Descubra as vantagens da Sustentabilidade na Arquitetura
3 minutos de leitura
21 de fevereiro de 2018

Descubra as vantagens da Sustentabilidade na Arquitetura

A cada dia mais se fala sobre a sustentabilidade na arquitetura. Sabe-se que ainda é impossível realizar uma edificação sem impactos na natureza, mas é possível reduzir os danos.

No entanto, segundo a professora do IPOG na Pós-Graduação Master em Arquitetura e Lighting, Catharina Macedo, o tema sustentabilidade é um muito abrangente, ou seja, não está relacionada apenas ao meio ambiente.

Além disso, a sustentabilidade na arquitetura, segundo ela é um tema de moda, por isso é importante sempre fazer um recorte. “A nossa intenção na pós-graduação do IPOG é trabalhar o tema de uma forma mais profunda e não apenas como um marketing sustentável que é o que vem acontecendo em alguns segmentos que querem apenas ganhar dinheiro com isso”, pontua Catharina Macedo.

Na instituição, a professora ministra a disciplina Arquitetura EcoFriendly – Princípios de Sustentabilidade, que trabalha com práticas e soluções mais sustentáveis.

“Ou seja, pra gente a sustentabilidade é um caminho. É difícil encontrar edificações 100% sustentáveis. Isso significa que a gente trabalha com práticas pra tornar as edificações cada vez mais sustentáveis. E isso vai variar de acordo com a realidade local, custos (valores), do custo-benefício e assim por diante”.

O tripé da Sustentabilidade na Arquitetura

A professora explica que a primeira coisa que é preciso entender quando se fala em sustentabilidade na arquitetura é que se trabalha com 3 dimensões, mais conhecidas como tripé da sustentabilidade:

  1. Ambiental
  2. Social
  3. Econômica

Ou seja, é preciso utilizar práticas e soluções que sejam ambientalmente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis.

Partindo disso, Catharina pontua que hoje no mercado se trabalha com algumas temáticas:

  • eficiência energética, redução de impacto ambiental
  • redução do consumo de água
  • redução de desperdício
  • melhoria da qualidade de vida
  • bioclimatologia (soluções para adequar o projeto de Arquitetura ao clima local. Com isso, é possível gerar mais conforto ambiental e reduzir o consumo de energia).

A sustentabilidade na arquitetura ainda aborda a questão de conforto ambiental, porque isso também está ligado a questões sociais. “A gente não faz uma Arquitetura só pra ser vista, mas também pra ser utilizada. E também sempre levando em consideração o bem-estar das pessoas que vão construir essa edificação”, ressalta a professora do IPOG.

A Sustentabilidade na Arquitetura e o conforto do usuário

A arquitetura surgiu para satisfazer o usuário. E Catharina Macedo ressalta: “E dentro dessa sensação de bem-estar existem questões relacionadas à estética, à funcionalidade. E a questão relacionada ao conforto ambiental é uma das que fazem as pessoas mais sentirem o meio ambiente”.

Como exemplo, a arquiteta cita: Você pode comprar uma casa belíssima, toda envidraçada, sendo que ela tem vidro virado para o poente. “Se você comprar a casa focando apenas na questão estética, depois para você conseguir usar essa casa, você vai precisar do ar-condicionado”.

Imagine que essa casa seja em Brasília, onde o clima é quente e seco a maior parte do ano. Então na hora que o morador começar a usar o ar-condicionado para resolver o problema do calor, porque esse vidro virado pro sol vai absorver muito calor, ele vai começar a ter problemas de baixa umidade porque o ar-condicionado retira a umidade do ambiente.

Ou seja, uma questão que era uma solução para o visual vai acabar gerando um problema de conforto para o usuário. Problema térmico e também de redução da umidade do ar.

Ou seja, quando a gente fala de sustentabilidade na arquitetura, a gente tem que resolver a arquitetura como um todo. Com soluções estéticas, funcionais e bioclimática para que o usuário se sinta bem nesse espaço.

Uma demanda do mercado

O mercado hoje tem demanda por profissionais que saibam reduzir o desperdício, propondo espaços eficientes e com redução de impactos ambientais. Por isso, os profissionais que buscam conhecimento sobre sustentabilidade na arquitetura se destacam diante do momento de crise financeira, hídrica e energética que se vê.

Por isso, falar de sustentabilidade se tornou essencial. “O planeta está aquecendo e não suporta mais tanto crescimento. Precisamos pensar no hoje para colher um futuro melhor para todos. Já não temos água e energia suficiente para toda a população. Precisamos fazer a nossa parte, e cada vez mais, os clientes estão interessados em profissionais especializados em práticas mais eficientes e sustentáveis”, conclui Catharina Macedo.

 

 

 


Artigos relacionados

Professor do IPOG ganha prêmio de Arquitetura Oliveira Jr, Professor do IPOG na Pós-Graduação Master em Arquitetura & Lighting,  Arquiteto e Urbanista, foi um dos vencedores do Concurso Nacional de Habitação de Interesse Social, realizado pela Companhia de Desenvolvimento da Habitação do Distrito Fede...
Saiba quais são as 10 áreas de conhecimento em Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto, a fim de atender aos seus requisitos gerais da sua execução. Quem trabalha nessa área deve desenvolver habilidades para enfrentar os mome...
Como uma experiência internacional pode revolucionar sua trajetória como arquiteto? Conhecer o berço da sua profissão. Saber como tudo começou. Ter experiências assim, sem dúvida, mudam a maneira do arquiteto enxergar o mundo a sua volta. Influencia também na sua maneira de pensar e nas possibilidades de criação em seus projetos. Por isso,...

Sobre Catharina Macedo

Professora IPOG, possui graduação em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas, Mestrado em Construção Civil, com ênfase em Conforto Ambiental pela Universidade Federal em Santa Catarina e Curso de Aperfeiçoamento para Formação de Consultores em Produção Mais Limpa pelo CNTL - RS. Atua como professora de Arquitetura e Sustentabilidade em diversas instituições e é Consultora de Sustentabilidade do Sebrae. Possui empresa especializada em projetos de arquitetura e soluções sustentáveis, vencedora do Prêmio GREEN WORLD AWARD 2015 na categoria ambiente construído, com o projeto e a construção do Centro de Referência do Cerrado, localizado no Jardim Botânico de Brasília, concedido pela The Green Organization, entidade ambientalista britânica que premia iniciativas e obras sustentáveis de todo o mundo.

Comentários