Conheça o poderoso efeito dos Gatilhos Mentais
3 minutos de leitura

Conheça o poderoso efeito dos Gatilhos Mentais

IPOG, Gatilhos Mentais

Todas as decisões humanas são tomadas primeiramente no inconsciente, e só depois vêm à consciência, normalmente acompanhadas de uma justificativa racional. Um estudo realizado pela Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS) mostrou que o ato de escolher pode ser dividido em três partes:

  1. Seu cérebro decide o que você vai fazer;
  2. Essa decisão aparece na sua consciência, o que transmite a sensação de que você está tomando a decisão de forma racional;
  3. Você age de acordo com a decisão tomada;

Por incrível que pareça, existe um número enorme de decisões que nosso cérebro toma e executa sem informar à nossa consciência. Entretanto, o nosso sistema nervoso possui um mecanismo de filtragem para validar as nossas escolhas. E é aí que entram os gatilhos mentais.

Esses gatilhos são diretrizes que nosso cérebro adota para não precisar fazer todo um trabalho de reflexão a cada decisão tomada. Técnicas de persuasão que se relacionam com aspectos instintivos, emocionais e sociais presentes em todos os seres humanos.

Os gatilhos mentais, quando aplicados de forma correta, são capazes de engajar as pessoas, motivando-as a agir. Veja abaixo quatro deles que você pode utilizar de forma rápida e comprovar a efetividade:

Gatilho de Escassez / Urgência

É comum ouvirmos a frase, “precisou perder para dar valor”, especialmente no que diz respeito a relacionamentos afetivos. Essa mesma lógica também funciona para os negócios. As pessoas costumam valorizar mais o produto que é escasso. O inconsciente coletivo associa que, quanto mais difícil for conseguir determinado objeto de desejo, mais raro e valioso ele é.

Esse gatilho é um dos mais poderosos. Quando o cliente não está totalmente seguro sobre comprar o produto, a possibilidade de não poder tê-lo o fará agir de forma mais rápida. Por exemplo, o bônus X só será dado até dia Y. Ou, o ingresso do evento ao vivo só será fornecido para os 200 primeiros compradores.

Gatilho de Reciprocidade

Há uma tendência natural a querer retribuir àquilo ou àquele que nos gera valor de alguma forma. Mas é claro que para alcançar o alvo é preciso que o cliente perceba esse ato como algo espontâneo. As ações devem primeiro ter como objetivo tornar a vida das pessoas mais simples, e depois, gerar algum lucro. Não o contrário, porque as pessoas sentem isso.

Esse é o gatilho mais nobre e dever ser usado em qualquer negócio, mesmo aqueles que não usam uma estratégia de marketing de conteúdo. Um exemplo do uso desse gatilho é quando a empresa oferece uma amostra grátis do produto ou serviço.

Com isso, a pessoa fica com a sensação de que ela está te devendo um favor e precisa retribuir de alguma forma. O mais importante é ter a reciprocidade como hábito, ela gera frutos para o negócio, e os ganhos estão além do que a ciência pode explicar. A sensação de ajudar as pessoas e sentir-se útil é imensurável.

Gatilho do Porque

Há uma frase famosa de que o que move o mundo não são as respostas e sim as perguntas. Por mais que nossas decisões sejam tomadas no âmbito do inconsciente, nossa mente sempre procura respostas para justificar nossas ações. As pessoas gostam de ter razões para o que elas fazem. Desta forma, busque sempre justificar o que você está fazendo. Quanto mais verdadeiro for seu argumento, maiores serão as chances de seu público confiar em você.

Se não existir uma explicação, geralmente as pessoas desconfiam que é somente uma estratégia de venda. Outro detalhe importantíssimo é que se você disse que as vendas se encerrarão amanhã, elas devem encerrar amanhã mesmo.

Gatilho de Antecipação

Para usar esse gatilho em sua estratégia é preciso planejar o lançamento do produto e começar a fazer a publicidade com informações e dicas sobre ele, semanas ou meses antes do lançamento.

Nesse caso se realiza entrevistas com especialistas na área, escreve-se artigos que mostram um pouco da história e até mesmo cria-se um trailer para o produto que será lançado. Se for possível, pessoas influentes também comentam sobre o produto que está por vir.

Assim, é formada uma comunidade de pessoas ansiosas para comprar o produto, especialmente se já houver uma demanda latente por ele.

Artigos relacionados

Conheça as principais ferramentas de Business Intelligence Você sabe quais são as principais ferramentas de Business Intelligence? A inteligência de mercado ou Business Intelligence (BI), como ficou conhecida no mundo todo, é uma forma de se entender como comportam os prospects de uma empresa, ou mesmo seus concorren...
Por que minha empresa deve estar nas Redes Sociais? As redes sociais, mais do que nunca, integram a rotina e fazem parte da vida de bilhões de pessoas. Só para se ter uma ideia, os brasileiros passam, em média, 9 horas diárias navegando na internet; nas redes sociais, são mais de 3 horas por dia! As informações...
Ideias que merecem sair do papel O empreendedor e professor do IPOG Bruno Perin lança o seu terceiro livro “Sem Dinheiro: como construir uma start up com pouca grana”, trazendo sua experiência pessoal bem sucedida à frente de três modelos diferentes de start ups. Na obra, o administrador expl...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br