanças tecnológicas, a estratégia em cada caso é particular e um plano de ação específico deve ser seguido para assegurar a excelência de cada apuração.

Na mesma proporção que os métodos forenses devem acompanhar todas as evoluções da tecnologia, o profissional que deseja atuar nessa área também precisa seguir as transformações e buscar conhecimento.

Artigos relacionados

Tendências em Segurança da Informação para 2018 Fazer previsões certeiras no mundo da informática não é algo trivial. Muitas vezes nos deparamos com previsões que foram atropeladas por outras inovações. Mesmo assim, me arrisco a dizer que as tendências em segurança da informação para 2018 se ancoram princip...
Criminalidade em alta: Segurança Pública em Números Dados do 11º Anuário Brasileiro de Segurança Pública revelam que em 2016 sete pessoas foram assassinadas por hora no Brasil. Esses dados indicam que o país precisa rever sua política de segurança pública e que, a cada dia mais, o trabalho da Perícia Criminal é...
Criptomoeda: Conheça os benefícios e saiba como adquirir a moeda digital Criptomoeda é um dos tipos de moeda digital. Ela é criada por meio do cálculo de um algoritmo criptográfico. Da mesma forma que moedas como o Real (R$) possuem características físicas e numerações para evitar falsificações, as criptomoedas contam com mecanismo...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br