O que é a perícia ambiental e como se especializar na área?
4 minutos de leitura

Perícia ambiental: o que é e como se especializar nessa área?

O mercado de trabalho para a área de perícia ambiental tem uma demanda crescente por profissionais qualificados. Isso se deve à necessidade do cumprimento da legislação ambiental no país e do foco cada vez maior em ações sustentáveis e de recuperação do meio ambiente.

No entanto, o setor exige profissionais cada vez mais capacitados para fazer análises técnicas detalhadas. Assim, eles são capazes de contribuir para empresas com soluções inteligentes ligadas à tecnologia aplicada à gestão ambiental.

Neste artigo, apresentamos por que a perícia ambiental é importante e qual é a função do perito ambiental. Também esclarecemos como está o mercado de trabalho para essa área e quais são as oportunidades que surgem para quem se especializa no setor. Confira!

A importância da perícia ambiental

A perícia ambiental é importante para auxiliar o juiz, por meio de conhecimento técnico, a encontrar soluções relacionadas a danos e crimes ambientais. Assim, é possível oferecer decisões justas e tomadas com base em peritos do setor.

A comprovação para elucidar processos ambientais, por meio de laudos produzidos por profissionais com conhecimento técnico para tal, fundamenta-se no que é previsto no Código de Processo Civil.

Assim, esses laudos devem ser elaborados por pessoas de diferentes áreas, a fim de conferir o caráter disciplinar que o objeto propõe.

Além disso, a perícia pressupõe imparcialidade na produção do documento.

Qual é a função do perito ambiental?

O perito ambiental é um profissional de extrema importância que tem como função elaborar a documentação que pode ou não confirmar a existência do dano ambiental e a sua extensão.

É com base nessa análise técnica que os magistrados aplicam sentenças, conforme as provas apresentadas e a gravidade do crime.

Sendo assim, é essencial que os profissionais sejam devidamente capacitados, fazendo análises com precisão, com o propósito de encontrar o melhor projeto de recuperação da área degradada.

O perito judicial deve ser nomeado pelo juiz e não deve ter qualquer interesse em uma das partes. Já as outras partes envolvidas podem indicar um assistente técnico para acompanhar os trabalhos da perícia.

Diferenças entre perícia oficial e judicial

Embora os dois termos sejam confundidos, existem algumas distinções entre perícia oficial e perícia judicial.

Confira, a seguir, as principais características de cada uma.

Perícia oficial

A perícia oficial é aquela em que os servidores públicos atuam. São profissionais concursados que executam esse tipo de perícia, a exemplo daqueles que trabalham em polícia técnico-científica, seja em âmbito municipal, estadual ou federal.

Perícia judicial

A perícia judicial é justamente aquela indicada pelo juiz responsável pelo processo. Assim, deve ser executada por um profissional especialista na área, que deve atuar como perito somente durante o período do processo.

Como está o mercado de trabalho para perícia e auditoria ambiental?

O setor de perícia ambiental no país está em expansão, principalmente devido ao aperfeiçoamento da legislação ambiental. Diante disso, os profissionais especializados podem prestar auxílio à Justiça com documentação probatória pertinente.

Geralmente, a perícia é realizada por profissionais com, ao menos, Ensino Superior. Isso porque, além do conhecimento técnico necessário para atuar com essa função, a legislação da área exige formação superior.

Como é a rotina do perito ambiental?

Uma das principais características da rotina de trabalho do perito é a flexibilidade. Essa categoria profissional não precisa cumprir uma jornada de trabalho rígida. Em vez disso, deve receber conforme as nomeações feitas pela Justiça para atuar em demandas processuais específicas.

Quanto ganha um perito ambiental?

A remuneração do perito ambiental é bastante variável, pois leva em conta o serviço prestado. Os rendimentos dependem da complexidade do trabalho e se há uma qualificação exigida.

O local de atuação é mais um fator que influencia na remuneração. Em São Paulo, por exemplo, o perito ganha R$ 360 por hora de trabalho. No Paraná, por sua vez, o valor é de R$ 430 por hora.

MBA em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental: faça sua especialização com o IPOG

O MBA em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental do IPOG desenvolve as suas habilidades de pesquisa, interpretação e análise de laudos periciais, além de relatórios e de pareceres de auditoria.

