Como o trabalho sustentável pode mudar sua empresa
2 minutos de leitura
10 de fevereiro de 2017

Como o trabalho sustentável pode mudar sua empresa

IPOG, Trabalho sustentável

Cada dia mais as pessoas têm falado sobre sustentabilidade. E embora o termo seja ainda muito abrangente, ele pode ser dividido em três pontos muito importantes: o econômico, o ambiental e o social. Cada um deles traz suas particularidades, o que vai depender do olhar de quem o observa.

Mas, as empresas que sabem unir esses três aspectos acabam largando na frente e melhorando o desempenho de seu empreendimento, desde a qualidade de vida dos colaboradores aos impactos causados no meio ambiente e até mesmo no equilíbrio financeiro.

Entenda como um trabalho sustentável pode mudar a vida da sua empresa:

Redução do impacto ambiental: Leis mais rígidas têm surgido no país para defender o meio ambiente nos últimos anos. Com isso, as empresas precisam ter consciência do seu papel social. Além disso, nossa geração tem trabalhado muito com a ideia de que devemos prezar pelas gerações futuras, não deixando um legado de destruição e poluição. E, mesmo que a sua empresa já esteja obedecendo os limites dos recursos que podem ser explorados, lembre-se: você sempre pode fazer um pouco mais. Use a criatividade e explore os mínimos detalhes, como a economia de papel e energia elétrica, que podem gerar benefícios lucrativos para a empresa, como para a natureza.

Qualidade de vida dos funcionários: As empresas que não se preocupam com o impacto que elas causam com o desperdício de recursos naturais ou com a segurança e bem-estar de seus colaboradores, provavelmente, não terá uma vida longa. Em sua grande maioria, hoje, as pessoas não se sentem à vontade em trabalhar em um local que são negligenciadas, e essa insatisfação acaba gerando um impacto negativo no desempenho do trabalho e produtividade, afetando, no final, o lucro da organização. Quando um funcionário sente prestígio por aquilo que faz ele se torna mais satisfeito, comprometido e, principalmente, motivado.

Economia: Esse ponto é consequência de um trabalho realizado de forma consciente. Se você aproveita da melhor maneira os recursos que a natureza oferece, consequentemente terá a condição de reduzir os gastos da organização, sabendo reaproveitar materiais e evitar desperdícios. Além disso, já falamos da qualidade de trabalho dos funcionários em uma empresa consciente, o que aumenta a produtividade. E, hoje o governo já oferece alguns incentivos fiscais para empresas sustentáveis.

Agora que você já sabe como o papel da sua empresa é fundamental para o incentivo das práticas sustentáveis e que elas não são um empecilho para o seu crescimento, e sim, um auxílio, é hora de colocar tudo em prática!


Artigos relacionados

Entenda quais são os 4 principais erros de RH Se existe um departamento que tem necessitado se renovar a cada dia, sem dúvida, é o famoso RH! Quem diria que o setor das organizações que mais esteve relacionado com gente durante todo o tempo, também precisasse repensar sua maneira de lidar com o ser humano...
Brasil: um país com DNA empreendedor Seja em momentos de crise, ou mesmo de prosperidade econômica, o brasileiro possui em seu DNA um elemento empreendedor, que o destaca do restante da população mundial. Para se ter uma ideia, na comparação mundial, o Brasil apresenta a maior taxa de empreendedo...
Contratação de Pessoa Física por empresas: pontos de atenção! A contratação de trabalhadores requer a observância das regras trabalhistas e previdenciárias atuais. Sendo assim, cabe ao empregador pessoa física ou jurídica ficar atento às regras legais que envolvem o tema.Neste contexto, é importante esclarecer que em...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo.

Comentários