Engenheiro ferroviário: conheça a especialização em malhas ferroviárias
4 minutos de leitura

Engenheiro ferroviário: conheça a especialização ideal para construção e manutenção de linhas

O setor ferroviário foi o primeiro negócio de amplo desenvolvimento do país, uma área ligada à locomoção e que teve um impacto significativo para as nossas atividades comerciais.

O meio foi essencial não só para o carregamento de mercadorias, mas também para a melhoria do transporte urbano. Como consequência, muitas profissões surgiram para aperfeiçoar e fiscalizar esse setor, inclusive a de engenheiro ferroviário.

Hoje, a malha ferroviária brasileira segue em ampliação no quesito logística de transporte. Assim, o cenário abre espaço para novos contratos de concessão ferroviária, investimentos no setor e construção de novas linhas férreas. Por isso, as iniciativas públicas e privadas aumentam a demanda por profissionais de engenharia ferroviária.

Quer saber mais sobre a profissão? Neste texto, você vai entender o que faz um engenheiro ferroviário, em quais áreas ele pode trabalhar e como se tornar um especialista na área. Ao final, o IPOG mostra qual é o curso de pós-graduação que pode capacitá-lo para exercer essa tarefa.

Confira!

O que é engenharia ferroviária?

A engenharia ferroviária é uma área voltada à construção e à manutenção de sistemas ferroviários, fundamental para a viabilidade desse transporte e para garantir padrões de segurança tanto de construção quanto de funcionamento.

O design, a estrutura e o funcionamento de todos os sistemas ferroviários são os principais objetivos da engenharia ferroviária. Assim, a área de atuação é composta pela combinação de outras engenharias, como civil, computação, elétrica, mecânica, entre outras.

O que faz um especialista ferroviário?

O especialista ferroviário fica responsável por elaborar e implementar projetos voltados a esse setor, além de avaliar e indicar possíveis problemas em ferrovias, vagões, sistemas de sinalização, locomotivas, entre outros.

Onde atua o engenheiro ferroviário?

Apesar de ser uma profissão voltada para o setor ferroviário, dentro da área, existe uma série de atuações para esse profissional. As principais são:

  • gestão ferroviária e metroviária;
  • planejamento e manutenção dos equipamentos relacionados ao sistema, como vagões, carros de passageiros, instalação das vias etc.;
  • produção de materiais para ferrovias;
  • gerenciamento da sinalização e operação metroviária e ferroviária;
  • elaboração de normas e a sua gestão.

Qual é o salário de um engenheiro ferroviário?

Mesmo sendo uma profissão pouco popular, a média salarial de um engenheiro ferroviário é bem alta se comparada a outros setores. De acordo com o Novo Caged, esse profissional ganha em torno de R$ 9.394,66, e o teto salarial pode chegar a R$ 19.311,22.

Os valores podem variar de acordo com a região, o cargo e a forma de contratação.

Como se tornar um especialista em engenharia ferroviária?

Para se tornar um especialista em engenharia ferroviária, é essencial ter uma especialização na área. Mesmo com a graduação em engenharia e entendendo os processos de construção e o funcionamento de sistemas ferroviários, a área requer conhecimento específico.

Por isso, fazer uma pós-graduação é a melhor maneira de entrar no mercado. O curso permite ampliar o conhecimento técnico e a expansão da rede de contatos, que pode ser fundamental para decolar no setor.

Benefícios de fazer uma pós-graduação em engenharia ferroviária

Fazer uma pós na área de engenharia ferroviária pode garantir um diferencial competitivo e muitas vantagens para a carreira, entre elas:

  • desenvolvimento de habilidades técnicas específicas;
  • acesso a tecnologias e tendências de avaliação avançadas;
  • bons salários;
  • atuação em grandes empresas e projetos;
  • atendimento às necessidades do mercado;
  • networking com profissionais do setor.

Conheça o MBA em Engenharia Ferroviária do IPOG

O MBA em Engenharia Ferroviária do IPOG permite que o estudante entenda o funcionamento do controle e da operação, formas de realizar uma gestão eficiente, bem como analisar e mostrar soluções para problemas e elaborar projetos e liberação de uma linha.

