Perícia em engenharia: aprenda a diagnosticar patologias em construções
5 minutos de leitura

Perícia em engenharia: aprenda a diagnosticar e a tratar patologias em construções

A engenharia ocupa um lugar de destaque não só pela oportunidade em termos de ascensão financeira, mas também pelo fato de ser uma profissão com diferentes áreas de atuação.

Nesse contexto, a perícia em engenharia entra como uma profissão que mescla conceitos investigativos com o universo da construção civil. É uma carreira que oferece grandes oportunidades para quem deseja boas oportunidades de atuação e ampliar o leque de atuação.

Para isso, é essencial contar com uma pós-graduação que ofereça conhecimento especializado e útil para diagnosticar e tratar patologias em construções.

Confira, neste artigo, o que é a perícia em engenharia e os pontos de atenção nas construções, além de saber o curso certo para fazer esse trabalho.

O que é perícia de engenharia?

A perícia de engenharia é responsável pelas análises de dados sobre as condições técnicas de um imóvel, pontes, estradas, equipamentos, máquinas, edificação ou de qualquer produto de engenharia.

Essa análise é feita pelo perito para garantir a segurança do usuário de edificações, já que por meio dela é feita a prevenção de possíveis desastres.

Qual é a importância da perícia nas construções?

Na construção civil, a perícia é uma parte essencial porque investiga os problemas estruturais e, dessa forma, ajuda na prevenção e evita incidentes.

Tudo feito por meio dos laudos elaborados pelos peritos que detectam o grau de comprometimento da estrutura.

Assim, ela é exigida sempre que houver sintomas aparentes de patologia em uma edificação, demonstrando que algum sistema está em processo de falência, o que fatalmente pode evoluir para uma situação grave.

6 pontos de atenção nas construções

Existem muitos aspectos para a construção de um imóvel, entre eles garantir a segurança, a qualidade e a durabilidade do empreendimento. Porém, para que isso realmente aconteça, é necessário ter atenção em alguns pontos.

Confira os seis principais:

1. Fundações

As fundações são uma parte essencial para qualquer edificação. Elas são encarregadas de distribuir o peso da construção no chão. Se não forem bem construídas, podem gerar deslizamento do solo, rachaduras e trincas nas paredes.

2. Vedações

Já as vedações são utilizadas para impossibilitar infiltrações. Assim, são essenciais para evitar que a estrutura da construção seja comprometida por umidade, além de ajudarem a manter a estética.

3. Fissuras

As fissuras nas construções são um sinal de que algo deu errado. Basicamente, são aberturas de até 5 mm que aparecem em paredes ou no teto e, geralmente, acontecem por causa de dilatação térmica, sobrecarga ou infiltrações na estrutura.

Todas as estruturas devem ser bem-feitas para que elas não apareçam. Se isso acontecer, é preciso atenção para que não evoluam e prejudiquem a obra.

4. Instalações elétricas

As instalações elétricas são parte fundamental da estrutura. Isso porque elas são a principal parte do sistema elétrico, sendo representadas pelas ligações e conexões eletrônicas essenciais para que a obra esteja finalizada e usada de forma eficiente.

5. Impermeabilizações

Durante a construção, será muito importante o uso de alguns produtos específicos, tanto para fixar certos materiais quanto para protegê-los de possíveis contatos com a umidade. A impermeabilização representa justamente essa técnica para assegurar algumas áreas da edificação contra a invasão de água.

6. Materiais usados

Por fim, os materiais de construções, assim como os equipamentos utilizados são essenciais para a concretização da obra. Afinal, qualquer escolha equivocada ou de produtos de má qualidade pode significar danos na estrutura no futuro.

Sendo assim, deve-se procurar escolher bons materiais e componentes, sempre buscando um equilíbrio entre o custo-benefício.

Como aprender a diagnosticar patologias em construção?

Quando o engenheiro se forma e se regulariza no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), ele já tem condições para elaborar laudos e relatórios técnicos. Porém, para conseguir atuar como um perito, é preciso conhecimentos mais avançados, especialmente na análise dos possíveis problemas que podem surgir em uma construção.

Por isso, a melhor forma de aprender a diagnosticar patologias em construção é fazendo uma pós-graduação na área.

Assim, o profissional terá todo o aparato técnico necessário para diagnosticar problemas, desenvolver laudos e tornar-se referência em um setor tão promissor.

Pós-graduação em Manifestações Patológicas em Construções: Diagnósticos e Tratamentos

Quem está buscando uma especialização que ainda faça parte do universo da engenharia, a Pós-graduação em Manifestações Patológicas em Construções: Diagnósticos e Tratamentos é uma excelente oportunidade.

