Design de Interiores: EAD ou presencial? Saiba como escolher
5 minutos de leitura
20 de outubro de 2020

Design de interiores: EAD ou presencial? Saiba como escolher

O design de interiores é um setor que teve expansão significativa nas últimas décadas, impulsionado pela maior atenção concedida à decoração dos espaços, mas também à crescente demanda pelo conforto aliado à funcionalidade.

Obviamente, a área também se expandiu dos pontos de vista tecnológico, com o surgimento de novas ferramentas, e metodológico, já que novas práticas, conceitos e tendências estão sempre aparecendo. Por isso, cada dia mais pessoas têm buscado especializações em design de interiores EAD ou presenciais.

Pesa na decisão também o fato de que captar as necessidades dos clientes atuais e torná-las realidade em projetos únicos, adequados às normas técnicas e oferecendo um leque de possibilidades, é um desafio crescente. Além disso, as pós-graduações ainda representam diferenciais frente à concorrência.

Vale lembrar que momentos de crise trazem oportunidades até então desconhecidas – e com o coronavírus não tem sido diferente. No cenário do isolamento social e do home office, as pessoas estão em busca de um novo morar, investindo em reformas internas e buscando soluções para uma rotina mais do lar.

Contudo, o mercado de design de interiores vai muito além de projetos residenciais; há também comerciais, como lojas e empresas, projetos de móveis, consultoria, vendas no ramo e muito mais!

Pensando em auxiliar quem está em busca de mais sucesso profissional e considerando um curso de Design de Interiores EAD, elaboramos este artigo com alguns insights importantes para a escolha e detalhes sobre a nossa pós. 

Boa leitura!

O que é melhor em uma especialização de design de interiores: a distância ou curso presencial?

Quem busca por uma especialização se depara com a tradicional dúvida entre cursar a pós em uma faculdade a distância de design de interiores ou ficar no presencial. Na prática, o que define a melhor opção é o perfil do aluno.

Embora a educação a distância esteja crescendo no país, há ainda muitos mitos sobre a formação nessa modalidade. Em linhas gerais, quando falamos de uma boa instituição, tanto a especialização EAD em design de interiores quanto a presencial atendem a padrões qualitativos impostos pelo Ministério da Educação (MEC)

Assim, é preciso garantir que as pessoas terão acesso a cursos com cargas horárias e disciplinas adequadas, que os professores tenham trajetória acadêmica e experiência para ministrar as aulas e outra série de requisitos para obter diplomas válidos.

Em um primeiro ponto quanto a esse aspecto, o estudante deve considerar se tem interesse na comodidade de estudar em casa, em outros espaços ou se estar em uma sala de aula presencial é a melhor condição de seu processo de aprendizagem.

Um segundo ponto a considerar a respeito das formações EAD ou remotas têm a ver com o investimento que o aluno quer e pode fazer. Os cursos presenciais costumam ser mais caros, especialmente porque a instituição precisa investir na estrutura física que abriga os estudantes. Além disso, há mais gastos com deslocamento, alimentação etc.

Um terceiro ponto tem a ver com a dinâmica do estudo a distância: cursos realizados remotamente são amparados por tecnologias interativas e recursos dinâmicos, ideais para quem gosta de lidar com inovações ou até mesmo para estudantes mais tímidos, que se sentem mais confortáveis em plataformas virtuais.

Design de Interiores EAD

No fim das contas, trata-se de pesar o que funciona melhor para a sua produtividade e realidade diária enquanto aluno.

Design de interiores EAD x remoto: entenda as diferenças

Com o isolamento social, as instituições de ensino tiveram que adaptar a sua realidade e oferecer aulas que não pusessem em risco a saúde de professores e estudantes. 

Por isso, surgiu o estilo de curso remoto. Ainda que muitas pessoas confundam com os tradicionais modelos a distância, eles são bem diferentes!

O curso EAD é pensado para o formato digital, com a utilização de recursos multimídia, plataformas para avaliações e outras demandas deste tipo de ambiente.

Já os cursos remotos são uma medida temporária para suprir a demanda do período atual. Nesse formato, as aulas são feitas ao vivo, de forma on-line, como uma reprodução da sala de aula.

A Pós-graduação em Design de Interiores do IPOG, por exemplo, é uma especialização pensada para o formato presencial, mas que, temporariamente, está sendo feita de forma virtual.

