Conheça (e se reconheça) na rotina bugada de um profissional de TI
  • Sobre
  • Materiais
  • Cursos
    • Graduação
    • Pós Graduação
    • Curta duração
    • Educação corporativa
    • EAD
  • Artigos
    • Tecnologia
    • Educação e Cultura Organizacional
    • Comunicação e Marketing
    • Saúde
    • Direito
    • Desenvolvimento do Potencial Humano
    • Engenharia e Arquitetura
    • Gestão e Negócios
  • Fale Conosco
Home Tecnologia
Tecnologia
5 minutos de leitura
06 de fevereiro de 2019

Se você é um profissional de TI, com certeza, irá se identificar com essa rotina bugada

conheça a rotina bugada de um profissional de ti.
Leitura focada

Se você começou a ler esse texto, tenho certeza que sua rotina como profissional de TI costuma ser recheada de bugs, situações constrangedoras e, até mesmo, engraçadas – depois que passam, claro.

Falo isso com base nas minhas experiências com o trabalho, pois já protagonizei e assisti as cenas mais ridículas que algum profissional de TI poderia viver.

Deixe-me contar um pouco da história do Eduardo, que foi meu colega na faculdade e, depois, no nosso primeiro emprego.

Na empresa onde trabalhávamos há cinco anos, ele foi conhecido como “o menino do computador” por meses. Ninguém o chamava pelo nome.

Ele era tímido e, até então, não era muito bom em se relacionar com as pessoas. Nossos colegas sabiam disso. Tanto que viviam lhe dando conselhos para acabar com a timidez dele.

“Você deveria desenvolver melhor essa oratória, falar mais! Por acaso, o gato comeu a sua língua?!”

“Como é possível um rapaz tão bom com códigos ser tão confuso ao lidar com as pessoas?”

O Eduardo odiava essa situação.

Você ficou constrangido só em ler isso? Calma. Nem só de cenas vergonhosas vive um profissional da área de TI. Uma hora as coisas começam a mudar e com o Edu não foi diferente.

Ao longo deste artigo vou compartilhar com você o caminho que ele trilhou para superar uma rotina repleta de insatisfações e se tornar um profissional da Gestão da Tecnologia da Informação valorizado e com excelente currículo.

Começando com o final

Permita-me quebrar as regras e contar logo o final desta história: há cerca de quatro meses o Edu foi promovido à Gerente de TI! Esse era um sonho que o acompanhava desde o primeiro dia em que pisamos na empresa onde trabalhos juntos.

O caminho que ele trilhou até chegar a essa conquista não daria um bom roteiro de filme, confesso, mas acredito que pode inspirar você a alcançar os seus objetivos como profissional de TI, assim como me inspirou.

O caminho até a tão sonhada promoção

Cinco anos atrás o Eduardo era só mais um profissional de TI, era o “menino do computador” que chegava cedo e saía tarde do trabalho. Não se comunicava muito com os colegas e, no fundo, ele não se importava tanto com isso.

Mesmo assim ele sonhava em gerenciar uma equipe e ser a cabeça por trás das estratégias do negócio e coisas semelhantes. Paradoxal, não é mesmo?

Ele tinha acabado de sair da faculdade e estava em começo de carreira. Sua rotina era marcada por muito trabalho e uma remuneração abaixo do mercado – que, convenhamos, paga muito bem.

Com a intenção de complementar o orçamento e quitar alguns cursos que vinha fazendo para melhorar o currículo, o Edu trabalhava como freelancer para algumas empresas e pequenos empreendimentos.

Aquele tempo era sofrido. Os clientes davam calote, não aceitavam padrões básicos de arquitetura de software, não respeitavam nossos combinados, os briefings mudavam a todo instante. A lista de desencontros era enorme.

Aposto que você aí do outro lado da tela já passou por isso também, não é mesmo?

Ele já estava ficando exausto de viver sob essas condições e ver seu sonho de ser promovido tão distante.

Foi aí que, movido por essa indignação, o Edu precisou mudar de atitude e começar a observar o que poderia mudar o seu destino de uma vez por todas e transformá-lo em um profissional da Tecnologia da Informação, no mínimo, respeitado dentro da empresa onde trabalhávamos.


Quando tudo mudou

Lembra dos comentários dos nossos colegas que tanto incomodavam o Eduardo? Tudo começou a mudar quando ele deixou de considerá-los simplesmente como críticas aleatórias e passou a olhá-los como sinais de coisas que ele precisava mudar.

Sua percepção foi sendo alterada depois da leitura de um post que falava sobre pós-graduação em TI e apontava o “mapa da mina” para o profissional de TI que deseja ter sucesso nesta área.

Ele foi notando o quanto precisava de qualificação e que, talvez, um MBA seria a melhor saída para isso.

Então, o Edu se matriculou em um curso MBA Executivo em Gestão de Tecnologias da Informação – Liderança, Governança e Negócios e, finalmente, começou a notar as competências que precisaria desenvolver para alcançar seu sonho de se tornar um Gerente de TI.

A cada aula, conseguia aplicar os conhecimentos adquiridos ao dia a dia do meu trabalho e os nossos chefes começaram a notar isso.

