Neuroarquitetura: curso on-line é diferencial na carreira
4 minutos de leitura
14 de outubro de 2020

Neuroarquitetura: curso on-line é diferencial na carreira

neuroarquiteutra: curso on-line é diferencial na carreira

O mercado de arquitetura está sempre cheio de novidades; por isso, as possibilidades de atuação sempre são muitas. 

Nesse sentido, diante de tanta competitividade, buscar uma pós-graduação de qualidade é o melhor caminho para agregar diferenciais ao currículo. É por isso que o curso on-line de neuroarquitetura tem sido procurado cada vez mais por profissionais.

Em tempos de coronavírus, a busca por cursos remotos aumentou, já que eles são uma oportunidade de continuar a formação apesar das medidas de isolamento. Além disso, considerando os efeitos da pandemia no mercado de trabalho, as pessoas estão investindo na formação de olho nesse novo cenário.

Mas por que neuroarquitetura?

Assim como as construções sustentáveis, o ecodesign e outras áreas do universo arquitetônico, a neuroarquitetura tem ganhado terreno no Brasil e no mundo, especialmente na área comercial. No entanto, são poucos profissionais atuando nesse campo, o que faz desse segmento uma grande oportunidade.

Neste artigo, discorremos sobre a neuroarquitetura e o curso on-line que pode alavancar seu sucesso profissional. Boa leitura!

Neuroarquitetura: curso on-line é diferencial na carreira

Neuroarquitetura: o mercado quer projetos para o bem-estar

A neuroarquitetura nada mais é do que neurociência aplicada à arquitetura. Assim como o neurourbanismo, esta área do conhecimento tem por foco criar espaços que impactem as pessoas que os utilizam para além do nível da consciência.

A premissa central da neuroarquitetura é que os ambientes físicos são capazes de atuar como gatilhos, alterando os processos cerebrais e cognitivos e, consequentemente, nossas emoções e comportamentos. 

A criação da Academy of Neuroscience for Architecture (ANFA), em 2003, foi o ponto de partida para a formalização deste campo e a oferta de cursos de neuroarquitetura on-line e presenciais ao redor do mundo. 

Como dito anteriormente, o segmento comercial e o corporativo têm apostado nessa abordagem inovadora considerando duas vertentes. A primeira, criar ambientes que estimulem o conforto e experiências positivas dos clientes. A segunda, mais qualidade vida e performance qualificada e saudável dos funcionários.

Contudo, a expectativa é que essa demanda aumente também para residências, escolas, hospitais etc. Imagine uma casa que seja capaz de influenciar o bom humor, a interação, a saúde mental? Essa é a meta da neuroarquitetura.

Neuroarquitetura: curso on-line de pós-graduação

Fazer uma Pós-graduação em Neuroarquitetura é a chance de obter uma formação mais sólida na área, já que este campo é multidisciplinar e sua prática exige o domínio de vários conceitos para alcançar maior personalização e eficiência nos projetos.

Pensando nisso, o IPOG desenvolveu o primeiro Master em Neuroarquitetura do Brasil. Nele, o aluno terá contato com pressupostos iniciais do nicho, como os mecanismos de funcionamento do cérebro aplicados à Neuroarquitetura. Além disso, também entenderá temas importantes sobre espaço e usuário, entendendo a psicologia por trás disso.

Nesta especialização, o estudante:

  • Irá aprimorar os conhecimentos técnico-científicos sobre as novas práticas projetuais embasadas em neurociência aplicada à arquitetura;
  • conseguirá ter uma visão integrada entre proposições conceituais e práticas mercadológicas;
  • conseguirá consolidar o vínculo entre o caráter exploratório (em suas diversas áreas de atuação) e suas respectivas empregabilidades assertivas no âmbito mercadológico;
  • terá contato com as vertentes projetuais de grandes áreas da Arquitetura: residencial, comercial e corporativa; e
  • além da Neuroarquitetura, o aluno terá entendimento sobre Neuromarketing e Neurobusiness para aplicação em sua própria carreira.
  • É um processo de ensino-aprendizagem que equilibra teoria e prática.

Confira a grade curricular do curso on-line de neuroarquitetura!

