Orçamento de obra: como as tecnologias podem ajudar?
6 minutos de leitura
12 de abril de 2022

Orçamento de obra: saiba como a tecnologia pode ser uma aliada nesse processo

Orçamento de obra: saiba como a tecnologia pode ser uma aliada nesse processo

A tecnologia é uma importante aliada da construção civil em praticamente todas as etapas, desde a elaboração do orçamento de obra até a entrega final do projeto.

Com as ferramentas tecnológicas redefinindo a forma como os negócios são conduzidos no setor, as empresas têm duas opções: adotar a tecnologia ou ser ultrapassado pela concorrência.

Por isso, é essencial que os profissionais da área saibam como utilizar a tecnologia nos diversos processos de uma construção.

Para que você possa entender melhor como funciona a tecnologia na construção civil, sobretudo na definição do orçamento de obra, continue a leitura deste post.

Além disso, ao final do conteúdo, listamos uma opção de curso para que você possa se preparar para o mercado de trabalho.

O uso da tecnologia na construção civil

Ao contrário de outros setores (como a agricultura, o transporte e a manufatura) que testemunharam um avanço tecnológico relativamente constante nas últimas décadas, o setor de construção civil tem demorado em adotar novas tecnologias.

No entanto, houve uma mudança fundamental no setor. Empreiteiros e empresas do setor reconhecem as oportunidades oferecidas pelas ferramentas tecnológicas. Um estudo realizado pela Software Connect descobriu que 81% dos entrevistados planejam aumentar seus investimentos em tecnologia na construção civil nos próximos anos.

Quer saber quais as vantagens do uso da tecnologia na construção civil? Confira os próximos tópicos.

Como o uso da tecnologia auxilia na fase de orçamento da obra?

O uso da tecnologia no setor da construção civil permite que empreiteiros e gerentes de projeto tomem decisões eficientes com base em dados referentes aos custos e mão de obra.

Além do mais, com a modelagem inteligente, os profissionais da área podem fazer ajustes no modelo de construção em tempo real para visualizar como as mudanças afetarão o orçamento e a mão de obra.

No fim, a tecnologia ajuda as equipes de projeto a tomar decisões com base em dados concretos e com uma agilidade maior. Também aumenta as chances de que o projeto fique dentro do orçamento e do cronograma definidos previamente.

Confira 3 benefícios do uso de tecnologias na fase de orçamento da obra

A etapa de planejamento de uma construção envolve determinar o orçamento de obra, que vai definir os gastos necessários para a execução do projeto. Nesse processo, a tecnologia pode ser uma ferramenta fundamental. Entenda o porquê nos próximos tópicos:

  1. Fácil acesso ao orçamento da obra

Os projetos de construção geralmente são executados em diferentes lugares, o que exige uma coordenação eficiente entre o canteiro de obra e a sede da empreiteira.

Além disso, diferentes partes interessadas precisam acessar o orçamento da obra simultaneamente, como empreiteiros, engenheiros, gerentes de projetos, empresas de design etc.

Nesse sentido, a tecnologia cria um ambiente de comunicação ativa entre todos os agentes envolvidos no projeto, em que o orçamento de obra pode ser acessado até mesmo por meio de dispositivos móveis.

  • Relatórios avançados

O uso da tecnologia na execução do orçamento da obra possibilita que os gerentes do projeto possam ter acesso aos valores gastos previstos e os não planejados.

Com o resultado dos relatórios, os especialistas podem analisar as causas dos gastos não planejados e empregar soluções para resolver o problema. Essa ação pode ser essencial para aumentar as margens de lucro e manter os custos da obra sob controle.

Com a tecnologia, também é possível rastrear os valores planejados, revisados, comprometidos, realizados e pagos em tempo real, por meio de um sistema de orçamento da obra.

  • É possível responder efetivamente às mudanças no escopo do projeto

Os projetos de construção são muito dinâmicos. Isso porque os clientes podem solicitar diversas alterações no briefing ou no escopo do projeto.

À medida que os ajustes acontecem, os gerentes de projeto precisam ajustar o orçamento de obra, além de planejar novos processos e comunicar as mudanças ao restante da equipe em tempo real.

Comunicar essas alterações da sala de reuniões para o canteiro de obras pode ser um desafio em um setor que depende de uma variedade de ferramentas de comunicação; é por isso que o uso da tecnologia se faz tão necessário.

O que considerar ao investir em software de orçamento de obra?

Como vimos até aqui, a construção civil só tem a ganhar com a tecnologia, principalmente na etapa de definição do orçamento de obra. Nesse sentido, utilizar um software específico ajuda a otimizar esse processo.

Antes de investir em um software, é necessário compreender qual é a melhor opção para a empresa. Evidentemente, as prioridades e metas de cada negócio são diferentes, e as práticas e os processos envolvidos na criação de um orçamento serão exclusivos para cada empreiteira.

Antes de contratar esse serviço, é essencial que a empresa compreenda as reais necessidades. Ademais, você pode fazer as seguintes perguntas ao considerar investir em um software:

O software de orçamento de obra é fácil de usar?

Ao contratar uma nova ferramenta, é importante pensar na facilidade da implementação do software e no treinamento de todas as pessoas envolvidas na elaboração do orçamento da obra.

Dessa forma, uma solução que seja intuitiva e entregue uma boa experiência aos usuários pode tornar o processo mais rápido e simples para todos.

Como funciona o suporte ao cliente?

