Tecnologia agrícola: as melhores formas de adaptar o seu negócio
  • Sobre
  • Materiais
  • Cursos
    • Graduação
    • Pós Graduação
    • Curta duração
    • Educação corporativa
    • EAD
  • Artigos
    • Tecnologia
    • Educação e Cultura Organizacional
    • Comunicação e Marketing
    • Saúde
    • Direito
    • Desenvolvimento do Potencial Humano
    • Engenharia e Arquitetura
    • Gestão e Negócios
  • Fale Conosco
Home Engenharia e Arquitetura
Engenharia e Arquitetura
4 minutos de leitura

Tecnologia agrícola: as melhores formas de adaptar o seu negócio

Tecnologia agrícola: as melhores formas de adaptar o seu negócio
Leitura focada

A produção e o consumo de alimentos tem sido fortemente transformados pelos avanços da ciência ao longo das últimas décadas. Nesse ponto, a tecnologia agrícola no Brasil tem sido uma grande aliada na otimização da gestão e no manejo do tempo de agricultores, pesquisadores e até mesmo de consumidores.

Por meio de um conhecimento cada vez mais aprofundado acerca do melhoramento genético, da mecanização, do plantio direto, dos defensivos agrícolas e de outras inovações, a produção agrícola no Brasil e no mundo foi revolucionada.

Para entender melhor como a tecnologia agrícola tem sido uma poderosa ferramenta, confira nosso artigo! Você vai ver:

  • O que é tecnologia agrícola?
  • Importância da tecnologia na agricultura no Brasil
  • A relevância da pesquisa no desenvolvimento de tecnologia na agricultura
  • As principais inovações na biotecnologia agrícola
  • Internet das Coisas na agricultura

O que é tecnologia agrícola?

A tecnologia agrícola é o principal instrumento para o crescimento do setor agrícola de forma eficiente e rentável.Ela atua diretamente nos processos que envolvem equipamentos, qualidade do solo, desenvolvimento das equipes, pesquisas científicas, vendas e gestão de projetos de forma moderna e sustentável.

A aplicação de técnicas para controlar o crescimento e a colheita dos produtos de origem animal e vegetal no Brasil começou nos laboratórios da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). 

Para se tornar líder em tecnologia agrícola, a Embrapa tem investido em pesquisas e na especialização de seus funcionários.

Entenda a importância da tecnologia na agricultura no Brasil

Para superar os desafios que a agricultura enfrenta no Brasil, é preciso investimento em tecnologia moderna. Essas tecnologias devem garantir a segurança alimentar em perfeita sintonia com a conservação ambiental.

Dessa forma, para que a agricultura possa continuar desempenhando o seu papel, é fundamental a adoção de tecnologias modernas, que assegurem o aumento da produtividade, a redução dos custos de produção e a oferta de alimentos com qualidade.

Afinal, para que possam ser disponibilizados para a população alimentos em quantidade e com a qualidade exigida, serão necessários sistemas de produção integrados e dinâmicos, fundamentados em ciência e tecnologia, tendo como fundamentos a economia de escopo.

Alguns dos benefícios que a tecnologia agrícola proporciona são:

  • O aumento da produtividade, possibilitando detectar os gargalos na produção e aumentar o número de plantas por hectare, elevando assim a produtividade da plantação.
  • A redução do consumo de água, fertilizantes e pesticidas, o que, além de proporcionar aumento do lucro, permite reduzir o valor do produto.
  • Diminuição dos impactos ambientais no ecossistema e menor escoamento de produtos químicos nos rios e lençóis freáticos, tornando o negócio mais sustentável.
  • O aumento da segurança dos produtores e dos processos por meio de tecnologias altamente confiáveis que reduzem a probabilidade de falhas e erros.
  • Produção científica qualificada que proporciona investimentos no setor e novas tecnologias em sementes, cultivo e manutenção da biodiversidade.

Além de todos esses benefícios, os avanços provenientes da tecnologia agrícola permitem maior confiabilidade da plantação, monitoramento de todo o campo e gestão de todos os recursos utilizados.

