Como o trabalho sustentável pode mudar sua empresa
2 minutos de leitura
10 de fevereiro de 2017

Como o trabalho sustentável pode mudar sua empresa

IPOG, Trabalho sustentável

Cada dia mais as pessoas têm falado sobre sustentabilidade. E embora o termo seja ainda muito abrangente, ele pode ser dividido em três pontos muito importantes: o econômico, o ambiental e o social. Cada um deles traz suas particularidades, o que vai depender do olhar de quem o observa.

Mas, as empresas que sabem unir esses três aspectos acabam largando na frente e melhorando o desempenho de seu empreendimento, desde a qualidade de vida dos colaboradores aos impactos causados no meio ambiente e até mesmo no equilíbrio financeiro.

Entenda como um trabalho sustentável pode mudar a vida da sua empresa:

Redução do impacto ambiental:

Leis mais rígidas têm surgido no país para defender o meio ambiente nos últimos anos. Com isso, as empresas precisam ter consciência do seu papel social. Além disso, nossa geração tem trabalhado muito com a ideia de que devemos prezar pelas gerações futuras, não deixando um legado de destruição e poluição. E, mesmo que a sua empresa já esteja obedecendo os limites dos recursos que podem ser explorados, lembre-se: você sempre pode fazer um pouco mais. Use a criatividade e explore os mínimos detalhes, como a economia de papel e energia elétrica, que podem gerar benefícios lucrativos para a empresa, como para a natureza.

Qualidade de vida dos funcionários:

As empresas que não se preocupam com o impacto que elas causam com o desperdício de recursos naturais ou com a segurança e bem-estar de seus colaboradores, provavelmente, não terá uma vida longa. Em sua grande maioria, hoje, as pessoas não se sentem à vontade em trabalhar em um local que são negligenciadas, e essa insatisfação acaba gerando um impacto negativo no desempenho do trabalho e produtividade, afetando, no final, o lucro da organização. Quando um funcionário sente prestígio por aquilo que faz ele se torna mais satisfeito, comprometido e, principalmente, motivado.

Economia:

Esse ponto é consequência de um trabalho realizado de forma consciente. Se você aproveita da melhor maneira os recursos que a natureza oferece, consequentemente terá a condição de reduzir os gastos da organização, sabendo reaproveitar materiais e evitar desperdícios. Além disso, já falamos da qualidade de trabalho dos funcionários em uma empresa consciente, o que aumenta a produtividade. E, hoje o governo já oferece alguns incentivos fiscais para empresas sustentáveis.

Agora que você já sabe como o papel da sua empresa é fundamental para o incentivo das práticas sustentáveis e que elas não são um empecilho para o seu crescimento, e sim, um auxílio, é hora de colocar tudo em prática!

Conheça o MBA Agronegócio & Agroindústria com Ênfase em Sustentabilidade e leia também Plantio sustentável: estratégia de controle do aquecimento global.


Artigos relacionados

Equipes de alta performance: conheça as estratégias de Dirk Zobiak aplicadas nas redes de hotéis De descendência alemã e legitimamente brasileira, o administrador de empresas, Dirk Jurgen Santos Zobiak ocupa a gerência geral de um dos principais hotéis da capital do Piauí, em Teresina. Contando mais de 13 anos de experiência no setor hoteleiro, Dirk condu...
Mulheres empreendedoras: conheça a história de uma parceria de sucesso A educação formal e profissionalizante tem o poder de libertar as pessoas para darem vazão às suas aspirações e estruturar seus próprios negócios. Por meio da capacitação profissional as pessoas têm conseguido assumir o protagonismo de suas próprias carreiras ...
Jovens assumem o comando das empresas Grande domínio das novas tecnologias, criatividade, proatividade e objetividade. Essas são características altamente valorizadas pelas empresas atualmente. São também típicas qualidades dos jovens de hoje, que mesmo com pouca idade, já chegam ao mercado de tra...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo.

Comentários