Durante o curso, o estudante aprenderá metodologias e técnicas que o ajudem a projetar obras mais duradouras e que evite problemas estruturais. Assim, conhecimentos como desempenho predial, gerenciamento da qualidade das obras, avaliação e diagnósticos de patologias são apresentados de forma teórica e prática para aplicação no dia a dia da profissão.

Módulos do curso

  • Introdução à Patologia das Construções
  • Laudos, Vistorias e Perícia Judicial
  • Patologia das Fundações
  • Patologia das Estruturas de Concreto Armado
  • Patologia das Vedações, dos Revestimentos e dos Pisos Argamassados e Cerâmicos Residenciais e Industriais
  • Patologia das Instalações Elétricas, Hidrossanitárias e Combate a Incêndio
  • Fissuras nas Edificações: Diagnósticos, Prevenções e Tratamentos
  • Umidade nas Edificações e Impermeabilizações
  • Ensaios para Diagnósticos
  • Patologia das Estruturas Pré-Moldadas, Protendidas, Metálicas e de Madeiras
  • Patologia em Taludes, Muros de Contenções, Túneis e Barragens
  • Recuperação e Reforço de Estruturas de Concreto Armado

Mercado de trabalho

O perito em construção civil é uma área com bastante demanda e que permite atuação diversa. Ele é muito buscado para que as construtoras façam o controle de qualidade das obras e das vistorias e entreguem os laudos do empreendimento.

Além disso, ele pode trabalhar em incorporadoras e com consultoria técnicas, elaborando desde projetos até laudos, vistorias e perícias judiciais na área.

Por que escolher o IPOG para fazer sua pós-graduação?

O IPOG é uma instituição consolidada no setor educacional brasileiro e conhecida pela qualidade do ensino oferecido nos cursos de graduação, curta duração e pós-graduação.

Em todos eles, a instituição foca em uma metodologia prática, que proporciona a relação complementar com a teoria.

Confira outros pontos que fazem o IPOG ser a escolha de milhares de brasileiros.

Foco na prática profissional

Uma das grandes características dos cursos oferecidos pelo IPOG é o foco na prática. Isso significa que as disciplinas são elaboradas para mostrar as situações reais que eventualmente os estudantes enfrentarão.

Para isso, os profissionais fazem estudos de casos e debates para entender as principais necessidades dos clientes e quais são as melhores soluções.

Professores de renome no mercado

O corpo docente do IPOG é formado por mestres e doutores consolidados em seus projetos acadêmicos e profissionais. Com isso, é possível ter maior eficiência no repasse dos conhecimentos e proporcionar ao estudante uma formação voltada para as necessidades e para as tendências do mercado.

Possibilidade de networking

Durante a pós-graduação, um dos aspectos mais valorizados é a possibilidade de networking com professores e outros profissionais. É uma troca rica para conhecer novos nichos e abrir oportunidades de atuação na área.

Impulsione sua carreira com uma especialização em perícia em engenharia

A perícia em engenharia é uma ótima oportunidade para expandir a sua carreira e entrar em uma área com bastante demanda, além de adquirir conhecimentos sobre as patologias que atingem as construções de maneira geral.

Por isso, você precisa da melhor preparação para chegar ao mercado e conquistar seu espaço.

Invista na Pós-graduação em Manifestações Patológicas em Construções: Diagnósticos e Tratamentos.

Acesse a página do curso, preencha o formulário e fale com nossos consultores de carreira.

Artigos relacionados

Softwares na construção civil: os caminhos da inovação com o digital twins Os digital twins (ou gêmeos digitais) são a cópia digital e exata de um objeto ou sistema. A tendência é que a busca por essa tecnologia seja cada vez maior nas áreas de construção civil e de engenharia. Por isso, os profissionais precisam estar preparados pa...
Engenheiro ferroviário: conheça a especialização ideal para construção e manutenção de linhas... O setor ferroviário foi o primeiro negócio de amplo desenvolvimento do país, uma área ligada à locomoção e que teve um impacto significativo para as nossas atividades comerciais. O meio foi essencial não só para o carregamento de mercadorias, mas também pa...
Projetos Ferroviários em BIM: agregue valor com o potencial da tecnologia A modernização dos processos tradicionais na construção civil já é uma realidade. Computadores, softwares para a projeção e sistemas de análises são só alguns bons exemplos de como isso funciona. Com o apoio dessas tecnologias, o engenheiro tem maior previ...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br