Conheça o curso de Pós-graduação remota em Design de Interiores do IPOG

O IPOG tem na sua grade um dos melhores cursos de design de interiores do Brasil. 

O curso remoto de Pós-graduação em Design de Interiores é uma formação completa para quem deseja atualizar e aprofundar os conhecimentos adquiridos na graduação ou para aqueles profissionais de outras formações, como Arquitetura, Engenharia, entre outros que desejam ampliar seus horizontes de atuação

A grade curricular foi estruturada para oferecer capacitação de ponta a ponta com foco no mercado de trabalho e nos desafios cotidianos da profissão.

Formação curricular:

  • 1) Composição Espacial no Design de Interiores
  • 2) Design Universal e Acessibilidade no Design de Interiores
  • 3) Cor aplicada ao Design de Interiores
  • 4) Materiais e Revestimentos: Técnicas e Usos
  • 5) Conforto Ambiental aplicado ao Design de Interiores
  • 6) Projeto Luminotécnico voltado ao Design de Interiores
  • 7) Gestão e Planejamento do Escritório
  • 8) Interior Landscape: Paisagismo aplicado ao Design de Interiores
  • 9) Design de Interiores Residenciais
  • 10) Design de Interiores Corporativo
  • 11) Design de Interiores de Lojas
  • 12) Desenvolvimento Integral do Potencial Humano

Como é o curso de design de interiores com a metodologia remota do IPOG?

Embora possa ser classificada como um curso de design de interiores EAD, no sentido em que é realizado a distância e pela internet, esta capacitação do IPOG difere em um aspecto central ao que é entendido como modalidade de ensino a distância: a sincronicidade das aulas.

Os cursos remotos são ministrados de forma síncrona, isto é, as aulas são ministradas ao vivo na internet, em horários fixos, com professores disponíveis para tirar dúvidas em tempo real e interação on-line com toda a turma, o que facilita o networking.

É um novo formato com a qualidade de sempre!

Faça a melhor escolha para o seu futuro, escolha o IPOG!

Além de escolher o curso de Design de Interiores EAD que mais se encaixa nas suas expectativas, é necessário também que a instituição de ensino esteja à altura!

Por isso, temos certeza ao afirmar que o IPOG é a melhor escolha para quem deseja ter o futuro profissional garantido.

  • Uma pesquisa realizada em 2019 indicou que 9,7 em cada 10 estudantes estavam satisfeitos com a instituição.
  • Nossos professores são especialistas, mestres e doutores com trajetória acadêmica e expertise de mercado.
  • Instituição certificada pelo MEC.
  • Exclusiva disciplina focada no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Se você tem interesse em se destacar no mercado e avançar no seu planejamento de carreira, fale conosco e se inscreva no curso de Design de Interiores EAD!

Gostou do nosso artigo sobre Design de interiores EAD? Confira mais 3 títulos que podem interessar:

IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação

Instituição de ensino com nome e reconhecimento de excelência no mercado, o IPOG fará total diferença no seu currículo.

O IPOG conta com diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro docentes de excelência. A proposta do IPOG é de um ensino humanizado, que estimule o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno e otimize o seu plano de carreira e de vida.  

O Instituto está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal. Conta com quase 20 anos de experiência na formação de grandes especialistas.

Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado. Isso fez com que alcançássemos o status que temos hoje.

Não deixe de investir no seu futuro e se tornar o profissional com que sempre sonhou!

Artigos relacionados

Curso de design de interiores: o que levar em consideração na hora de escolher No campo de arquitetura e design, como em outros setores, os hábitos mudaram, novas tendências se instalaram e, por isso, buscar uma especialização por meio de um curso de design de interiores é um passo importante para se atualizar e adquirir habilidades par...
5 ferramentas BIM que você precisa conhecer A Modelagem de Informação da Construção Civil, ou Building Information Modelling BIM, está ganhando terreno no mercado nacional. Contudo, a sua implementação esbarra, especialmente, na falta de qualificação profissional para o trabalho com esse processo basea...
Edifícios inteligentes: Uma realidade que veio para ficar A onda agora é tudo “Inteligente”: é Casa Inteligente, Edifício Inteligente, Cidade Inteligente, Carro Inteligente... Mas, o que realmente significa essa “Inteligência”? E como ela se aplica ao Edifício Inteligente? Não vou entrar nos detalhes técnicos envo...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo.

Comentários