Psicóloga se destaca com a especialização em Avaliação Psicológica
4 minutos de leitura

Psicóloga se destaca com a especialização em Avaliação Psicológica

especialização em Avaliação Psicológica

Estudar sempre foi a melhor forma de adquirir conhecimento para nos tornar ainda melhor e evoluir na vida pessoal e profissional. E para exemplificar isso, hoje você vai conhecer a trajetória profissional da psicóloga Larissa S. Pereira, que sempre investiu na aquisição do saber e encontrou várias oportunidades de atuação profissional após se tornar especialista em Avaliação Psicológica.

Case de sucesso: a pós-graduação que possibilitou várias oportunidades de atuação profissional

No início da carreira, Larissa atuava em psicologia organizacional e já utilizava a Avaliação Psicológica para realizar processo de recrutamento e seleção profissional (conheça um pouco mais sobre esse mercado para profissionais de RH neste post).

A partir daí surgiu a necessidade de me especializar na área, momento em que optei pelo IPOG em função do corpo docente da especialização”, conta a aluna IPOG.

Após adquirir conhecimento das diversas áreas de atuação da Avaliação Psicológica, a psicóloga optou em potencializar a sua carreira no interior de Goiás e abriu seu consultório para atendimento em psicoterapia e Avaliação Psicológica em Caiapônia-GO e Iporá-GO.

A admiração pela Avaliação Psicológica sempre motivou Larissa S. Pereira a buscar mais. Durante o percurso clínico, a profissional viu em sua volta um mercado com excelentes oportunidades profissionais.

Hoje minha atuação é diversificada, atendo como psicóloga clínica, realizo avaliações psicológicas para Polícia Federal e em parceria com médicos psiquiatras, ministro aula na UniRV- Campus Caiapônia e atuo em Reabilitação Cognitiva no Serviço de Reabilitação de Iporá-GO”, relata a psicóloga.

Atendimento clínico

Larissa conta que a atuação com Avaliação Psicológica no consultório surgiu após perceber um nicho mercadológico para uma cidade ainda inexplorada, em especial pela reduzida quantidade de profissionais no local. Com a atuação clínica nas cidades, a psicóloga conquistou clientes e muitas outras parcerias profissionais.

Credenciamento na Polícia Federal para realização de Avaliação Psicológica com foco em Porte e Aquisição de Armas de Fogo

O trabalho com a Avaliação Psicológica para a Polícia Federal é um desafio constante e é uma área em que há uma riqueza de informações, sendo assim uma fonte inesgotável de conhecimento, que exige atualização para um bom desempenho dessas avaliações.

Avaliação Psicológica na área educacional

A psicóloga relata que a oportunidade de atuar na área da educação surgiu com a especialização. Ela é a única especialista em avaliação Psicológica da região e então realizou excelentes parcerias com escolas, neurologistas e psiquiatras que atuavam na cidade.  

É uma área muito interessante e rica em conhecimento. Porém requer ainda mais atualização e estudos, já que o processo de avaliação demanda um cuidado muito especial e muitas vezes trabalho com dados que dirão o caminho que uma criança ou adolescente poderá seguir, muitas vezes, até onde esse sujeito poderá ir, lidando, portanto, com expectativas do indivíduo, da família e da comunidade escolar”, esclarece Larissa.

Especialização em Avaliação Psicológica pelo IPOG

O conhecimento é a maior garantia de realizar nosso trabalho com propriedade e embasamento teórico/prático. A especialização em Avaliação Psicológica possibilita um maior aprofundamento no conhecimento que é indicativo de um trabalho embasado e fidedigno para com os sujeitos que se prestam as avaliações.

O IPOG, por meio de seus docentes muito qualificados, atualizados e com conhecimento incrível sobre os materiais e técnicas que usamos e precisamos usar, me trouxe o conhecimento necessário para eu desenvolver meu trabalho nas áreas que atuo hoje e nas que ainda pretendo me desenvolver profissionalmente”, conta a psicóloga.

Larissa S. Pereira relatou que antes de se tornar especialista atuava em Psicologia Organizacional e executava o básico, sendo uma “testadora”. E após adquirir conhecimento, tem uma visão mais ampla e crítica, pois pensa como o teste e o resultado pode agregar nas demais informações de uma Avaliação Psicológica. É uma forma de aprofundar e ter maior domínio sobre o que está sendo avaliado, sobre os testes e principalmente as necessidades dos clientes/pacientes.

Realizo Avaliação Psicológica o tempo todo, seja com testes ou não. Saber como usá-los e porquê usá-los é fundamental. Para uma atuação ética e responsável é indispensável a atualização e aplicação desses conhecimentos, é preciso colocar em prática para fazer sentido”, conta a psicóloga Larissa Silva.

O mercado para atuação em Avaliação Psicológica e desafios para futuro

A Avaliação Psicológica é uma área que está em crescimento, tem se valorizado bastante e está em constante desenvolvimento através de inúmeras pesquisas que têm sido realizadas. Além disso, tem ganhado mais espaço e notoriedade, especialmente por meio da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos (ASBRo) e Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP), que trabalham incansavelmente para a área conquistar mais mercado e reconhecimento.

Larissa S. Pereira acredita que os desafios consistem em renovar o que já existe, aprofundar e criar o novo e avançar em ciência e conhecimento. “Para continuarmos nesse caminho sólido e de sucesso, dependemos do trabalho árduo e da dedicação de cada profissional. Os avanços são visíveis! ”, ressalta a psicóloga.

Como se destacar na atuação em Avaliação Psicológica?

Para a psicóloga Larissa, estudar é o início e a continuidade para uma trajetória profissional de sucesso. “Estude! Ninguém sai do lugar sem esforço e sem buscar conhecimento. É necessário se especializar, especializar de novo, fazer cursos, aprofundar, fazer pesquisas… a área tem espaço para muita gente, mas tem que buscar e se dedicar”, reforça a aluna do IPOG.

Quem se dedica se diferencia no mercado de trabalho. A psicóloga frisa que não existe outro caminho para fazer um bom trabalho.

Você só alcança o topo depois que sobe a colina! É necessário se esforçar, caso contrário, continuará exatamente no mesmo lugar e ainda será ultrapassado por todos os outros que estão subindo”, orienta Larissa S. Pereira.

Se você gostou da trajetória profissional da Psicóloga Larissa S. Pereira e também quer construir uma carreira de sucesso, conheça a especialização em Avaliação Psicológica do IPOG e alcance seus objetivos profissionais.

Aproveite também para se inspirar na carreira de Lorena Eleutéria, empresária, psicóloga e aluna do IPOG, que nos concedeu uma entrevista sobre o seu sucesso profissional em Neuropsicologia.

Sobre Larissa Pereira

Graduada em Psicologia pela PUC-GO, especialista em Avaliação Psicológica pelo IPOG, psicóloga clínica, credenciada na Polícia Federal para realização de Avaliação Psicológica em Porte e Aquisição de Armas de Fogo, docente na UniRV- Campus Caiapônia e atua em Reabilitação Cognitiva no Serviço de Reabilitação de Iporá-GO.