1) Introdução à Neurociência Aplicada

2) Percepção Multissensorial aplicada à Arquitetura

3) Psicologia: o comportamento humano “impresso” nos ambientes

4) Design Thinking e Processos Criativos

5) Design Biofílico

6) Neuroiluminação

7) Neuroarquitetura aplicada a Projetos Residenciais

8) Neuroarquitetura aplicada a Projetos Corporativos

9) Neuroarquitetura aplicada a Projetos Comerciais

10) Neuromarketing e Neurobusiness

11) Venture Lab

12) Desenvolvimento Integral do Potencial Humano

Ao final do curso on-line de neuroarquitetura, o estudante estará apto não apenas a entender os elementos arquitetônicos em diálogo com a neurociência, mas também a integrar esse conhecimento com outras abordagens inovadoras, como o design biofílico e a neuroiluminação. 

O design biofílico é uma disciplina focada em criar espaços que fomentem a afinidade com a natureza de forma sustentável. Já a neuroiluminação considera o impacto e as respostas neurais a diferentes projetos luminotécnicos.

É literalmente uma formação máster que permitirá atuar com criação, gestão de projetos e mesmo consultoria em diversos segmentos de mercado.

Este curso de pós-graduação está sendo ministrado por meio de aulas remotas ao vivo, em salas de aula virtuais com muita interação e suporte dos professores. Tudo com a qualidade IPOG (o índice de satisfação dos alunos é de 97%).

Se você tem interesse nessa área e deseja expandir os horizontes da sua carreira, fale conosco e descubra tudo o que o IPOG tem a oferecer!

Gostou deste artigo sobre neuroarquitetura e curso on-line de especialização? Confira mais 4 artigos que podem interessar:

IPOG – Instituto de Pós-Graduação e Graduação

Instituição de ensino com nome e reconhecimento no mercado, o IPOG fará total diferença no seu currículo. 

O IPOG conta com diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro docentes de excelência e renome no mercado. A proposta do IPOG é de um ensino humanizado, que estimula o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno e otimiza o seu plano de carreira.  

O Instituto está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal e tem quase 20 anos de experiência na formação de grandes especialistas.

Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado. Isso fez com que alcançássemos o status que temos hoje.

Não deixe de investir no seu futuro e se tornar o profissional com que sempre sonhou!

Artigos relacionados

Descubra como a boa gestão de contratos pode garantir a fluidez da obra Você já ouviu aquela frase popular “o combinado não sai caro”? Ela pode ser aplicada ao contexto da construção civil quando se trata da tão necessária gestão de contratos. Afinal, inconsistências contratuais e falta de organização costumam ser problemáticas p...
Serviços de Elétrica Residencial: Contrate Sempre o Melhor! Quando o assunto é serviço elétrico para residências ou empresas o lema é: Contrate sempre, “sempre” o melhor eletricista! Diferente de outros serviços como o de Colocação de Forros de Drywall ou mesmo o de Polimento de Pisos de Concreto a parte elétrica do im...
Afinal, quais são as áreas de atuação de um arquiteto? Uma dúvida muito comum entre aqueles que pretendem fazer um curso superior e até mesmo entre aqueles que já estão na área e exercem a função, mas que querem ampliar os horizontes no que diz respeito a profissão é: quais são as minhas áreas de atuação? Na arqu...

Sobre Lorí Crízel

Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Católica/RS; Mestre em Conforto Ambiental pela UFRJ; Membro do Comitê Especial Europeu de Pós-Graduação tendo atuado em: Inglaterra, Escócia, País de Gales e França; HA e Concept Designer – País de Gales, Inglaterra e França; Professor, Coordenador de Cursos e do Programa de Viagens de Estudos Internacionais do IPOG; Sócio-Proprietário do Escritório Crízel & Uren Arquitetos Associados detentor do Selo CREA/PR de Excelência em Projeto Arquitetônico; Atividades de imersão nos escritórios de Norman Foster (Londres), Zaha Hadid (Londres), Christian de Portzamparc (Paris), BIG (Copenhague), Hassell Studio (Cingapura), AEDAS Architecture (Cingapura), Architects 61 (Cingapura), Design Link Architects (Cingapura), Tandem Architects (Bangkok), DBALP Jam Factory (Bangkok) e X Architects (Dubai); Atividades Institucionais junto ao POLI.Design do Instituto Politécnico de Milão (Itália), McGill University (Canadá) e Universidade do Porto (Portugal).

Comentários