Tudo sobre MBA em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado
  • Sobre
  • Materiais
  • Cursos
    • Graduação
    • Pós Graduação
    • Curta duração
    • Educação corporativa
    • EAD
  • Artigos
    • Tecnologia
    • Educação e Cultura Organizacional
    • Comunicação e Marketing
    • Saúde
    • Direito
    • Desenvolvimento do Potencial Humano
    • Engenharia e Arquitetura
    • Gestão e Negócios
  • Fale Conosco
Home Gestão e Negócios
Gestão e Negócios
5 minutos de leitura
27 de fevereiro de 2019

Descubra por que cursar um MBA em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado vai mudar os rumos do seu negócio

MBA em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado
Leitura focada

Nas últimas décadas, o e-commerce surgiu como uma nova arena de competição na área comercial, concorrendo com as tradicionais lojas físicas pela preferência dos consumidores.

Neste cenário, a habilidade de comunicação e a capacidade de persuasão já não bastam para garantir o bom desempenho de um profissional de vendas.

Você sabe: bons vendedores não nascem prontos. Por isso, investir em um MBA em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado é indispensável para quem atua ou deseja atuar com vendas (on e offline) e alcançar excelentes resultados.

O cliente, hoje em dia, é muito bem informado, por isso, o vendedor, gerente de vendas ou consultor comercial precisa se capacitar e conhecer ferramentas que possibilitem a criação de estratégias de interação com o público-alvo.

Compreender as mudanças que estão ocorrendo no mercado é requisito básico de sobrevivência para as empresas.

Portanto, captar as tendências de maneira proativa, antes que os concorrentes o façam, é uma necessidade de primeira ordem, enquanto que se preparar antecipadamente para executá-las é o que podemos chamar de estratégia.

Para atuar nesse novo cenário, você precisará desenvolver um pensamento e uma visão estratégica e saber operar o “tete a tete” da venda.

Seja você um profissional da área comercial ou alguém que deseja migrar para ela, continue a leitura deste artigo e descubra o que uma pós-graduação em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado poderá fazer por sua carreira.

Boa leitura!

Para começo de conversa…

Se você está pensando em cursar um MBA em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado, provavelmente, já conhece os conceitos de inteligência competitiva e inteligência de mercado, não é mesmo?

Mas você sabe, seguramente, qual a diferença entre eles e porque são tão importantes para a área comercial?

Apesar de haver muita confusão entre os termos, é válido frisar que a inteligência competitiva tem como foco os fatores relacionados ao ambiente externo da organização, tais como concorrentes e ambiente de mercado, enquanto a inteligência de mercado analisa o hábito de compra do cliente, bem como o contexto e circunstâncias em que isso ocorre.

No dia a dia de uma corporação, independente do porte e segmento, os dois tipos de inteligência são aplicadas para se antecipar no que diz respeito às tendências de mercado  e garantir as melhores tomadas de decisão.

Desenvolver essas competências é imprescindível para profissionais que desejam atuar na administração de negócios.

Portanto, se você quer se destacar no  cenário de alta competitividade das empresas atuais, considere cursar uma especialização em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado.

Para quem este curso é indicado?

O MBA em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado é indicado para qualquer profissional com formação superior, independente da área do conhecimento que atue ou deseje atuar no mercado comercial.

Tornar-se um especialista em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado pode ser o que faltava para sua ascensão na carreira comercial. Por meio do conhecimento adquirido neste MBA é possível que:

  • líderes de equipes comerciais consigam intensificar o papel estratégico da área Comercial nas empresas em que atuam, compondo equipes de alta performance em vendas;
  • empreendedores se direcionem de maneira mais estratégica para os mercados, alavancando seus negócios do ponto de vista comercial;
  • gestores e diretores comerciais desenvolvam competências para planejar e executar estratégias comerciais em cenários de alta competição;
  • profissionais que querem se tornar líderes de equipes comerciais.


Conheça o MBA em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado do IPOG

A área comercial vive do que acontece no mercado. Por isso, esse MBA foi projetado para a construção de competências duradouras e requisitadas pelo novo perfil profissional exigido neste segmento.

O MBA em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado do IPOG trabalha com técnicas de negociação e vendas e visa instrumentalizar os alunos para a realização de campanhas promocionais a partir da construção do pensamento estratégico.

O curso está estruturado em quatro grandes eixos.

1. Dinâmicas do mercado

Neste primeiro eixo, os alunos compreendem a relação entre Marketing e Vendas.

É aqui que é apresentado o conceito de inteligência competitiva, mostrando como as empresas podem encontrar os melhores nichos e, assim, compreender as forças que moldam a competição no mercado.

