Auditor ambiental: conheça o MBA completo do IPOG
4 minutos de leitura
26 de maio de 2022

Conheça a especialização remota em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental do IPOG e torne-se um auditor ambiental

Conheça a especialização remota em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental do IPOG e torne-se um auditor ambiental

Não é mais possível falar em crescimento econômico e social sem levar em consideração questões de sustentabilidade e do mercado ambiental nas empresas e órgãos públicos. Também não se trata apenas de cumprir a legislação, mas de reconhecer que os clientes também estão valorizando isso.

Especialmente com a recente crise sanitária em escala global, a tendência na adoção de boas práticas de ESG (environmental, social, governance, em português: ambiental, social e governança corporativa) é um aspecto que tem atraído investidores e reorientado os esforços da gestão de negócios.

Nesse cenário, o gestor e o auditor ambiental são peças fundamentais para obter bons resultados no índices de qualidade e para a prevenção de desastres.

Neste artigo, conheça mais sobre a profissão de auditor ambiental e conheça o sólido MBA do IPOG nessa área. Boa leitura!

O que é um auditor ambiental?

O auditor ambiental é o profissional responsável pela avaliação sistemática, documentada e periódica das operações e dados de organizações do poder público e privado com objetivos diversos.

A auditoria ambiental pode ser realizada nas empresas com o objetivo de verificar o cumprimento da legislação ambiental, na esfera federal, estadual ou municipal, bem como analisar o desempenho em relação a indicadores ambientais, a exemplo da utilização de recursos naturais, geração de resíduos, consumo de energia etc.

Por que esse profissional está cada vez mais requisitado no mercado

Empresas e indústrias estão sempre diante da necessidade de um auditor interno ou externo para avaliar seus processos, fazer melhorias contínuas e agregar boas práticas, e não apenas por conformidade legal.

O auditor ambiental também trabalha com auditoria de descomissionamento, investigando prejuízos ambientais relacionados à cadeia produtiva, realizando a auditoria de sistemas de gestão ambiental e em casos pós-acidentais.

Os diversos tipos de auditoria ambiental geram muita demanda pelo profissional, uma vez que há vantagens para os negócios, como: prevenção de multas e processos legais, redução de custos com correção de falhas.

Além disso, a preocupação com a responsabilidade ambiental se tornou um diferencial competitivo.

Especialização é chave para uma carreira de sucesso na área

Cada dia mais as pessoas estão entendendo que somente a graduação não é o suficiente para lidar com os desafios e mudanças constantes nas carreiras e profissões.

Na área ambiental, isso não é diferente. As questões referentes à legislação e à crescente adoção de programas de compliance nas instituições são alguns exemplos dos contextos que têm impulsionado uma pós-graduação para a função de auditor ambiental.

É preciso ter assertividade e solidez para conduzir as auditorias, estar em dia com os critérios referentes a normas, documentos, relatórios e procedimentos técnicos. Os cursos de especialização garantem essa capacitação mais especializada, que se traduz em qualidade, e permitem se destacar no mercado de trabalho.

Conheça a especialização em Auditoria Ambiental do IPOG

Pensando em ofertar uma especialização que faça diferença no currículo de um auditor ambiental, o IPOG criou o MBA remoto em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental, que habilita triplamente o estudante, fortalecendo o seu perfil profissional.

Disciplinas

A grade curricular é composta de 12 módulos, distribuídos em mais de 400 horas de carga horária.

  1. Questões Ambientais Globais
  2. Responsabilidade Social
  3. Saneamento Ambiental
  4. Direito Ambiental
  5. Gestão Ambiental
  6. Auditoria Ambiental
  7. Perícia Ambiental
  8. Avaliação e Gestão de Riscos Ambientais
  9. Avaliação de Impactos Ambientais
  10. Gestão de Áreas Contaminadas
  11. Consultoria Ambiental
  12. Desenvolvimento Integral do Potencial Humano

Para quem é indicado?

Engenheiros, agrônomos, geógrafos e biólogos são os perfis mais comuns nesse campo de atuação, mas qualquer graduado pode fazer pós-graduação.

Assim, profissionais graduados que desejam atuar no mercado como auditor ambiental, perito ambiental, assistente técnico ou consultor ambiental ou que já trabalham em algum desses segmentos e precisam atualizar os conhecimentos, ganhando mais assertividade e produtividade, são as indicações.

Aulas remotas

Tendo uma ampla experiência com a oferta de várias modalidades de ensino, inclusive a EAD, diante das medidas de isolamento social por causa da pandemia, o IPOG está ofertando cursos com a modalidade remota/ao vivo pela internet.

As aulas cultivam o melhor da interatividade e dinâmica do ensino presencial, com horários fixos, e se unem à comodidade do ensino a distância, já que o aluno pode estudar de onde quiser, sem as despesas de transporte e alimentação fora de casa.

Por que o IPOG é a melhor opção para quem quer ter uma formação de impacto?

O IPOG está há 20 anos formando especialistas reconhecidos pela qualidade no mercado de trabalho. Isso ocorre porque toda a estrutura pedagógica dos cursos de pós-graduação oferecidos é focada nos desafios reais das profissões.

Metodologia inovadora

A metodologia utilizada nos cursos do IPOG proporciona ao estudante uma aprendizagem efetiva, já que ao longo da formação os conhecimentos já trabalhados são retomados e ampliados. Além disso, um aspecto fundamental é que os alunos são capazes de aplicar imediatamente ao seu dia a dia o que foi aprendido.

Corpo docente

O grupo de professores do IPOG é composto de pessoas com longa trajetória acadêmica e profissional. São especialistas, mestres e doutores de todo o Brasil com experiência real e diária em perícia, auditoria e gestão ambiental.

Tudo para que o aluno tenha acesso ao que há de mais atual em teoria e prática na área.

Visão holística do estudante

No IPOG, a capacitação não apenas visa à construção de um arsenal sólido de habilidades técnicas, mas também se pensa no estudante da perspectiva de crescimento na carreira e pessoal.

Essa é a razão pela qual há uma disciplina específica dedicada ao desenvolvimento do potencial humano na grade curricular. Assim, o aluno aprende de forma estratégica a se posicionar no mercado, ampliando também as suas soft skills.

Se você deseja sair na frente da concorrência e dar um upgrade na sua carreira no mercado ambiental, fale conosco e conheça as vantagens de se tornar um aluno IPOG.

Gostou deste artigo sobre auditor ambiental? Confira mais 2 títulos que podem interessar:

Artigos relacionados

Gestão de Pessoas: Eduardo Teixeira conta como alcançou suas metas profissionais após especialização... Para trabalhar na área de gestão de pessoas na indústria farmacêutica - ou em qualquer outro segmento de mercado - é preciso possuir habilidades sociais, além de muitos conhecimentos técnicos. O executivo e ex-aluno do curso de MBA Gestão de Pessoas por Compe...
Conheça as profissões que continuam aquecidas em tempos de crise O ano de 2016 foi desafiador para o setor econômico brasileiro, mas, apesar da crise financeira, existem profissões que continuam aquecidas e estão em alta e oferecem bons salários, embora eles não tenham tido grandes reajustes. Porém, essas vagas estão reserv...
Culture code: uma chave para alavancar resultados nas empresas Nos momentos mais desafiadores para um negócio, uma cultura organizacional bem transmitida e coesa pode ser a chave para melhores resultados. É por essa razão que o investimento em culture code, ou código de cultura, está tão em alta. Para Daniel Coyle, au...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo.

Comentários