Tecnologia agrícola: as melhores formas de adaptar o seu negócio

A relevância da pesquisa no desenvolvimento de tecnologia na agricultura

O setor do agronegócio brasileiro é destaque internacional pela dinâmica e eficiência da sua produção. Para alcançar esse patamar, as transformações do setor começaram na década de 1970 e caracterizaram-se por significativos investimentos públicos em pesquisa agrícola.

Esses investimentos foram utilizados, em boa medida, para capacitar pesquisadores no exterior e construir modernos centros de pesquisa dotados de laboratórios bem equipados, como a Embrapa, que foi criada em 1973, dando origem aos desenvolvimentos tecnológicos que mudaram o jeito de fazer agricultura no Brasil.

O crescimento da produção agrícola brasileira vem provando que o investimento em pesquisa gera tecnologias que dão suporte ao aperfeiçoamento e ao aumento de produção.

Como consequência disso, proporciona melhoria da alimentação e renda de toda a população, por meio da maior disponibilidade de alimentos baratos e de qualidade.

Confira as principais inovações no setor agrícola

Sempre associamos tecnologia a algo novo, não é? Mas no decorrer da história, é possível notar a presença de tecnologias no campo ao longo da evolução humana.

A própria cultura agrícola é sinônimo de tecnologia para a sobrevivência da espécie, que com o tempo aprendeu a plantar, colher e cuidar do solo em cada estação.

Com o avanço das culturas e a necessidade de plantio e consumo em grande escala, as tecnologias referentes à agricultura foram aprimoradas. Hoje, existem diversas possibilidades, desde o cultivo de sementes a técnicas de gestão de equipes, maquinário e tudo que envolve a produção no campo, seja essa produção animal ou vegetal.

Conheça algumas destas tecnologias agrícolas

Biotecnologia

O uso, o estudo e o desenvolvimento de sementes transgênicas e defensivos naturais que proporcionam melhores produções e reduções nas pulverizações convencionais fazem parte da biotecnologia agrícola.

É uma categoria ampla que envolve tipos diferentes de tecnologia e ciência, incluindo genética, pesquisa de microbiomas, química sintética e saúde animal.

Robótica

Na maior parte da história da agricultura, a produtividade foi, sobretudo, resultado da capacidade humana. Mas, com o passar dos séculos, o desenvolvimento social e a tecnologia agrícola, a robótica passou a fazer parte da agricultura de forma muito efetiva.

Nessa nova fase de desenvolvimento agrícola, algoritmos, Inteligência Artificial e Internet das Coisas (IoT) estão se encontrando com os motores do campo, ocupando um espaço nas máquinas agrícolas que antes era exclusivo para um operador.

Essas novas tecnologias elevam a produtividade e a eficiência nas lavouras a níveis espetaculares.

Internet das Coisas na agricultura

O cenário futurista das máquinas autônomas não surge de uma hora para outra. Ele está diretamente ligado ao contexto da tecnologia global, que vê o avanço rápido de modalidades como Inteligência Artificial e Internet das Coisas.

Os líderes dessa revolução são os gigantes da tecnologia, como Google, Amazon, Microsoft, Apple e IBM, responsáveis por desenvolver assistentes virtuais, sistemas que interagem com as pessoas e respondem a perguntas, mas também com um maior desenvolvimento e massificação do uso de tecnologia, inúmeras startups focadas no mundo agro, as agtechs, são criadas, formando um ecossistema de empreendedorismo muito forte e atuante no Brasil.

A tendência é de que os maquinários agrícolas se transformem cada vez mais em veículos conectados e inteligentes, trabalhando integradamente a plataformas virtuais, gerando dados cada vez mais eficientes para o controle e a qualidade da produção.

O solo, a plantação, os fatores ambientais e climáticos como chuva, temperatura, umidade, ventos e até comportamento animal podem ser monitorado de forma remota e todos estes sensores estão integrados em sistemas inteligentes,  para o melhor controle da produção e criação.

Este cenário tecnológico se deve ao grande potencial agrícola do país, e é também o maior desafio para o produtor brasileiro. 

Por isso, estar cada vez mais preparado para as mudanças tecnológicas e inserido no ambiente empreendedor,  é fundamental para profissionais que desejam atuar nessa área.

Se você quer investir no seu futuro profissional e aprofundar seu conhecimento na tecnologia agrícola, entre em contato conosco! 

