Neurociência e Psicologia: vantagens de cursar o MBA do IPOG
6 minutos de leitura

Neurociência e Psicologia: conheça o MBA do IPOG

Neurociência e Psicologia: as vantagens de cursar o MBA do IPOG

Procurando uma especialização que combine Neurociência e Psicologia?

A Neurociência, nas últimas décadas, buscou uma perspectiva mais multidisciplinar e integrada, especialmente com a área da Psicologia Cognitiva, com o objetivo de ter uma compreensão mais ampla e aprofundada do funcionamento do sistema nervoso e, em última instância, da cognição, dos comportamentos e das emoções humanas.

Essa virada de perspectiva se desenvolve justamente em um momento no qual a saúde mental e o bem-estar ficam cada vez mais em evidência na sociedade e são pensados também no contexto laboral e da gestão de pessoas.

Assim, com o objetivo de adquirir expertise para atuar diante de fenômenos sociais complexos e entender como aplicar de forma prática o conhecimento da Neurociência e Psicologia, profissionais de diversas áreas têm procurado cursar uma pós-graduação nesse segmento.

Confira, neste artigo, as vantagens de apostar nessa formação e os diferenciais do MBA do IPOG. Boa leitura!

Neurociência e Psicologia: o diálogo entre duas áreas

O comportamento humano é altamente complexo e, do ponto de vista da Neurociência, milhares de sinapses ocorrem nesse processo, mobilizando as redes neurais.

É também dessa área que se originou o saber de que as sinapses podem ser alteradas por práticas comportamentais aprendidas, dando origem a outros circuitos neurais e memórias. Assim, cérebro, emoções e memória revelam sua estreita relação.

Em um momento no qual transtornos mentais diversos acometem a população, a exemplo da depressão e da ansiedade, requisitando a utilização de abordagens interdisciplinares, o duo Neurociência e Psicologia permite uma compreensão assertiva sobre o funcionamento do cérebro e a biologia do comportamento.

Nesse contexto, dentro das diversas correntes em Psicologia, a Psicologia Positiva também desponta como uma área importante no diálogo com a Neurociência, por seu viés voltado às emoções e ao desenvolvimento do potencial humano em múltiplas frentes.

Dessa maneira, a parceria entre Neurociência do Comportamento Humano e Psicologia Positiva se mostra especialmente frutífera no desenvolvimento das habilidades comportamentais tão desejadas pelo mercado de trabalho atual e necessárias para a obtenção de ótimos resultados na vida pessoal e profissional.

Vantagens de fazer uma Pós-graduação em Neurociência e Psicologia

Considerando o potencial que a Neurociência e a Psicologia têm diante do cenário atual, em termos de contribuições em pesquisa, na prática psicoterapêutica e ainda no âmbito empresarial, por meio do RH desenvolvendo pessoas, buscar essa especialização pode gerar vários benefícios. Confira.

Tornar-se um especialista

Mesmo para os graduados em Psicologia, essa etapa de formação é definida por um caráter mais generalista. Portanto, um curso de especialização possibilita desenvolver mais expertise sobre um tema, atualizar os conhecimentos e ampliar o repertório técnico e teórico.

Melhorar o currículo

Em muitos setores, o investimento em pós ou MBA é um requisito, e não mais uma opção. O mercado de trabalho valoriza profissionais que estão em outro nível de conhecimento e que demonstram estar comprometidos com a educação contínua na carreira.

Certificações de nível superior são diferenciais no currículo, solidificam o perfil profissional e podem abrir caminho para melhores remunerações e cargos.

Aumentar o networking

Uma das práticas mais importantes do cenário laboral é construir uma rede de contatos profissionais que possibilitem não apenas a geração de oportunidades como também a troca de conhecimento.

Os cursos de pós, especialmente os que unem duas áreas, possibilitam o encontro com profissionais e professores com trajetórias distintas e uma diversidade que enriquece as aulas.

