6 dicas de livros de arquitetura essenciais para profissionais e estudantes

6 dicas de livros de arquitetura essenciais para profissionais e estudantes

dicas de livros de arquitetura

Os livros tem um poder mágico de nos transportar para o passado, futuro e até mesmo realidades e mundos diferentes. Além disso, nos oferecem um grande aprofundamento e embasamento teórico sobre a nossa área de atuação, podendo até mesmo servir de guia para nos desviar dos percalços da nossa profissão e nos ajudar a encontrar soluções práticas para o dia a dia.

Pensando em todas essas possibilidades, resolvemos fazer uma lista caprichada com 6 dicas de livros de arquitetura essenciais tanto para quem pretende fazer o curso de graduação, como para aqueles que já estão atuando na área e desejam aprofundar seus conhecimentos.

1) Oscar Niemeyer- As curvas do tempo

Todos sabem que Oscar Niemeyer é, sem dúvidas, o profissional mais lembrado quando o assunto é arquitetura, não é mesmo? Ele é apontado como uma das figuras-chave no desenvolvimento da arquitetura moderna devido a sua exploração de técnicas como a do concreto armado. Por isso, decidimos incluir uma obra de autoria dele na nossa lista de dicas de livros de arquitetura.

Em 320 páginas, ‘As curvas do tempo’ oferece para o leitor uma visão de Niemeyer enquanto arquiteto, artista, escritor, criador, cidadão e amigo. A síntese autobiográfica é tomada pela nostalgia da vida do profissional. Além disso, o livro da editora ISBN conta também com uma bela edição ilustrada com um caderno de fotos e com desenhos do autor feitos especialmente para o livro.

Outros livros que você também poderá gostar sobre o arquiteto brasileiro são:

• Oscar Niemeyer – Uma arquitetura da sedução
  • Oscar Niemeyer – Building

2) Urbanismo ecológico – Doherty e Gareth

O setor chamado ‘Arquitetura Verde’ tem ganhado admiração e crescido nos últimos anos devido aos problemas em relação aos recursos naturais e à ação antrópica feita de forma irresponsável. O livro ‘Urbanismo ecológico’ surgiu neste contexto para tratar a sustentabilidade urbana de forma mais prática e criativa.

A obra oferece ainda o ponto de vista de outros profissionais como engenheiros e cientistas. Além disso, o livro reúne artigos da Universidade de Harvard, ensaios, aulas e conferências realizadas sobre o tema.

3) Tudo sobre a casa – Anatxu Zabalbeascoa

Já parou para pensar de onde surgiu a ideia dos cômodos de uma casa? Não? A obra de Anatxu Zabalbeascoa oferece para o leitor a evolução dos padrões estruturais que andam em torno da casa. Se você não é um aficionado por livros teóricos, lá vem um bom motivo para abrir agora mesmo o site ou ir imediatamente até uma livraria. A obra é um romance encantador que nos revela, e muito, sobre a forma como vivemos antes e agora.

4) Design de Interiores: Guia útil para estudantes e profissionais- Jenny Gibbs

Não poderia faltar um guia na nossa listinha de dicas de livros de arquitetura, não é mesmo? Uma área que tem ganhado mais espaço no mercado de arquitetura e vem sendo muito procurada ultimamente, o design de interiores.

No livro de Jenny Gibbs, é abordado temas como a elaboração do programa de necessidades junto ao cliente, as apresentações dos desenhos e amostras, a escolha dos materiais e o planejamento e gerenciamento de projetos. A obra é essencial para você que é estudante e pretende seguir nesta área. Além disso, o livro oferece dicas preciosas para quem já está atuando no mercado de design de interiores.

5) Plantas para Jardim no Brasil, Harri Lorenzi

A penúltima indicação da nossa lista de dicas de livros de arquitetura é essencial para aqueles que pretendem conhecer mais sobre projetos paisagísticos. A obra é interessante tanto para estudantes como para profissionais, pois contempla apenas e exclusivamente as espécies efetivamente utilizadas na composição de jardins.

O livro de Harri Lorenzi apresenta cada espécie de planta por página com um texto informativo sobre como deve ser feito o cultivo e para qual área deve ser utilizada.

6) Elementos para a compreensão de um caminho da arquitetura brasileira – João Batista Vilanova Artigas

O livro apresenta um panorama histórico do modernismo no Brasil. A obra aborda o tema ao mesmo tempo que articula com os caminhos da produção de João Batista Vilanova Artigas (1915-1985), normalmente associada ao movimento arquitetônico conhecido como Escola Paulista. Para o autor, o renomado arquiteto não “obedeceu” as linhas e as características arquitetônicas da vertente moldada como hegemônica. Além disso, ele transferiu para a edificação e sua construção o que problematizava na modernização do país e estimulando um conflito em termos culturais. Por isso, a obra também está entre as nossas dicas de livros de arquitetura.

E aí, gostou das dicas de livros de arquitetura?

Tem alguma indicação? Compartilhe com a gente e boa leitura!

Sobre Eduardo Pereira

Professor na pós graduação no IPOG, onde é responsável pela disciplina Marketing de Relacionamento e Comportamento do Consumidor, Projeto de Arquitetura e de Interiores: Residencial,  Design Universal dentre outras. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília/UnB (2008), Professor em Graduação nos cursos de Arquitetura, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e Sanitária. Sócio Diretor da empresa QUATTRO – Ensino, Design e Arquitetura, onde desenvolve cursos de desenho artístico e de softwares, como AutoCAD, Revit, Lumion, dentre outros. A empresa é ainda responsável por projetos arquitetônicos e de interiores nas áreas residencial, comercial e institucional.