Gradativamente, o Edu foi sendo convencido da importância de desenvolver relacionamento com os nossos colegas e, aos poucos, superou esse antigo gap.

Quando se deu conta, ele estava na sala de reunião com o nosso supervisor direto sendo convidado a substituí-lo no cargo de gestão da equipe (ele também havia sido promovido e iria trabalhar em outro departamento).

Você também pode conquistar os seus sonhos como profissional de TI

É, isso é tudo! Eu avisei que a história do Eduardo não dava um bom roteiro de filme.

Mas você pode escrever a sua própria história de sucesso como profissional de TI também e, com base na minha experiência e do Edu, acredito que investir em especialização com uma pós-graduação ou MBA é o primeiro passo para isso.

Se deseja assumir um cargo de gestão ou a liderança de um time, além de especializado, você precisará ser capaz de conversar com outras áreas, como Administração.

O Brasil sofre com uma carência de pessoas qualificadas para a gestão da Tecnologia da Informação e, ao se especializar, não será difícil para você se destacar nesse mercado.

Esse setor cresce rápido demais, cerca de 2,5 vezes acima da média global, e a relação entre a demanda e a oferta de profissionais faz com que um bom gestor da TI seja super disputado pelas empresas.

Isso acontece porque a Tecnologia da Informação está presente em quase todos os segmentos de negócios e contribui para o aumento da produtividade da empresa, segurança dos dados e inovações constantes.

A alta demanda e investimentos em desenvolvimento de softwares, computação em nuvem, segurança da informação e big data contribuem para o avanço e crescimento do setor.

Por isso, não perca mais tempo e transforme o seu futuro profissional com uma pós-graduação em Gestão de Tecnologias da Informação. Conheça o curso do IPOG!

Mas, antes, confira o nosso Whitepaper com 5 passos para se planejar financeiramente para fazer sua pós-graduação e organize as finanças para investir no seu futuro.

Conheça o IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação

O IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação realiza diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes, profissionais de excelência e renome no mercado.

A proposta é um ensino humanizado, que estimula o desenvolvimento de potencialidades de cada aluno.  

Presente em todos os estados do país e no Distrito Federal, o IPOG já conta com quase 20 anos de experiência na formação de excelentes profissionais.

A satisfação dos aluno já se tornou a sua marca registrada e a prova disso é o índice de satisfação dos alunos que chega a 97,14%, em todo o país.

Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos que existem no mercado e isso fez a instituição alcançar o status que tem hoje.

Não deixe de investir no seu futuro e se tornar aquele profissional que sempre sonhou.

Entre em contato conosco para mais informações!

3.7 / 5 ( 3 votes )

Artigos relacionados

Ipog na InterFORENSICS: desafios da análise de dispositivos móveis bloqueados e criptografados O primeiro dia do maior evento integrado de Ciências Forenses da América Latina, a InterFORENSICS - Conferência Internacional de Ciências Forenses, contou com a palestra “Desafios da análise de dispositivos móveis bloqueados e criptografados”, apresentada pelo...
Como é feita a análise forense do Sistema Operacional Windows? Visto que todo computador necessita de um sistema para iniciar suas funções, você já parou para pensar como os peritos digitais investigam crimes em sistemas operacionais? Se você tem interesse em saber mais sobre esse assunto, nesse artigo vou esclarecer como...
Data-Driven Innovation: uma estratégia vencedora em três passos Não é mais percepção apenas de profissionais da indústria digital, você vai escutar sobre Big Data, Inteligência Artificial e Gestão Guiada por Dados em qualquer bate-papo sobre performance de negócios, e enquanto você lê esse artigo surgem novas soluções que...

Sobre Marsal Melo

Professor IPOG, Analista de Sistemas, Especialista em Gerenciamento de Projetos e Mestrando em Administração de Empresas (UFG). É Consultor em Gerenciamento de Projetos e Processos certificado PMP, Mentor do Centro de Empreendedorismo e Inovação da UFG e Coach pelo IBC. É Diretor da Empresa Efeta Soluções, Presidente do PMI-GO e Diretor de Comunicação da ASSESPRO-GO. Possui mais de 20 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação e Gestão de Equipes, Processos e Projetos.

Comentários

  • Contabilidade
  • Gestão e Negócios
  • Engenharia e Arquitetura
  • Desenvolvimento do Potencial Humano
  • Direito
  • Saúde
  • Comunicação e Marketing
  • Educação e Cultura Organizacional
  • Tecnologia

Artigos mais lidos

  • Tecnologia

    Você sabe o que faz um papiloscopista? Um guia completo sobre esta especialização

    17 de dezembro de 2019

  • Tecnologia

    Job description: entenda o que faz um profissional de Ciência Forense

    22 de outubro de 2019

  • Tecnologia

    Genética Forense: conheça como é realizada a investigação criminal por exames de DNA

    26 de janeiro de 2018


  • Sobre
  • Materiais
  • Cursos
  • Fale Conosco
Copyright © 2016 IPOG - Todos os direitos reservados
Marketing Digital Marketing Digital