Mesmo com uma ferramenta fácil e intuitiva, pode surgir a necessidade de alterações no orçamento da obra, melhorias ou falhas no software.

Para que esses pontos não se tornem uma dor de cabeça para a empresa, o suporte ao cliente disponibilizado pelo software contratado precisa ser ativo e eficiente.

Portanto, é importante observar quais são os serviços de suporte que o fornecedor oferece e avaliar se eles atendem às expectativas da sua empresa.

Por exemplo, o software de orçamento de obra escolhido fornece suporte gratuito? Ele funciona 24 horas? Ao contratá-lo, o fornecedor faz treinamentos com as pessoas responsáveis pela utilização do serviço?

Qual é a importância de investir em capacitação no setor da construção civil?

Quando foi a última vez que você tirou um tempo para aprender sobre os diferentes tipos de tecnologias da construção civil disponíveis para sua empresa?

A tecnologia na construção civil está mudando rapidamente e permitindo que as empresas concluam projetos de maneira mais segura e eficiente.

Embora você provavelmente tenha usado vários tipos de software para ajudar a concluir tarefas administrativas, há uma abundância de tecnologia de construção avançada disponível para uso em campo.

Por isso, os profissionais desse setor precisam se atualizar constantemente. Se você ainda não sabe a importância de fazer uma capacitação na área, confira os próximos tópicos.

Profissionais qualificados tomam melhores decisões

A modelagem inteligente permite que projetistas, empreiteiros, arquitetos e outros envolvidos na obra alterem virtualmente o projeto de um edifício.

Essa tecnologia também fornece informações sobre os possíveis impactos nos custos de mão de obra e materiais, bem como restrições de tempo para execução do projeto.

Os profissionais que sabem utilizar esse tipo de tecnologia de construção conseguem aumentar as chances de a fase de construção finalizar dentro do prazo e do orçamento definido.

Profissionais qualificados tornam a comunicação da obra mais fluida

O uso da tecnologia em nuvem e aplicativos móveis, por exemplo, torna o processo de alteração do escopo do projeto e consequentemente o orçamento da obra muito mais rápido e fluido, pois pode ser feito fora do escritório e em qualquer lugar.

Nesse sentido, um profissional qualificado em gestão de obra ou que tenha pelo menos um curso de orçamento de obras é capaz de usar a tecnologia para manter as equipes de projeto alinhados para maximizar a comunicação.

Com isso, os envolvidos no projeto têm acesso a documentos na palma da mão, permitindo uma melhor comunicação durante todas as etapas da construção.

Tem interesse em fazer uma pós-graduação em engenharia civil? A seguir, conheça o MBA em Gestão de Obras do IPOG.

MBA em Gestão de Obras: prepare-se para o mercado de trabalho

O setor da construção civil absorve um número expressivo de mão de obra, porém ela se encontra despreparada para os desafios dos novos tempos.

Para o engenheiro que deseja alavancar a carreira e ter as melhores oportunidades, é importante buscar uma pós-graduação na área da construção civil, a exemplo do MBA em Gestão de Obras, um dos cursos ofertados pelo IPOG.

O curso permite que o profissional adquira a capacidade de usar as novas tecnologias, afinal elas são importantes e cada vez mais estão sendo utilizadas no setor.

O MBA em Gestão de Obras é divido em três eixos para que o aluno possa adquirir ferramentas para lidar com diversas situações na área de atuação e se tornar um profissional de sucesso:

  • Eixo 1: competências comportamentais
  • Eixo 2: competências gerenciais
  • Eixo 3: competências específicas

Por isso, se você deseja ampliar ou desenvolver suas habilidades quanto ao uso da tecnologia para elaboração de orçamento de obra, preencha o formulário e fale com um dos nossos consultores. Estamos preparados para tirar todas as suas dúvidas sobre o curso.

Conheça o IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação

Uma instituição de ensino com nome e reconhecimento no mercado que faz total diferença no currículo.

O IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação – oferece diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes professores de excelência e renome no mercado. A proposta é um ensino humanizado que estimula o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno.

O IPOG está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal e conta com quase 20 anos de experiência em formar grandes profissionais.

A satisfação do aluno se tornou a sua marca registrada: o índice chega a 97,14% em todo o país. Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado, o que fez com que a instituição alcançasse o status que tem hoje.

Para mais informações sobre os cursos da instituição, entre em contato conosco agora mesmo.

Gostou deste artigo? Então, confira outros títulos semelhantes que separamos para você:

Artigos relacionados

Engenharia Ferroviária e Metroviária: novas atuações do mercado de trabalho A área de Engenharia Ferroviária e Metroviária no Brasil vem sofrendo com a falta de investimento, sobretudo na construção de novas linhas férreas. É inegável o quanto os transportes são importantes para o desenvolvimento de um país. Afinal, quando se trat...
Soluções Sustentáveis: Projeto arquitetônico está entre os Top 100 da Revista Kaza Aproveitar as soluções sustentáveis disponíveis na atualidade é uma prática que a arquiteta Claudiana Maciel, 32 anos, leva muito a sério. Inclusive, ao defender que tal apelo deixou de ser visto como um diferencial, e se tornou um comprometimento profissional...
Por que vale a pena aprender sobre Gestão de Projetos de Engenharias e Arquitetura? Antes de falarmos sobre a gestão de projetos, você sabia que com o mundo atual da globalização fazendo com que empresas de outros países venham comercializar seus produtos no Brasil, isso nos coloca frente a uma aceleração do nível de exigências? Cada vez mais...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo.

Comentários