Contribuir para o desenvolvimento da área

Ao contrário do que muita gente imagina, as Pós-graduações lato sensu, apesar de seu viés mais focado no mercado de trabalho, também são capacitações que podem contribuir com uma trajetória acadêmica e de pesquisa.

A Neurociência e as correntes mais recentes, como a Psicologia Positiva, são campos que oferecem vasta possibilidade de investigação. Estudos têm demonstrado que a especialização dos pesquisadores trazem contribuições e avanços importantes.

Conheça a especialização em Neurociência e Psicologia do IPOG

Pensando em oferecer capacitação de qualidade, o IPOG criou o MBA em Neurociência e Psicologia no Desenvolvimento Humano.

Trata-se de um curso de pós-graduação para quem deseja adquirir repertório teórico e prático sobre como desenvolver as potencialidades humanas, identificando os aspectos positivos da personalidade para fazer uso estratégico disso rumo ao sucesso profissional e efetividade das relações sociais.

Por ser um MBA, curso baseado em cases de sucesso e análise sobre as melhores práticas do mercado, é ideal para gestores e lideranças aperfeiçoarem a si mesmos como líderes e ampliarem as suas habilidades sobre o desenvolvimento de times e a gestão de pessoas no mundo atual.

Alguns diferenciais do curso e da instituição

  • Curso com enfoque no desenvolvimento do potencial humano, baseado nos princípios teóricos da Neurociência e da Psicologia
  • Primeiro MBA de Psicologia Positiva com esse alinhamento
  • Experiência com dezenas de turmas em âmbito nacional
  • Aulas dinâmicas, objetivas, com foco em preparo para aplicação na rotina
  • Instituição de ensino com anos de experiência em formação superior para o mercado de trabalho e elevado índice de satisfação dos alunos
  • Infraestrutura completa
  • Turmas diversas, ideais para um networking sólido
  • Convênios e parcerias exclusivas

Metodologia, tempo de duração e modalidade do curso

O IPOG possui uma metodologia ativa e inovadora que estimula a autonomia dos estudantes e tem foco na qualificação para as demandas reais e cotidianas do mercado.

Com duração de 12 meses, a carga horária deste MBA é de 432 horas, ou seja, um curso maior do que as 360 horas exigidas pelo MEC (Ministério de Educação) para esse formato de pós.

Quanto à modalidade de ensino, o IPOG tem ampla experiência com capacitações presenciais, em formato EaD, Blended Learning e agora o ensino com aulas remotas e ao vivo, online. Ideal para quem deseja a comodidade de estudar de casa ou do trabalho, economizando tempo e dinheiro sem deslocamentos.

Grade curricular

O currículo deste MBA é formado por 12 disciplinas/módulos:

Estudo dos fundamentos dessa corrente em Psicologia, dando enfoque nas bases teóricas que a originaram.

  • Virtudes, valores, caráter e forças pessoais

Exploração de cada um desses conceitos na sua relação com os princípios da Psicologia Positiva.

  • Talentos e pontos fortes

Exame das diferentes vertentes e metodologias que versam sobre talentos, aspectos positivos da personalidade, como identificá-los e a teoria sobre o perfil comportamental.

  • Sentido de vida e balance model

Sentido de vida, as capacidades humanas essenciais, as quatro dimensões do modelo de equilíbrio.

A prática e o autodesenvolvimento da liderança positiva, gestão de pessoas por meio dessa abordagem.

  • Coaching positivo

História, conceitos de coaching, modelos teóricos, aplicações. Desenvolvimento desse processo para o contexto organizacional, a carreira, a qualidade de vida e o bem-estar.

  • Fundamentos da Neurociência

Processos psicológicos a partir da perspectiva da Neurociência. Estudo das bases neurológicas do comportamento, da emoção e da cognição.

Análise da aplicação dos fundamentos da Neurociência nos processos de ensino-aprendizagem. Treinamento de habilidades cognitivas e socioemocionais.