Se você tem interesse por esse campo de atuação, é preciso entender que ele demanda constante aprimoramento e exige um desempenho multidisciplinar.

Além disso, os profissionais desse setor devem apresentar competências de articulação e de negociação.

Com a formação do IPOG, os estudantes conhecem as condições da problemática ambiental vigente, a fim de desenvolver consciência crítica e dinâmica. Com isso, é possível aprender a desenvolver programas na área socioambiental e a realizar auditoria e/ou perícia judicial e extrajudicial.

A especialização oferece bases para que você consiga oportunidades no mercado de trabalho como auditor ambiental, perito ambiental, assistente técnico ou consultor ambiental.

Módulos do curso

  • Questões Ambientais Globais;
  • Responsabilidade Social;
  • Saneamento Ambiental;
  • Direito Ambiental;
  • Gestão Ambiental;
  • Auditoria Ambiental;
  • Perícia Ambiental;
  • Governança Corporativa: Avaliação e Gestão de Riscos Ambientais;
  • Avaliação de Impactos Ambientais;
  • Gerenciamento de Áreas Contaminadas;
  • Consultoria Ambiental;
  • Compliance: Evolução, Conceitos e Fundamentos.

Conheça os diferenciais de ter o IPOG no seu currículo

O IPOG tem mais de 50 unidades em todo o país para atender ao propósito de especializar profissionais com a melhor qualidade de ensino do país. Os resultados de excelência em resultados são fruto do atendimento às exigências do mercado e, sobretudo, da valorização do ser humano.

Confira, a seguir, pontos em que o IPOG se diferencia das demais instituições de educação superior.

Alto índice de satisfação entre alunos

Uma comprovação do padrão de qualidade do IPOG é o índice de satisfação entre os alunos, que chega a 97,14%. Mais de 100 mil alunos em todo o Brasil já levam em seus currículos a marca da instituição.

Além disso, a instituição se mantém em plena expansão para atender às necessidades dos 25 mil alunos que frequentam os cursos atualmente e para aqueles que ainda chegarão.

Corpo docente especializado

O corpo docente é composto por mais de 800 mestres e doutores que apresentam uma vasta experiência em suas áreas de atuação. Com isso, os professores do IPOG atingiram reconhecimento pela expressividade de seus projetos e podem engajar estudantes na resolução de problemas reais do mercado de trabalho.

Aprendizado prático

Cada módulo oferecido nos cursos do IPOG é planejado a partir da responsabilidade de levar ao aluno uma sólida abordagem teórica. No entanto, a instituição também é focada em fornecer conceitos que podem ser aplicados na prática.

Assim, é possível desenvolver todo o potencial competitivo do estudante para que ele chegue pronto para ocupar as melhores posições em suas áreas de atuação.

Tenha uma formação sólida e completa com foco na perícia ambiental

Quer se destacar no mercado e encarar desafios profissionais com excelência?

Invista em uma formação completa e sólida que acompanhe as últimas tendências do setor de engenharia ambiental.

Visite a página do MBA em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental do IPOG, preencha o formulário e fale com nossos consultores de carreira.

Gostou deste conteúdo? Leia também outros artigos em nosso blog:

Artigos relacionados

Conheça 4 cargos que estão em alta na Engenharia Recentemente, uma reportagem publicada no site da Revista Exame abordou a reação no mercado da Engenharia. A base para a produção do conteúdo foi um novo estudo de tendências e salários no Brasil elaborado pela consultoria de recrutamento HAYS. Segundo o rela...
MBA em Projeto, Desempenho e Construção de Estruturas e Fundações: um curso que supre a alta procura... Com tantos profissionais graduados, o mercado de construção civil acabou saturado. Não por falta de vagas, mas sim por falta de profissionais qualificados. Hoje, é essencial ter conhecimento técnico aprofundado, acompanhar as tendências do mercado e se apr...
Manutenção predial: como o IPOG ajuda você a garantir melhor desempenho das construções Sabemos que o planejamento da obra é tão importante quanto a manutenção predial ao longo dos anos em se tratando da construção civil. Esse cuidado depois de ter o prédio pronto é essencial para manter a vida útil de uma edificação e se adiantar em casos de pr...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo.

Comentários