Explorando tendências globais: experiência de Lorí Crízel para o IPOG
5 minutos de leitura

Explorando tendências globais: a experiência de Lorí Crízel em Milão e Londres e sua influência para o IPOG

O mercado de neuroarquitetura tem experimentado um crescimento significativo, combinando os campos da neurociência e arquitetura para criar ambientes mais saudáveis e estimulantes. Com essa abordagem inovadora, é possível revolucionar a forma como projetamos e interagimos com espaços construídos no futuro.

No IPOG, o Master em Neuroarquitetura ganhou destaque pela grade curricular sempre atualizada e o corpo docente altamente qualificado, sob coordenação de Lorí Crízel

O arquiteto e urbanista tem um vasto currículo e, recentemente, adicionou a ele novas experiências: workshops e treinamentos a alunos e profissionais da área em Milão e Londres.  

Confira, neste artigo, detalhes dessa experiência, as tendências internacionais de mercado e as dicas de Crízel para ter sucesso na área.

Lorí Crízel: conheça a carreira do arquiteto e urbanista

Lorí Crízel é arquiteto e urbanista, Presidente da ANFA no Brasil (Academy of Neuroscience for Architecture) e Coordenador de Pós-Graduações e dos Programas Internacionais do IPOG Brasil.

Com um currículo extenso, Crízel também é membro da ANFA Center for Education Latin America e autor do primeiro livro do Brasil sobre Neuroarquitetura. Nele, estudantes da área encontram conceitos, estudos e pesquisas científicas que envolvem um conjunto de técnicas visando um convite à chamada “experiência do usuário”. Dessa forma, a publicação é um convite para estimular os campos sensoriais, cognitivos e comportamentais humanos em um determinado ambiente.

Além disso, ele é professor de Neuroarquitetura no POLI.Design do Instituto Politecnico di Milano (Itália), uma experiência incrível e que tem muito a agregar para a atualização da pós-graduação do IPOG.

Como o coordenador do IPOG foi ministrar treinamentos e workshops na Europa?

A passagem de Lorí Crízel pela Europa incluiu Londres e Milão. Nos dois casos, a atuação diferenciada e o reconhecimento do profissional na área de arquitetura foi o que fortaleceu a parceria entre as instituições de ensino e proporcionou o convite.

Saiba mais sobre cada uma dessas experiências.

Milão

“Fui convidado pelo POLI.design do Instituto Politécnico de Milão, instituição de ensino mundialmente renomada e a mais referenciada nas áreas de arquitetura e design, como professor oficial de Neuroarquitetura dos Programas de Master Degree deles. A minha autoridade sobre o tema, hoje reconhecida no Brasil e fora, balizou o convite, além da saudável relação que tenho com a instituição já por longa data”

Londres

“Fui convidado pelo Escritório Foster + Partners, do arquiteto Norman Foster para ministrar palestra e workshop sobre neuroarquitetura. O convite se deu devido a minha atuação sobre o tema sendo reconhecida fora do país, Presidente da ANFA (Academy of Neuroscience for Architecture) no Brasil, participação em diversos eventos mundiais sobre neuroarquitetura, além de meu histórico com o escritório, pois há 20 anos atrás fui Trainee no escritório e, de lá pra cá, retornei inúmeras vezes, tanto em vistas profissionais, quanto com alunos para visitação técnica ao escritório”

Vale ressaltar que o Escritório Foster + Partners é o maior e mais renomado escritório de arquitetura do mundo. Somente na sede, em Londres, há mais de 1.300 profissionais, sendo aproximadamente 1.900 contando com os demais escritórios em outras capitais mundiais.

Experiência internacional: visões e percepções 

Lorí acredita que ver o conhecimento brasileiro ser referenciado por esses dois “gigantes” do universo da arquitetura (academia e mercado) é algo que enobrece a todos nós.

“Assumir oficialmente uma cadeira como Professor oficial do POLI.design é uma realização imensurável, tanto pessoal quanto profissional, pois ministrar aula na instituição onde arquitetos e designers do mundo todo sonham estudar, é uma conquista para muito poucos. 

De igual magnitude a experiência vivenciada no Foster + Partners, pois ministrar conteúdo para o time de profissionais que assina obras/projetos mundialmente icônicos é uma experiência inigualável”

Nas duas ocasiões, o arquiteto e urbanista percebeu que o quanto neuroarquitetura é um caminho sem volta no universo projetual, afinal, a relevância da experiência qualificada dos usuários dos espaços é o que rege a produção arquitetônica na atualidade. 

“Ver um grupo de profissionais tão seletos, tanto no meio acadêmico, quanto na prática de mercado, ambos de relevância mundial, dedicarem-se ao campo da neuroarquitetura, traduz uma sinalização de que de fato estamos em um novo processo de conhecimentos aplicados às práticas projetuais”

Quais movimentações internacionais estão acontecendo na área?

Obviamente, é preciso considerar questões culturais e distintas formações acadêmicas e técnicas, mas a perspectiva conceitual no que tange a neuroarquitetura é um elemento integrador. 