2. Gestão da operação comercial

O segundo eixo apresenta os conceitos referentes à gestão da operação comercial. São tratados assuntos como: promoção e concepção de produtos; estratégias de precificação e comunicação; utilização de um CRM atrelado a operação comercial; entre outros.

Além disso, é neste momento que o Marketing Digital é introduzido como um elemento de conexão entre a área comercial de uma empresa e seu público.

3. Gestão de pessoas

Esta etapa apresenta o elemento estratégico de toda e qualquer operação comercial: pessoas! Aqueles que fazem a área comercial acontecer.

Nos módulos deste grande eixo, a proposta é trabalhar os seguintes conteúdos:

  • estruturação da equipe comercial, começando com o recrutamento e seleção de consultores e executivos eficazes;
  • treinamento e desenvolvimento desses profissionais;
  • estratégia adequada para remuneração;
  • avaliação de desempenho dos times;
  • ferramentas de coaching com a finalidade de facilitar a gestão da equipe comercial.

4. Criação de negócios inovadores

O quarto e o último eixo do MBA em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado do IPOG trabalha empreendedorismo e comportamento empreendedor.

O desenvolvimento dessas competências interessa tanto ao empresário, quanto aos colaboradores – que precisam ter comportamento empreendedor para enfrentar os desafios do mercado.

Afinal, o empresário espera do seu funcionário uma atitude semelhante a dele, ou seja, uma atitude de dono do negócio.

Ao estudar empreendedorismo, o aluno IPOG é estimulado a pensar a perspectiva do comportamento empreendedor para atuar na organização em que  está inserido (intraempreendedorismo) e para montar um plano de negócio eficaz à qualquer gestão  (caso saia da empresa).

Você deseja investir em inovação para enfrentar os desafios do mercado? Então, baixe gratuitamente o nosso eBook: Gestão de Negócios: como inovar para competir no jogo empresarial?

Por que investir na pós-graduação em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado do IPOG?

O grande diferencial do MBA em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado do IPOG é no foco no potencial humano. Todos os módulos são trabalhados para criar no aluno o espírito empreendedor e de liderança.

A grade do curso foi desenvolvida para obedecer à uma cadeia lógica: primeiro o aluno é apresentado ao mercado, depois, ao novo Marketing para, em seguida, apresentar técnicas de vendas, liderança e gestão comercial.

Além disso, dentro da sala de aula se desenvolve uma excelente rede de relacionamento comercial.

Esse ambiente permite aos alunos compartilhar o melhor de sua experiência  pessoal aliada à expertise dos professores IPOG, que são profissionais atuantes no mercado.

Outra característica marcante neste curso é a heterogeneidade das turmas.

Há pessoas das mais diversas áreas de formação, trazendo consigo um rico background e a perspectiva de vários segmentos de atuação.

O que essas pessoas têm em comum é que, independe da competência técnica adquirida na graduação de origem, em algum momento tiveram que aprender sobre o universo mercadológico.

O “pulo do gato” está em perceber que a sala de aula é um mercado comprador e vendedor, seja de produtos ou serviços, seja de mão de obra. Dentro dela surgem parcerias para negócio, contratação de profissionais etc.

Nesse sentido, o network é um dos principais ganhos dessa pós-graduação.

Pronto para mudar os rumos da sua carreira e negócios?

Você faz ideia de quais serão os cenários que a sua organização vai enfrentar nos próximos 5 anos? E quais serão os grandes desafios da sua empresa diante desses cenários?

Nós, do MBA em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado do IPOG, nos colocamos à sua disposição para, juntos, encontrarmos essas respostas.

Agora é com você! Acesse o nosso site e conheça o MBA Executivo em Gestão Comercial & Inteligência de Mercado do IPOG.

Quer saber como o MBA Executivo em Gestão Comercial & Inteligência de Mercado pode te ajudar nessa preparação? O Coordenador do Curso, Edson Teixeira, explica para você no webinar PAPO COM COORDENADOR. 

Quer dar o próximo passo para uma carreira de sucesso na área de Gestão Comercial e Inteligência de Mercado?

Conheça o IPOG – Instituto de Pós-Graduação e Graduação

Um estabelecimento de ensino com nome e reconhecimento no mercado faz total diferença no currículo. De que vale fazer uma pós-graduação em um local que não é valorizado por recrutadores e executivos?

O IPOG – Instituto de Pós-Graduação e Graduação – realiza diversos cursos de ensino superior e conta com professores de excelência e grande nome no mercado.

A proposta é um ensino humanizado, que estimula o desenvolvimento de potencialidades de cada aluno.  

Presente em todos os estados do país e no Distrito Federal, o IPOG tem quase 20 anos de experiência em formar grandes profissionais.

A satisfação do aluno já se tornou a sua marca registrada e a prova disso é o índice de satisfação dos alunos que chega a 97,14% em todo o país.

Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos que existem no mercado e isso fez a instituição alcançar o status que tem hoje.

Não deixe de investir no seu futuro e se tornar aquele profissional que sempre sonhou.

Entre em contato conosco para mais informações!

4.5 / 5 ( 2 votes )

Artigos relacionados

Como se tornar um mestre da inovação nos projetos sociais? As mudanças no mercado são constantes e, com isso, inovar deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade. Porém, adquirir esta expertise não é uma tarefa fácil. Geralmente, demanda: pesquisas, testes, análises, mensuração de resultad...
Tipos de Liderança Organizacional: você sabe quais são? Ocupar um cargo de liderança é um objetivo que move muitos profissionais pelo mundo. Exercer essa função é atender as mais altas demandas de uma organização e colaborar para que esta cresça de forma significativa. É ainda conduzir outros grandes profissionais ...
Importação e exportação no agronegócio: 5 formas para driblar a competitividade e se destacar Nos últimos anos, os profissionais que lidam com importação e exportação no agronegócio viram o setor crescer consideravelmente. De acordo com dados disponibilizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em 2018, o Brasil atingiu o ...

Sobre Edson Teixeira Alvares Junior

Graduado em Administração de Empresas e Psicologia. Mestre em Administração de Empresas pela EAESP-FGV / The University of Texas - Austin/TEXAS - USA. Especialista em Liderança Administração Universitária pela PUC-GO e OUI - Organização Universitária Interamericana e IGLU - Instituto de Gestão e Liderança Universitária. Especialista em Desenvolvimento do Potencial Humano – IPOG. Especialista em Consultoria, Constelações Sistêmicas e Coaching – Instituto Brasileiro de Soluções Sistêmicas. Atuou como Gerente de Marketing e Gerente de Produtos em Bancos de Varejo. Consultor do SEBRAE-GO. Na 3M - Divisão de Sistemas Visuais – Austin/ TEXAS – USA, atuou em Projeto de Segmentação e Pesquisa de Mercado. Diretor de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. Ampla experiência acadêmica como Coordenador de Curso, Diretor Geral e Reitor em instituições de ensino superior. Como Docente atua na área de Administração, com ênfase em Planejamento Estratégico, Mercadologia, Gestão de Pessoas e Liderança. Como Professional Master Coach, trabalha como Coach de Vida, Coach de Carreira, Coach Executivo e Constelações Organizacionais. Coordenador e professor dos cursos do IPOG em MBA Marketing e Inteligência Digital, MBA Executivo em Liderança & Gestão Empresarial e MBA Executivo em Gestão Comercial & Inteligência de Mercado.

Comentários

Gestão e Negócios

  • Gestão de pessoas
  • Logísticas
  • Finanças
  • Produção
  • Vendas
  • Terceiro Setor
  • Contabilidade
  • Graduação
  • IPOG
  • Gestão e Negócios
  • Engenharia e Arquitetura
  • Desenvolvimento do Potencial Humano
  • Direito
  • Saúde
  • Comunicação e Marketing
  • Educação e Cultura Organizacional
  • Tecnologia

Artigos mais lidos

  • Gestão e Negócios

    Perfil do profissional atual: 24 características que você precisa saber

    06 de setembro de 2018

  • Gestão e Negócios

    10 ideias imperdíveis para empreender em 2020 e obter sucesso no mercado

    15 de agosto de 2018

  • Gestão e Negócios

    Controller: a profissão do século XXI

    16 de agosto de 2018


  • Sobre
  • Materiais
  • Cursos
  • Fale Conosco
Copyright © 2016 IPOG - Todos os direitos reservados
Política de privacidade | Termos de uso


Utilizamos cookies para permitir que o nosso website funcione corretamente para que seja gerado conteúdos personalizados em redes sociais e anúncios, bem como analisar o nosso tráfego. Também compartilhamos informações com os parceiros de redes sociais, de publicidade e de analítica sobre o seu uso do nosso website.

A Política de Privacidade e os Termos de Uso complementam este aviso, além dos direitos dos titulares descritos no Aviso de Privacidade, cujos os dizeres o usuário está de acordo ao navegar por este site.

ConfiguraçõesAceitar
Manage consent

Configurações de cookies

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Abaixo você pode escolher que tipo de cookies você permite neste site. Clique no botão "Salvar e Aceitar" para aplicar sua escolha.
Necessário
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDurationDescription
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Funcional
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Desempenho
Coletam informações sobre como os sites são utilizados pelo usuário, permitindo identificar quais as páginas e links mais acessados, bem como eventuais erros de acesso.
Analítico
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Propaganda
Coletam dados específicos para criação de um perfil de consumo do usuário, que permitem a veiculação de publicidades específicas, de acordo com os gostos e preferências.
Outros
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
Salvar e Aceitar
Powered by CookieYes Logo