  • Neurociência das emoções

Funcionamento, mecanismos e administração das emoções. Relação destas com a cognição e a construção das competências socioemocionais.

  • Mindfulness

Estudo da história, das bases teóricas e das aplicações do mindfulness em diversas áreas.

  • Neurociência aplicada às organizações

Fundamentos da Neurociência e da Neuropsicologia no contexto empresarial. Aspectos aplicáveis à gestão de pessoas.

Disciplina específica da grade voltada para que o aluno conheça os diversos conceitos e as técnicas sobre desenvolvimento humano, autoconhecimento e gestão de carreira.

É um módulo que integra todas as especializações do IPOG, como parte da metodologia que compreende a formação em nível superior do estudante de forma mais ampla, e não apenas concentrada nos conhecimentos técnicos.

Com essa grade ampla, o estudante terá a chance de explorar ao máximo o diálogo entre Neurociência e Psicologia e, ao final, estará apto a atuar em diferentes ramos e empresas.

Corpo docente

Um dos destaques do IPOG é que, em todos os seus cursos, sejam de pós-graduação ou de curta duração, há um time de professores de excelência, capacitados regularmente.

Esse MBA em Neurociência e Psicologia tem aulas administradas por doutores, mestres e especialistas formados e certificados por renomadas instituições nacionais e internacionais, incluindo o IPOG.

São docentes que, além da vida acadêmica, possuem ampla trajetória profissional e conhecimento de mercado.

A coordenação dessa Pós-graduação é da professora Poliana Borges (CRP 09/5939), que é mestre em Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco/SP. Ela é Pós-graduada em Gestão de Pessoas por Competência e Coaching pelo IPOG e graduada em Psicologia pela PUC/GO.

Quer saber mais sobre essa pós?

Para cursá-la, é necessário ter um diploma de ensino superior, mas não precisa ser uma graduação na área do curso.

Se você deseja trazer mais solidez e assertividade ao seu perfil profissional, avançar no seu plano de carreira ou fazer uma transição e empreender, por meio do investimento em curso de pós-graduação, fale conosco antes de tomar uma decisão. Conheça em detalhes tudo o que o IPOG oferece aos seus alunos.

Gostou deste artigo sobre Neurociência e Psicologia? Confira mais 3 títulos que podem interessar:

IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação

Instituição de ensino com nome e reconhecimento de excelência no mercado, o IPOG fará total diferença no seu currículo.

O IPOG conta com diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro docentes de excelência. A proposta do IPOG é de um ensino humanizado, que estimule o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno e otimize o seu plano de carreira e de vida.  

O Instituto está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal. Conta quase 20 anos de experiência na formação de grandes especialistas.

Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado. Isso fez com que alcançássemos o status que temos hoje.

Não deixe de investir no seu futuro e se tornar o profissional com que sempre sonhou!

Artigos relacionados

Você sabe o que é Erro Médico? Conheça os seus direitos O erro médico é um problema com altos índices de denúncia na justiça e em conselhos de medicina. Em 2014, mais de 643 profissionais receberam punições do Conselho Federal de Medicina (CFM). O dado foi divulgado em uma matéria publicada pelo jornal O Estadão.  ...
Graduação em Psicologia: conheça o curso e o mercado de trabalho A mente, o comportamento e o desenvolvimento humano sempre despertaram o fascínio de estudiosos em diversas áreas do saber. Assim, não surpreende que todos os anos milhares de estudantes apostem na graduação em Psicologia como carreira. Nos dias atuais, a ...
Saúde Mental no Trabalho: entenda o caso dos infoproletários O cenário do mercado de trabalho no Brasil mudou significativamente nas últimas três décadas em termos de concentração de pessoas nos setores, e também dos males que afetam os trabalhadores. O século XXI viu a sociedade da informação se instalar diante dos nu...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br