“Percebe-se que a constante busca por qualificar a experiência dos usuários dos espaços, seja a nível interno ou externo, é hoje uma busca primordial que se vincula cada vez às propostas projetuais”

O que há de novo?

Inovação é o que rege o mundo da arquitetura e design, seja no Brasil seja no exterior.

“Novas pesquisas e tecnologias são constantes, mas principalmente as questões ligadas a materialidades e composições projetuais vem ganhando imenso destaque no segmento, pois ambas refletem, de modo geral, todos os campos que permeiam o segmento, desde o projeto até a execução em si de uma dada proposta”

Além disso, o cenário internacional contempla pesquisas e a preocupação com a relação entre indivíduo e espaço, tal qual apontado por especialistas brasileiros em neuroarquitetura.

“Em ambos os cenários investigativos, o foco atencional principal se debruça sobre como experiências significativas e, por consequência, apropriação, identidade e depósito de valor emocional sobre uma dada espacialidade podem e devem ser privilegiados na concepção de um dado projeto”

Como essa experiência internacional vai refletir no curso de Neuroarquitetura do IPOG?

No retorno ao Brasil, Lorí Crízel traz um novo peso ao nome do IPOG e a comprovação de que a instituição tem feito um ótimo trabalho na área de neuroarquitetura.

“Acredito que a validação e o reconhecimento da qualidade do que estamos fazendo, ensinando e propondo em neuroarquitetura aqui no Brasil ganha um novo patamar, visto que as maiores referências mundiais, no ensino e na prática de mercado, importaram daqui um profissional com respaldo histórico no tema para compartilhar esse conhecimento com seus alunos e colaboradores, respectivamente”

Além disso, o coordenador traz uma bagagem de grandes experiências e ideias que poderão ser fundamentais para construir um curso de pós-graduação cada vez mais alinhado às necessidades do mercado.

3 dicas de Lorí Crízel para profissionais que querem se desenvolver na área

Por ser uma área em potencial crescimento, a neuroarquitetura tem chamado a atenção de profissionais em todo o mundo. Aqui no Brasil, a pós-graduação do IPOG é uma das melhores opções para guiar o profissional rumo à inovação e atualização.

Se você ainda não é aluno IPOG e não tem contato com Crízel, nosso blog oferece um bônus: dicas do arquiteto e urbanista para ter sucesso na área.

De acordo com o coordenador do curso de neuroarquitetura, você precisa de:

  • aprimoramento a partir de estudo e dedicação à prática profissional embasada nos pilares do tema;
  • dedicação às práticas embasadas em evidências científicas (base de aplicação da neuroarquitetura);
  • busca constante por informações sobre o assunto em fontes confiáveis.

Conheça a pós-graduação em neuroarquitetura

A pós-graduação em Neuroarquitetura do IPOG inovadora por unir as principais tendências de mercado, módulos sempre atualizados e professores altamente qualificados.

Quem escolhe o IPOG ganha consciência analítica para elaborar projetos. Isso porque o curso representa a junção da ciência com a arquitetura, estudando tanto os aspectos biológicos conscientes quanto inconscientes da nossa existência e de que forma o ambiente os influencia.

Assim, o estudante saberá como equilibrar os componentes do espaço de trabalho e entenderá a influência das cores, da iluminação, das texturas e até da disposição dos móveis para fornecer uma boa experiência.

Ao final do Master em Neuroarquitetura, ele estará preparado para lidar com técnicas avançadas e que podem ser bem aproveitadas em projetos de vários estilos e para clientes de todos os portes.

Módulos do curso

Convênio com o POLI.design do Instituto Politécnico de Milão

Com essa parceria exclusiva, os alunos da pós-graduação em arquitetura do IPOG podem obter certificado internacional em nome do Instituto Politécnico de Milão, o que, sem dúvidas, significa muito para a carreira desses profissionais.

Aos alunos IPOG é concedido o direito de participar de turmas exclusivas, com aulas ministradas por professores da Instituição e traduzidas simultaneamente (por isso, a língua não é um obstáculo).

O grande diferencial nesse caso é que todo o processo burocrático, como documentação institucional, vistos e processos seletivos, é administrado pelo IPOG Mundi, ou seja, os alunos IPOG não precisam se deslocar para a sede do instituto italiano, em Milão, para realizar o processo seletivo.

Invista em sua carreira para ter sucesso na área

Desenvolva-se profissionalmente e conquiste grandes projetos com as técnicas ensinadas durante o Master em Neuroarquitetura.

O curso é ofertado tanto nas modalidades presencial quanto remota, com aulas on-line e ao vivo, para que você escolha o que melhor atende a você nesse momento.

Visite a página do curso, preencha o formulário e fale com os nossos consultores de carreira!

Artigos relacionados

Neuroarquitetura em ambientes corporativos: como se destacar em obras para grandes empresas A forma como os ambientes são decorados influencia o nosso cérebro, inclusive, há uma ciência que estuda isso. Ela se chama neuroarquitetura e foi desenvolvida pela união do neurocientista Fred Gage com o arquiteto John Paul Eberhard. Especialmente par...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br