O que a tecnologia BIM é de fato e por que isso é importante
7 minutos de leitura

Saiba mais sobre a tecnologia BIM e seja um profissional desejado pelo mercado

Seja o profissional desejado pelo mercado: saiba mais sobre a tecnologia BIM

A indústria AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção) apresenta cada vez mais complexidade e competitividade. Isso se deve ao surgimento das novas tecnologias e, ao mesmo tempo, do amplo acesso à informação.

Neste cenário, técnicas de construção virtual e formas de resolver a obra, antes mesmo de ela ser iniciada, se tornam cada vez mais populares.

Em 17 de maio de 2018 foi assinado Decreto Presidencial nº. 9.377 que estabelece a obrigatoriedade do uso da tecnologia BIM em projetos de obras públicas.

A medida visa o controle de gastos, o combate ao superfaturamento nas construções e a garantia de um resultado qualificado.

A implantação da estratégia BIM traz benefícios tanto para o governo quanto para o mercado. O Estado é o maior cliente que uma empresa poderia ter, por isso, a adoção dessa tecnologia induz que as empresas privadas sigam o mesmo caminho.

Portanto, o profissional que não desejar ser ultrapassado, ter seu nível de empregabilidade afetado ou perder oportunidades de empreender neste nicho, deverá se atualizar e entender como o BIM funciona, de fato.

Contudo, o fato é que a maioria das universidades não acompanham a velocidade das mudanças no mercado e não dispõem de conteúdos e metodologias suficientes no currículo para capacitar os alunos dos cursos de Arquitetura e Engenharias para trabalhar com essa metodologia.

Dada essa realidade, a solução encontrada por arquitetos e engenheiros tem sido o ingresso em cursos de pós-graduação em tecnologia BIM e outras ferramentas de gestão e projeto.

Se você está interessado em se destacar no mercado competitivo da engenharia civil, continue a leitura e conheça melhor a metodologia BIM, com ela você aproveita as oportunidades e cresce na carreira.

Impactos da tecnologia BIM nos projetos e gestão de AEC

Estamos vivendo uma das maiores viradas tecnológicas da AEC dos últimos anos, que promete superar até mesmo a transição da prancheta para o AutoCAD!

Cada dia que passa, os projetos de construção que demandam maior velocidade de entrega e profissionais de diversas áreas envolvidos em um único empreendimento.

Muitos outros desafios atravessam a rotina dos profissionais da construção.

Um deles é o cliente que, por conta do fácil acesso à informação, está cada vez mais exigente. Agora, ele pode navegar na internet e descobrir critérios para avaliar se a obra foi bem feita ou não.

Além disso, dada a crise recente, a engenharia civil precisa de métricas cada vez mais precisas: mais do que em qualquer outro tempo, não há espaço para erros.

Ainda hoje é muito comum encontrarmos incompatibilidades entre os projetos de estrutura, instalações e arquitetura, isso acontece porque esses costumam ser feitos por escritórios e/ou profissionais distintos.

Essas incongruências geram retrabalho que, por sua vez, fornecem custos adicionais.

Outro problema muito comum são os erros de projeto que começam a surgir durante a execução da obra. Para corrigi-los, é preciso parar a construção e, assim, gerar ainda mais custo.

Agora, com a tecnologia BIM é possível realizar uma construção antes mesmo de ela ter começado e conferir, antecipadamente, se todos os aspectos estão compatibilizados: projetando pelo computador todas as peças, instalações, estruturas e arquitetura a serem utilizadas.  

O uso desta técnica permite orçamentos mais precisos e entregues de forma automatizada. Dessa forma, é possível prever o real custo da obra.

Some tudo isso à possibilidade de mostrar a simulação do projeto em 3D para o cliente, ao invés de gráficos, linhas de balanço, planilhas e coisas semelhantes, que não são interessantes nem mesmo para profissionais da área.


Vantagens da metodologia BIM para profissionais da construção e arquitetura

Imagine-se tendo a possibilidade de, após montar um planejamento completo no Ms Project, integrá-lo com o 3D criado e, ainda, simular toda a construção da obra, conforme a passagem dos meses.

E mais, se ao selecionar determinado elemento construtivo você puder ter a exata quantidade dele que foi utilizada na obra, contabilizado de forma precisa?

Essas possibilidades te animam? Então, essas são apenas algumas das vantagens desfrutadas por profissionais que utilizam o BIM.

Um engenheiro de custos, por exemplo, pode usar a tecnologia BIM para analisar a viabilidade de um empreendimento de maneira correta.

O gestor de obras, por sua vez, conseguirá coordenar a integração de projetos, custos e prazos e ter uma maior capacidade de gerir equipes de engenharia.

