Confira 10 boas práticas ambientais para aplicar em sua empresa
2 minutos de leitura
24 de fevereiro de 2017

Confira 10 boas práticas ambientais para aplicar em sua empresa

práticas ambientais para aplicar em sua empresa

Com o aumento do debate em torno de questões ambientais nos últimos anos, o grande desafio é conciliar o crescimento econômico com a preservação do meio ambiente. Sendo assim, é fundamental incluir nas principais decisões empresariais uma gestão ambiental eficiente para garantir o desenvolvimento sustentável do seu negócio.

A implantação de boas práticas ambientais traz muitos benefícios aos envolvidos, além de gerar mais simpatia e admiração por parte do cliente no momento de decidir pela compra.

Considerando a importância desse tema, listamos

10 boas práticas ambientais para você aplicar em sua empresa:

Crie uma política sustentável:

Ter diretrizes para a execução de boas práticas ambientais gera resultados positivos para o negócio. Adote normas para preservar os recursos naturais utilizados na sua empresa.

Aplique os 5R’s:

  1. Repensar os hábitos de consumo,
  2. Reduzir a geração de lixo,
  3. Reaproveitar os objetos,
  4. Reciclar materiais para transformar em novos produtos e
  5. Recusar o uso de produtos que geram alto impacto ambiental.

Essas são atitudes iniciais indispensáveis para a conservação do meio ambiente.

Estabeleça metas ambientais:

Implante um sistema de produção mais sustentável e menos agressivo ao meio ambiente. Faça o compromisso de reduzir as emissões de gás carbônico, a geração de lixo e o consumo de água, papel e energia.

Desenvolva um plano estratégico sustentável:

Faça um diagnóstico de todos os processos da empresa, tanto no escritório, quanto na produção; identifique os recursos renováveis e não renováveis utilizados e busque alternativas para reduzir o consumo. Otimize os processos, invista em equipamentos e tecnologias que minimizem impactos ambientais; faça o correto tratamento de efluentes e implante o sistema de logística reversa.

Conscientize os colaboradores e a comunidade:

Desenvolva ações e campanhas para disseminar a cultura sustentável com todos os funcionários. Realize programas de educação ambiental com a comunidade para conscientizar e mostrar a importância do cuidado com o meio ambiente.

Faça parcerias sustentáveis:

Realize ações com clientes, fornecedores, comunidade e governo para gerar projetos que promovam o desenvolvimento sustentável e social.

Plante:

Utilize a prática de reflorestamento e/ou doe mudas para incentivar o plantio de árvores.

Esteja em dia com as leis ambientais:

Comprometa-se em gerir o seu negócio de acordo com a legislação do órgão ambiental competente.

Dê continuidade nas ações:

Crie estratégias para manter e melhorar os projetos que já estão em desenvolvimento.

Tenha iniciativas ambientais:

Tenha um olhar crítico para verificar novas oportunidades que contribuem com a preservação ambiental.

A execução de boas práticas ambientais diárias minimiza o impacto gerado pela organização ao meio ambiente e gera retorno financeiro à empresa. O seu cliente vai confiar ainda mais no produto ou serviço que é feito por meio de um processo sustentável. Em outras palavras: gestão sustentável melhora e contribui para a preservação do meio ambiente e será, sempre, um bom negócio para qualquer empresa.

Ficou interessado nas boas práticas ambientais para aplicar em sua empresa? Conheça os MBAs Planejamento Urbano SustentávelAgronegócio & Agroindústria com Ênfase em Sustentabilidade do IPOG.


Artigos relacionados

Por que o projeto luminotécnico é tão importante? Em um passado não muito distante, acreditava-se que o projeto luminotécnico era o último a ser contemplado nas etapas de idealização de um projeto arquitetônico. Primeiro se concebia o layout da obra por completo, para só depois se pensar na aplicação da luz. ...
Quais as expectativas do mercado de trabalho para profissionais de Design de Interiores em 2019? O mercado de trabalho para o profissional que idealiza, planeja e organiza de maneira adequada e responsável os ambientes interiores residenciais, corporativos, comerciais e até cenográficos estará em grande expansão em 2019, segundo constatações de profission...
LCC: Ferramenta para Gestão da Qualidade em Obras Constantemente, a gente tem falado aqui no Blog IPOG sobre a importância dos processos para o controle e qualidade da obra, não é mesmo? Isso porque a realização de uma obra envolve uma série de fatores como prazo, custos, recursos, etc. Para que tudo corra...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo.

Comentários