O curso é dividido em 12 módulos, que vão desde os fundamentos básicos até técnicas para o planejamento e gerenciamento de projetos ferroviários.

Módulos do curso

  • Visão Sistêmica do Centro de Controle Operacional (CCO)
  • Licitações e Contratos de Obras de Infraestrutura de Transportes
  • Projetos Ferroviários em BIM
  • Topografia e Aerofotogrametria com RPAs (drones) Aplicada a Obras Ferroviárias
  • Licenciamento Ambiental Metroferroviário
  • Sistemas de Sinalização e Controle Metroferroviário
  • Infraestrutura e Superestrutura Ferroviária e suas Aplicabilidades
  • Concepção e Manutenção de Obras de Arte Especiais, Túneis e Obras Subterrâneas
  • Manutenção de Infra e Superestrutura Metroferroviária
  • Inspeção Automatizada de Via Permanente
  • Dinâmica Ferroviária e Interação Veículo-via
  • Investigação de Acidentes Metroferroviária

Aulas on-line e ao vivo

O curso é ofertado na modalidade remota. O aluno tem a possibilidade de acessar as aulas de qualquer lugar com o sistema exclusivo do IPOG. Dessa forma, independentemente da região em que reside, ele poderá se especializar.

Como as aulas são ao vivo, é possível tirar dúvidas, promover detalhes e estabelecer uma conexão direta entre professores e colegas de profissão.

Professores de renome do mercado

O corpo docente do MBA em Engenharia Ferroviária é composto por mestres e doutores com histórico de sucesso profissional. Assim, a metodologia é totalmente voltada à prática, permitindo que o professor possa guiar o estudante em uma carreira de sucesso a partir das principais tendências do sistema ferroviário.

Conteúdos atualizados com as demandas do setor

Os módulos do MBA do IPOG são desenvolvidos para expor o aluno ao que realmente acontece na rotina do setor ferroviário. Os debates incluem pesquisas na área, estudos de casos e análise de construções metálicas.

Assim, o estudante pode se manter atualizado com as principais tendências do setor, e, desse modo, estará realmente preparado para atender às demandas do mercado.

Possibilidade de networking com pessoas de todo o país

Além de possibilitar contato com as principais tendências do setor, a pós-graduação em Engenharia Ferroviária do IPOG proporciona ao aluno se aproximar de diversos profissionais da área. Ele poderá expandir sua experiência no mercado e poderá ter uma visão mais clara de como lidar com os principais desafios.

Escolha o IPOG e seja o profissional que o mercado busca

A profissão de engenheiro ferroviário pode proporcionar muitas oportunidades de rendimento para quem quer se especializar, além de ser uma área em expansão e com demanda por profissionais qualificados.

Invista no curso para engenheiro ferroviário e tenha o conhecimento aprofundado que o mercado procura.

Visite a página do curso, preencha o formulário e fale com nossos consultores de carreira.

Artigos relacionados

MASTER BIM: conheça a metodologia que veio para inovar os projetos de arquitetura e engenharia! Se você, caro leitor, é um profissional da indústria AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção Civil), provavelmente já deve ter ouvido falar da metodologia BIM. Mas a conhece realmente e compreende a extensão de sua funcionalidade e importância para o planeja...
Projetos Ferroviários em BIM: agregue valor com o potencial da tecnologia A modernização dos processos tradicionais na construção civil já é uma realidade. Computadores, softwares para a projeção e sistemas de análises são só alguns bons exemplos de como isso funciona. Com o apoio dessas tecnologias, o engenheiro tem maior previ...
10 dicas incríveis para uma boa gestão do seu escritório de arquitetura Um dos sonhos mais comuns entre estudantes e profissionais da Arquitetura é abrir o seu próprio escritório. Mas a final, como realizar uma boa gestão do seu escritório de arquitetura? Assim como qualquer outra empresa, abrir um negócio é burocrático, mas não é...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br