Ele ainda poderá contribuir para a redução de custos e aumento dos lucros da empresa, vendo minuciosamente os pontos a melhorar e prevendo erros e problemas.

Segundo estudos contratados pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o uso da tecnologia BIM promete redução de custos em até 20%. Dados de pesquisas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) preveem um aumento de produtividade em 10%, caso seu uso cresça 10 vezes até 2028, e aumento de 28,9% do PIB da indústria da construção.

A tecnologia BIM significa automação e compatibilização dos processos da construção e beneficia todos os envolvidos na obra, desde os projetistas até a empresa contratante e seus gestores.

Visto isso, listamos algumas outras vantagens importantes desta tecnologia:
  • com os softwares BIM, a comunicação entre os participantes é mais eficiente e a segurança na troca de informações é garantida;
  • a possibilidade de realizar a simulação completa da construção, permite testar soluções previamente e prevenir desacertos no processo de aplicação do projeto, diminuindo retrabalhos, desperdícios e a geração de resíduos;
  • a simulação prévia possibilita a revisão do projeto em busca de alternativas mais sustentáveis e econômicas;
  • todas essas possibilidades culminam em economia de tempo e auxiliam o cumprimento das datas estipuladas.

O que não é BIM

Apesar da recente tentativa de popularização da tecnologia BIM, é muito comum que alguns profissionais ainda não saibam ao certo o que ela significa.

Tem até quem acredite que BIM é um software, o resuma ao Revit ou o confunda com modelagem 3D.

Por isso, acredito que mais que explicar o que é, é importante definir o que não é BIM. Acompanhe.

BIM não é 3D

Para começar, BIM não é sinônimo de 3D. A sigla vem do inglês Building Information Modeling, em tradução livre: Modelagem da Informação da Construção.

O 3D é a evolução natural do desenho de projeto. Um “objeto volumétrico” ou modelado em três dimensões é apenas uma ferramenta utilizada pelos projetistas para a visualização do modelo real.

O BIM é a informação agregada ao 3D. Temos objetos volumétricos parametrizados e informações diversas (relacionadas a tipos e quantidade de insumos e mão de obra) que são adicionadas ao projeto.

A informação BIM presta serviço aos profissionais envolvidos na obra (engenheiros, arquitetos, orçamentistas, compradores, etc.) e não só ao projetista.

BIM não é REVIT

A tecnologia BIM não é a mesma coisa que Autodesk Revit ou qualquer outro software de modelagem 3D que você costume usar. Trata-se de um conceito e uma metodologia que visa a compatibilização e integração do projeto e da obra.

BIM é informação, processo, modelagem, integração; as ferramentas vêm simplesmente para auxiliar e facilitar essas necessidades.

O Autodesk Revit, por sua vez, é uma ferramenta para operacionalização desta metodologia e não o seu sinônimo, nele é possível criar o modelo virtual preciso, de forma paramétrica, para monitoramento e gestão da construção.

Comparando o AutoCAD com o Autodesk Revit, no primeiro, o projetista desenha apenas uma linha em 2D, enquanto no software BIM ele “constrói” o edifício enquanto modela e atribui as informações necessárias.

Por exemplo, podemos construir uma parede em ambiente virtual, com espessura, comprimento e altura, além de registrar o material do qual será feito, fabricantes, propriedades térmicas/acústicas, custos envolvidos, entre outros.

É preciso dominar o AutoCAD para utilizar o BIM?

Ao contrário do que muita gente pensa, não é preciso dominar o AutoCAD para utilizar o BIM, mas é importante ter um mínimo de conhecimento em desenho técnico.

Isso porque os softwares que utilizam tecnologia BIM (por exemplo: Autodesk Revit, Vector Works e ArchiCad) são mais práticos e intuitivos, neles você não necessariamente desenha um projeto, mas seleciona uma forma predefinida e a configura.

O decreto presidencial e suas implicações

Conforme comentamos na introdução deste artigo, o decreto presidencial que estabelece a obrigatoriedade do uso da tecnologia BIM para a construção e gestão de projetos de obras públicas é um caminho sem volta e afetará todo o mercado da construção nacional.

A decisão do governo é fruto da “Estratégia Nacional de Disseminação do BIM” ou “Estratégia BIM BR”, promulgada em 17 de maio de 2018.

O plano conta também com uma plataforma online com conteúdo sobre a Modelagem da Informação da Construção para consulta e hospeda o repositório das bibliotecas virtuais BIM no Brasil, a chamada Biblioteca Nacional BIM (BNBIM).

Além das empresas públicas, espera-se que todo o mercado acompanhe a utilização da tecnologia BIM.

Diante deste cenário, espera-se que o mercado fervilhe na busca por profissionais qualificados na gestão de tecnologia BIM. E você poderá ser esse profissional de valor investindo em uma pós-graduação em tecnologia BIM.

