Conheça (e se reconheça) na rotina bugada de um profissional de TI
  • Sobre
  • Materiais
  • Cursos
    • Graduação
    • Pós Graduação
    • Curta duração
    • Educação corporativa
    • EAD
  • Artigos
    • Tecnologia
    • Educação e Cultura Organizacional
    • Comunicação e Marketing
    • Saúde
    • Direito
    • Desenvolvimento do Potencial Humano
    • Engenharia e Arquitetura
    • Gestão e Negócios
  • Fale Conosco
Home Tecnologia
Tecnologia
5 minutos de leitura

Se você é um profissional de TI, com certeza, irá se identificar com essa rotina bugada

conheça a rotina bugada de um profissional de ti.
Leitura focada

Se você começou a ler esse texto, tenho certeza que sua rotina como profissional de TI costuma ser recheada de bugs, situações constrangedoras e, até mesmo, engraçadas – depois que passam, claro.

Falo isso com base nas minhas experiências com o trabalho, pois já protagonizei e assisti as cenas mais ridículas que algum profissional de TI poderia viver.

Deixe-me contar um pouco da história do Eduardo, que foi meu colega na faculdade e, depois, no nosso primeiro emprego.

Na empresa onde trabalhávamos há cinco anos, ele foi conhecido como “o menino do computador” por meses. Ninguém o chamava pelo nome.

Ele era tímido e, até então, não era muito bom em se relacionar com as pessoas. Nossos colegas sabiam disso. Tanto que viviam lhe dando conselhos para acabar com a timidez dele.

“Você deveria desenvolver melhor essa oratória, falar mais! Por acaso, o gato comeu a sua língua?!”

“Como é possível um rapaz tão bom com códigos ser tão confuso ao lidar com as pessoas?”

O Eduardo odiava essa situação.

Você ficou constrangido só em ler isso? Calma. Nem só de cenas vergonhosas vive um profissional da área de TI. Uma hora as coisas começam a mudar e com o Edu não foi diferente.

Ao longo deste artigo vou compartilhar com você o caminho que ele trilhou para superar uma rotina repleta de insatisfações e se tornar um profissional da Gestão da Tecnologia da Informação valorizado e com excelente currículo.

Começando com o final

Permita-me quebrar as regras e contar logo o final desta história: há cerca de quatro meses o Edu foi promovido à Gerente de TI! Esse era um sonho que o acompanhava desde o primeiro dia em que pisamos na empresa onde trabalhos juntos.

O caminho que ele trilhou até chegar a essa conquista não daria um bom roteiro de filme, confesso, mas acredito que pode inspirar você a alcançar os seus objetivos como profissional de TI, assim como me inspirou.

O caminho até a tão sonhada promoção

Cinco anos atrás o Eduardo era só mais um profissional de TI, era o “menino do computador” que chegava cedo e saía tarde do trabalho. Não se comunicava muito com os colegas e, no fundo, ele não se importava tanto com isso.

Mesmo assim ele sonhava em gerenciar uma equipe e ser a cabeça por trás das estratégias do negócio e coisas semelhantes. Paradoxal, não é mesmo?

Ele tinha acabado de sair da faculdade e estava em começo de carreira. Sua rotina era marcada por muito trabalho e uma remuneração abaixo do mercado – que, convenhamos, paga muito bem.

Com a intenção de complementar o orçamento e quitar alguns cursos que vinha fazendo para melhorar o currículo, o Edu trabalhava como freelancer para algumas empresas e pequenos empreendimentos.

Aquele tempo era sofrido. Os clientes davam calote, não aceitavam padrões básicos de arquitetura de software, não respeitavam nossos combinados, os briefings mudavam a todo instante. A lista de desencontros era enorme.

Aposto que você aí do outro lado da tela já passou por isso também, não é mesmo?

Ele já estava ficando exausto de viver sob essas condições e ver seu sonho de ser promovido tão distante.

Foi aí que, movido por essa indignação, o Edu precisou mudar de atitude e começar a observar o que poderia mudar o seu destino de uma vez por todas e transformá-lo em um profissional da Tecnologia da Informação, no mínimo, respeitado dentro da empresa onde trabalhávamos.


Quando tudo mudou

Lembra dos comentários dos nossos colegas que tanto incomodavam o Eduardo? Tudo começou a mudar quando ele deixou de considerá-los simplesmente como críticas aleatórias e passou a olhá-los como sinais de coisas que ele precisava mudar.

Sua percepção foi sendo alterada depois da leitura de um post que falava sobre pós-graduação em TI e apontava o “mapa da mina” para o profissional de TI que deseja ter sucesso nesta área.

Ele foi notando o quanto precisava de qualificação e que, talvez, um MBA seria a melhor saída para isso.

Então, o Edu se matriculou em um curso MBA Executivo em Gestão de Tecnologias da Informação – Liderança, Governança e Negócios e, finalmente, começou a notar as competências que precisaria desenvolver para alcançar seu sonho de se tornar um Gerente de TI.

A cada aula, conseguia aplicar os conhecimentos adquiridos ao dia a dia do meu trabalho e os nossos chefes começaram a notar isso.

Gradativamente, o Edu foi sendo convencido da importância de desenvolver relacionamento com os nossos colegas e, aos poucos, superou esse antigo gap.

Quando se deu conta, ele estava na sala de reunião com o nosso supervisor direto sendo convidado a substituí-lo no cargo de gestão da equipe (ele também havia sido promovido e iria trabalhar em outro departamento).

Você também pode conquistar os seus sonhos como profissional de TI

É, isso é tudo! Eu avisei que a história do Eduardo não dava um bom roteiro de filme.

