Tudo sobre Pós-graduação em Gerenciamento de Obras: em 6 min!
6 minutos de leitura

Tudo sobre Pós-graduação em Gerenciamento de Obras: em 7 min!

Saiba tudo sobre Gerenciamento de Obras!

A realização de uma obra, seja ela de engenharia civil ou arquitetônica, exige não apenas um estudo da viabilidade do projeto, mas também um esforço para garantir que tudo se materialize no tempo proposto e dentro do orçamento que foi estipulado, de modo a alcançar a qualidade e desempenho desejado.

Pensando nisso, o conceito de gerenciamento de obras foi desenvolvido com o objetivo de administrar, ao mesmo tempo, uma equipe de profissionais diversificada e o cumprimento de um cronograma de atividades e orçamento pré-estabelecidos.

Com isso, a demanda por profissionais capazes de realizar a correta gestão de projetos e acompanhamento da execução do empreendimento ampliou.

Negligenciar uma dessas atividades implica em inúmeras perdas, tanto no aspecto financeiro quanto no emocional, que comprometem a qualidade e a condição de entrega do empreendimento.

Sendo assim, um bom gestor de obras será capaz de garantir:

  • Redução de custos;
  • Aplicação de estratégia produtiva;
  • Antecipação de problemas;
  • Controle do estoque de materiais;
  • Respeito à execução dos projetos de acordo com as condições pré-estabelecidas;
  • Entre outras questões.

Ao longo deste artigo, vamos te ajudar com informações que irão contribuir para que você se torne esse profissional tão solicitado pelo mercado.

Para isso, apresentaremos um breve panorama da indústria da construção civil no Brasil e dicas para escolher uma boa pós-graduação ou MBA na área de gerenciamento de obras.

Interessado? Então separe alguns minutinhos e tenha uma excelente leitura!

Que tipo de profissional o mercado atual de engenharia civil solicita?

As principais atribuições de um gestor de obras são:

  • Planejamento das etapas da obra, considerando os riscos envolvidos;
  • Liderar equipes de trabalho e gerenciar conflitos;
  • Planejamento dos recursos da obra (insumos, equipes, equipamentos, etc.);
  • Gestão e controle do orçamento e cronograma;
  • Controlar a qualidade das atividades;
  • Aplicar práticas racionais na execução da obra.

Contudo, a dinâmica do atual mercado de engenharia civil no Brasil demanda por gestores capazes de fazer um pouco além.

Esses profissionais precisam ter habilidades técnica e de negociação bem desenvolvidas e serem capacitados para a utilização de metodologias e ferramentas modernas para uma gestão de obras eficiente.

O gestor de obras sempre estará envolvido em muitas negociações, por isso, precisará desenvolver competências como organização, gerenciamento de equipes, resiliência e, claro, expertise.

Afinal, é ele quem controlará o ritmo da obra a partir do planejamento de construção, montagem ou obras de manutenção.

Este novo perfil de profissional precisa unir as preocupações com economia e durabilidade, focando nos interesses tanto da empresa quanto do recebedor final.

Um bom gestor de obras agrega as boas práticas da Engenharia e a administração de tempo, equipes e habilidades.

Por que uma Pós-graduação em Gerenciamento de Obras é importante

No início do século XXI, a área de construção civil deu um salto considerável no Brasil e voltou a ser um dos grandes propulsores da economia nacional.

Desde então, as técnicas de construções tradicionais vêm sendo complementadas por soluções construtivas mais racionais e industrializadas, além de adotar práticas modernas para aproveitar melhor os recursos e garantir o desempenho da obra.

Esse novo paradigma demonstra a necessidade de profissionais cada vez mais qualificados e um mercado alinhado com as tendências e modernizações do setor.

É necessário que uma obra seja executada com embasamento técnico, sustentabilidade e segurança, respeitando as Normas Ambientais, principalmente através de uma boa gestão de resíduos sólidos, o orçamento estimado, o prazo combinado e, claro, a qualidade requerida.

Além disso, o ideal é que se consiga realizar uma construção com o mínimo de recursos e maior qualidade possível.

E todas essas competências podem ser desenvolvidas durante um curso de especialização em gerenciamento de obras.

A dinâmica do mercado exige que esse profissional, mas que gerir bem as equipes e os recursos da obra, entenda o que está acontecendo a nível técnico.