Gostou do nosso conteúdo sobre tecnologia agrícola? Temos certeza de que estes outros artigos irão ajudar você:

  • Entenda como a evolução dos drones influenciou a fotogrametria na área de Geociências
  • Agronegócio: como o empreendedorismo rural vem atualizando a atividade no campo
  • Importação e exportação no agronegócio: 5 formas para driblar a competitividade e se destacar

Esses e muitos outros assuntos você pode conferir no blog do IPOG!

Artigos relacionados

Mercado de trabalho para Engenharia de Produção: como aproveitar as melhores oportunidades? Praticamente considerada como uma profissão coringa, a Engenharia de Produção é uma oportunidade para aqueles que estão procurando exercer um trabalho versátil e que garanta bons retornos. Com um mercado de trabalho para engenharia bem aquecido, há promess...
7 ferramentas de logística que ajudam a otimizar processos Em uma era cada dia mais tecnológica e dinâmica, escolher ferramentas de logística que contribuam para a eficiência dos processos e otimizem a administração é um desafio.  No ano de 2020, todas as indústrias e todos os segmentos de mercado foram afeta...
A importância das tecnologias construtivas para o aumento de produtividade nas obras As tecnologias construtivas estão mais presentes nas construções civil e nos gerenciamento de obras. Essas soluções caminham ao lado da revolução industrial 4.0, que impacta todos os diferentes tipos de indústria à medida que a tecnologia avança e novos apara...

Sobre André Gildin

Coordenador do Grupo de Redes e Tecnologia da Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC). Formado em Engenharia Eletrônica e Mestre em Administração pela FGV, com cursos de extensão em Administração na Universidade NOVA de Lisboa (Portugal); Empreendedorismo e Startups na Universidade Technion (Israel); e Leadership and New Business Reality na Boston University. Coordenador do MBA Gestão Estratégica do Agronegócio do IPOG.

Comentários

Engenharia e Arquitetura

  • Gestão de Projetos
  • Carreira
  • Arquitetura
  • Contabilidade
  • Graduação
  • IPOG
  • Psicologia
  • Gestão e Negócios
  • Engenharia e Arquitetura
  • Desenvolvimento do Potencial Humano
  • Direito
  • Saúde
  • Comunicação e Marketing
  • Educação e Cultura Organizacional
  • Tecnologia

Artigos mais lidos

  • Engenharia e Arquitetura

    Tipos de fundações: qual a importância em uma obra e como escolher o mais adequado

    18 de dezembro de 2019

  • Gestão de Projetos

    10 áreas de conhecimento em Gerenciamento de Projetos

    30 de novembro de 2018

  • Engenharia e Arquitetura

    Otimização de Processos em Six Sigma: Uma abordagem diferenciada de DOE e Taguchi para Green Belts

    27 de março de 2020


  • Sobre
  • Materiais
  • Cursos
  • Fale Conosco
Copyright © 2016 IPOG - Todos os direitos reservados
Política de privacidade | Termos de uso


Utilizamos cookies para permitir que o nosso website funcione corretamente para que seja gerado conteúdos personalizados em redes sociais e anúncios, bem como analisar o nosso tráfego. Também compartilhamos informações com os parceiros de redes sociais, de publicidade e de analítica sobre o seu uso do nosso website.

A Política de Privacidade e os Termos de Uso complementam este aviso, além dos direitos dos titulares descritos no Aviso de Privacidade, cujos os dizeres o usuário está de acordo ao navegar por este site.

ConfiguraçõesAceitar
Manage consent

Configurações de cookies

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Abaixo você pode escolher que tipo de cookies você permite neste site. Clique no botão "Salvar e Aceitar" para aplicar sua escolha.
Necessário
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDurationDescription
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Funcional
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Desempenho
Coletam informações sobre como os sites são utilizados pelo usuário, permitindo identificar quais as páginas e links mais acessados, bem como eventuais erros de acesso.
Analítico
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Propaganda
Coletam dados específicos para criação de um perfil de consumo do usuário, que permitem a veiculação de publicidades específicas, de acordo com os gostos e preferências.
Outros
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
Salvar e Aceitar
Powered by CookieYes Logo