Mas você pode escrever a sua própria história de sucesso como profissional de TI também e, com base na minha experiência e do Edu, acredito que investir em especialização com uma pós-graduação ou MBA é o primeiro passo para isso.

Se deseja assumir um cargo de gestão ou a liderança de um time, além de especializado, você precisará ser capaz de conversar com outras áreas, como Administração.

O Brasil sofre com uma carência de pessoas qualificadas para a gestão da Tecnologia da Informação e, ao se especializar, não será difícil para você se destacar nesse mercado.

Esse setor cresce rápido demais, cerca de 2,5 vezes acima da média global, e a relação entre a demanda e a oferta de profissionais faz com que um bom gestor da TI seja super disputado pelas empresas.

Isso acontece porque a Tecnologia da Informação está presente em quase todos os segmentos de negócios e contribui para o aumento da produtividade da empresa, segurança dos dados e inovações constantes.

A alta demanda e investimentos em desenvolvimento de softwares, computação em nuvem, segurança da informação e big data contribuem para o avanço e crescimento do setor.

Por isso, não perca mais tempo e transforme o seu futuro profissional com uma pós-graduação em Gestão de Tecnologias da Informação. Conheça o curso do IPOG!

Mas, antes, confira o nosso Whitepaper com 5 passos para se planejar financeiramente para fazer sua pós-graduação e organize as finanças para investir no seu futuro.

Conheça o IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação

O IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação realiza diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes, profissionais de excelência e renome no mercado.

A proposta é um ensino humanizado, que estimula o desenvolvimento de potencialidades de cada aluno.  

Presente em todos os estados do país e no Distrito Federal, o IPOG já conta com quase 20 anos de experiência na formação de excelentes profissionais.

A satisfação dos aluno já se tornou a sua marca registrada e a prova disso é o índice de satisfação dos alunos que chega a 97,14%, em todo o país.

Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos que existem no mercado e isso fez a instituição alcançar o status que tem hoje.

Não deixe de investir no seu futuro e se tornar aquele profissional que sempre sonhou.

Entre em contato conosco para mais informações!

Artigos relacionados

Indústria 4.0: a era dos sistemas inteligentes e da convergência digital Você já sabe o que é Indústria 4.0? Então, vem com a gente! Smartphones, tablets, computadores, máquinas, sistemas automatizados, inteligência artificial, tudo isso está se tornando tão comum em nosso dia a dia que nem nos damos conta de como a tecnologia tem...
Biometria: quais os métodos mais seguros para a identificação em uma investigação criminal? A biometria é muito utilizada em todo mundo para identificação pessoal em diversas atividades. Seja para investigações criminais, registro em documentos pessoais, acessar locais, votar, realizar transações financeiras, entre outras funções para a identificação...
Como as certificações de TI podem impulsionar a sua carreira? À medida que o mercado Tecnologia da Informação cresce, se desenvolve e se inova, exige mais qualificação dos profissionais de TI. Para adquirir habilidades e se destacar profissionalmente, uma grande aposta desse setor são as certificações de TI. Com as cert...

Sobre Marsal Melo

Professor IPOG, Analista de Sistemas, Especialista em Gerenciamento de Projetos e Mestrando em Administração de Empresas (UFG). É Consultor em Gerenciamento de Projetos e Processos certificado PMP, Mentor do Centro de Empreendedorismo e Inovação da UFG e Coach pelo IBC. É Diretor da Empresa Efeta Soluções, Presidente do PMI-GO e Diretor de Comunicação da ASSESPRO-GO. Possui mais de 20 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação e Gestão de Equipes, Processos e Projetos.

Comentários

  • Contabilidade
  • Graduação
  • IPOG
  • Psicologia
  • Gestão e Negócios
  • Engenharia e Arquitetura
  • Desenvolvimento do Potencial Humano
  • Direito
  • Saúde
  • Comunicação e Marketing
  • Educação e Cultura Organizacional
  • Tecnologia

Artigos mais lidos

  • Tecnologia

    Você sabe o que faz um papiloscopista? Um guia completo sobre esta especialização

    17 de dezembro de 2019

  • Tecnologia

    Genética Forense: conheça como é realizada a investigação criminal por exames de DNA

    26 de janeiro de 2018

  • Tecnologia

    Carreira de Perito Criminal: conheça o que faz esse profissional

    20 de junho de 2018


  • Sobre
  • Materiais
  • Cursos
  • Fale Conosco
Copyright © 2016 IPOG - Todos os direitos reservados
Política de privacidade | Termos de uso


Utilizamos cookies para permitir que o nosso website funcione corretamente para que seja gerado conteúdos personalizados em redes sociais e anúncios, bem como analisar o nosso tráfego. Também compartilhamos informações com os parceiros de redes sociais, de publicidade e de analítica sobre o seu uso do nosso website.

A Política de Privacidade e os Termos de Uso complementam este aviso, além dos direitos dos titulares descritos no Aviso de Privacidade, cujos os dizeres o usuário está de acordo ao navegar por este site.

ConfiguraçõesAceitar
Manage consent

Configurações de cookies

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Abaixo você pode escolher que tipo de cookies você permite neste site. Clique no botão "Salvar e Aceitar" para aplicar sua escolha.
Necessário
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDurationDescription
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Funcional
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Desempenho
Coletam informações sobre como os sites são utilizados pelo usuário, permitindo identificar quais as páginas e links mais acessados, bem como eventuais erros de acesso.
Analítico
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Propaganda
Coletam dados específicos para criação de um perfil de consumo do usuário, que permitem a veiculação de publicidades específicas, de acordo com os gostos e preferências.
Outros
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
Salvar e Aceitar
Powered by CookieYes Logo