Um gerente de obras que não tem conhecimento sobre a composição de materiais, estruturas e coisas afim, dificilmente conseguirá investir em projetos mais duráveis: sem infiltrações, desnível nos pisos, fissuras, etc.

Mais da metade dos problemas em uma construção é causado por deficiências encontradas no projeto ou processo construtivo. É por isso que a gestão de obras é tão importante e o Engenheiro ou Arquiteto que se qualifica se destaca.

Qual o perfil de aluno da Pós-graduação em Gestão de Obras?

Engenheiros civis e arquitetos estão entre os profissionais que mais procuram esta especialização. Profissionais de áreas correlatas, como as demais engenharias, e técnicos em edificações também estão entre os alunos deste curso.

A especialização em gerenciamento de obras é proveitosa tanto para indivíduos recém-formados quanto para profissionais mais experientes.

Para os recém-formados, o curso oferece a oportunidade de aprender com as experiências de profissionais mais experientes e para estes surge a oportunidade de atualizar os conhecimentos, aprendendo técnicas de construção mais modernas, eficientes e econômicas.

Pós-graduação em Gerenciamento de Obras é no IPOG!

O IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal e conta com quase 20 anos de experiência em formar grandes profissionais.

O seu quadro de docentes é formado por professores de excelência e grande renome no mercado, que, com uma proposta de ensino humanizado, estimulam o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno.

O IPOG realiza dois cursos de especialização em gerenciamento de obras com importantes diferenciais no mercado. Conheça-os a seguir.

Por que quem faz MBA em Gerenciamento de Obras no IPOG indica?

O principal diferencial da especialização do IPOG é formar gestores de obras que, além de competências gerenciais desenvolvidas, possuem conhecimento técnico aprofundado.

Nisso o custo-benefício do curso é comprovado: o aluno investe na mensalidade e recebe de volta conhecimentos que pode colocar em prática no seu dia a dia no mercado, cada módulo agrega valor imediato às práticas profissionais do aluno.

O setor de construção civil brasileiro apresenta grande potencial de crescimento, seja pela grande demanda por melhorias na infraestrutura das cidades, ou pelas expectativas quanto a retomada do crescimento da economia nacional, que naturalmente impulsiona setores estruturantes como da construção civil.

Atento a isso, o IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação vem preparando o seu alunado para as novas exigências deste segmento.

Os cursos de especialização em gerenciamento de obras do IPOG contam com mais de 120 turmas formadas e em andamento, com índice de satisfação global acima de 97%.

Grandes parcerias com o setor da construção civil comprovam a excelência do curso, com destaque para a parceria com o IBRACON – Instituto Brasileiro do Concreto; Votorantim Cimentos; softwares AltoQi e TQS; dentre outras.

 


Conheça os MBAs em Gerenciamento de Obras do IPOG

O IPOG oferece dois cursos de pós-graduação na área de gerenciamento de obras:

Conheça melhor as propostas e diferenciais dos dois cursos a seguir.

MBA Gerenciamento de Obras, Produtividade, Racionalização & Desempenho da Construção

Na dinâmica de trabalho de um profissional envolvido na Indústria da Construção Civil, há sempre um dilema presente: racionalização versus qualidade.

Infelizmente é muito comum que um seja supervalorizado em detrimento do outro, porque, culturalmente, temos a ideia de que investir em economia significa reduzir a qualidade, por exemplo. Contudo, qualidade e racionalização estão intrinsecamente associadas.

Trata-se de um curso consolidado no mercado nacional, reconhecido e cadastrado no CREA, sob o registro nº 286/2017 e que, desde 2012, atua com índice geral de satisfação superior a 95%.

Este MBA, que já formou mais de 200 turmas, conta com aulas dinâmicas, construídas a partir da apresentação de vários estudos de casos práticos e exercícios aplicados

Além disso, o curso foi pioneiro no Brasil ao publicar um livro: “Gerenciamento de Obras, Qualidade e Desempenho da Construção”, pela Editora Ciência Moderna.

Para mais informações sobre o curso, acesse o nosso site e confira o MBA Gerenciamento de Obras, Produtividade, Racionalização & Desempenho da Construção.