8 passos para fazer sua pós-graduação

Baixe gratuitamente o infográfico e confira 8 dicas que vão ajudá-la(o) a extrair o máximo da sua especialização!

Conheça o Master BIM: Ferramentas de Gestão e Projeto do IPOG e se diferencie no concorrido mercado da construção.

Torne-se um especialista na gestão da tecnologia BIM

Alinhados ao novo cenário global da Indústria 4.0, Big Data e IOT – Internet das Coisas – os engenheiros puderam trocar a prancheta pelo tablet e os desenhos 2D por tecnologia 3D.

Para você que sonha tornar-se um BIM Manager ou gerente de BIM é imprescindível fazer um curso de pós-graduação ou MBA em ferramentas de gestão e projeto BIM.

Para isso, o Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) oferece o Master BIM: Ferramentas de Gestão e Projeto.

Este MBA apresenta forte grade interdisciplinar e permite ao aluno o domínio das ferramentas relativas à metodologia BIM e sua aplicação prática no cotidiano profissional.

O aluno do Master BIM: Ferramentas de Gestão e Projeto do IPOG aprende de forma teórica e prática a utilizar a tecnologia BIM para o desenvolvimento de projetos de Arquitetura e Engenharia e, ainda, gerir as equipes de profissionais.

O curso é indicado para quaisquer pessoas graduadas nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e demais profissionais ligados a área da Construção Civil, que desejam aprofundar e qualificar seus conhecimentos quanto a metodologia BIM.

Além disso, o curso conta com diferenciais competitivos em relação ao mercado:

  • o quadro docente é montado por professores Mestres e Doutores com comprovada experiência mercadológica;
  • a formação neste MBA garante ampliação de atuação profissional para os nossos alunos;
  • nossas turmas garantem networking qualificado;
  • a ementa é formada por módulos práticos, imediatamente aplicáveis à atuação profissional.

Ao dominar essa tecnologia, você passa de um engenheiro civil para um profissional diferenciado no mercado, que gera valor para a construtora ou escritório que trabalha.

Seja você também o profissional que o mercado precisa! Para mais informações, acesse a página do curso em nosso site.

Conheça o IPOG Instituto de Pós-Graduação e Graduação

Um estabelecimento de ensino com nome e reconhecimento no mercado faz total diferença no currículo. De que vale fazer uma pós-graduação em um local que não é valorizado por recrutadores e executivos?

O IPOG – Instituto de Pós-Graduação e Graduação – realiza diversos cursos de ensino superior e conta com professores de excelência e renome  no mercado.

A proposta é um ensino humanizado, que estimula o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno.  

Presente em todos os estados do país e no Distrito Federal, o IPOG conta com  quase 20 anos de experiência na formação de grandes profissionais.

A satisfação dos alunos se tornou a sua marca registrada e a prova disso é que esse índice chega a 97,14% em todo o país.

Os projetos pedagógicos realizados na instituição diferem dos existentes no mercado e isso fez com que a instituição alcançasse o status que tem hoje.

Não deixe de investir no seu futuro e se tornar aquele profissional que sempre sonhou.

Entre em contato conosco para mais informações!

Artigos relacionados

Projetos Ferroviários em BIM: agregue valor com o potencial da tecnologia A modernização dos processos tradicionais na construção civil já é uma realidade. Computadores, softwares para a projeção e sistemas de análises são só alguns bons exemplos de como isso funciona. Com o apoio dessas tecnologias, o engenheiro tem maior previ...
Ei, arquiteto, você pratica o Marketing de Relacionamento? Nunca foi tão importante e ao mesmo tempo, tão desafiador conquistar clientes. A concorrência está cada vez mais acirrada e com a grande quantidade de serviços e profissionais à disposição do cliente no mercado, é preciso fazer algo para se diferenciar e mostr...
Como se preparar para abrir seu escritório de Arquitetura? Em uma época em que o empreendedorismo está em alta, na arquitetura a realidade não tem sido diferente. Vários profissionais têm o desejo de construir uma carreira e serem reconhecidos pelo trabalho desenvolvido no seu próprio escritório de Arquitetura. Uma p...

Sobre Alan Araújo

Arquiteto e Urbanista pela UFPB. Mestre em BIM e Realidade Virtual/Realidade Aumentada. Técnico em Edificações pelo ETFPB (2002). Membro do Comitê ABNT para criação da CIE-134 – BIM. Elaborador do template ABNT para Revit. BIM Manager e diretor/sócio no Grupo Bloco e na ProjetoAcg. Trabalha com Projetos em BIM, treinamentos e palestras por todo o Brasil. Certificado Autodesk – Profissional e proprietário da ProjetoAcg como Centro Autorizado Autodesk.