MBA em Planejamento, Execução e Controle de Obras Públicas

O curso foi elaborado para oferecer ao profissional condições de gerenciar uma obra pública, considerando as técnicas administrativas e de engenharia para planejar, implantar e controlar o projeto com excelência, focado na racionalização, economia e qualidade..

O profissional desenvolve uma visão estratégica das principais etapas que envolvem um projeto de obra pública, desde seu planejamento até o controle de execução, considerando as principais condicionantes legais que delimitam a atuação do gestor de obras públicas.

Para outras informações sobre o MBA Gerenciamento de Obras, Qualidade & Desempenho da Construção do IPOG, acesse o nosso site.

MBA em Construções Sustentáveis e Edifícios Inteligentes

Este é o primeiro curso nacional que alia práticas sustentáveis associadas às obras voltadas para sua construção e operação eficiente, com foco na redução de resíduos e emissões, tendo, como consequência, a minimização de custos para a cadeia produtiva, incluindo o consumidor final.

O viés prático do curso proporciona ao profissional conhecimento de ferramentas aplicadas à sustentabilidade das edificações, equalizando economia direta ao cliente com ganho de competitividade e oportunidades de novos trabalhos na área.

O curso apresenta as melhores metodologias, técnicas e tecnologias necessárias para a viabilização de edificações sustentáveis, inteligentes e energeticamente eficientes.

Para outras informações sobre o MBA Gerenciamento de Obras, Qualidade & Desempenho da Construção do IPOG, acesse o nosso site.

Conheça o IPOG!

Um estabelecimento de ensino com nome e reconhecimento no mercado faz total diferença no currículo. De que vale ter uma pós-graduação em um local que não será valorizado por recrutadores e executivos?

Por isso, escolha o IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação!

No IPOG, a satisfação do aluno já se tornou marca registrada e a prova disso é o índice de satisfação dos alunos que chega a 97,14%, em todo o país.

Os projetos pedagógicos que são realizados na instituição são diferentes dos que já existem no mercado e isso fez a instituição alcançar o status que tem hoje.

Não deixe de investir no seu futuro e se tornar aquele profissional que sempre sonhou.

Entre em contato conosco para mais informações!

Aproveite também e descubra 5 passos para se planejar financeiramente para fazer sua pós-graduação!

Artigos relacionados

Orçamento de obra: saiba como a tecnologia pode ser uma aliada nesse processo A tecnologia é uma importante aliada da construção civil em praticamente todas as etapas, desde a elaboração do orçamento de obra até a entrega final do projeto. Com as ferramentas tecnológicas redefinindo a forma como os negócios são conduzidos no setor, ...
Gestão de contratos na construção civil: aprenda com o IPOG A gestão de contratos na construção civil tem o propósito de garantir maior segurança jurídica aos envolvidos na obra. Além disso, ajuda a estabelecer as principais diretrizes técnicas, administrativas e legais a serem cumpridas pelas partes.  Com ess...
Engenharia de Segurança do Trabalho: áreas de atuação, salários e mercado de trabalho O ambiente de trabalho pode ser bastante perigoso: doenças ocupacionais e manuseio incorreto de equipamentos são alguns dos exemplos mais comuns que fazem com que a saúde do trabalhador seja uma preocupação para os empregadores. O problema é tão grande no Bra...

Sobre Sérgio Botassi dos Santos

Doutor em Construção Civil pela UFRGS; Engenheiro Civil e Mestre em Estruturas pela UFES; Consultor em estruturas de concreto e Gestão de riscos pela empresa SBS Consultoria em Engenharia; Perito em obras civis; Engenharia de barragens por Furnas Centrais Elétricas; Experiência em Controle Tecnológico e acompanhamento de obras; Professor de Pós-Graduação desde 2008; Possui mais de 30 artigos nacionais e internacionais publicados na área de construção civil; Coautor de Capítulos de Livro sobre Tecnologia do Concreto pelo IBRACON; Autor do Livro "Fluência do Concreto - Análise nas Primeiras Idades e Efeitos de Adições e Aditivos" pela Editora NEA; Colaborador na segunda edição do Livro Internacional Concreto: Microestrutura, Propriedades e Materiais dos autores Paulo Monteiro e Kumar Mehta. Agraciado com o título de Melhor Tese de Doutorado do Ano de 2011 emitido pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.