Um dia de Perito Judicial: saiba como isso é possível com o Projeto Laboratório Pericial
3 minutos de leitura
29 de novembro de 2018

Um dia de Perito Judicial: saiba como isso é possível com o Projeto Laboratório Pericial

Quantas vezes você já ouviu falar “o mercado está concorrido”, “não consigo obter o emprego dos sonhos”, “quero iniciar um novo projeto profissional, mas não sei como começar”?

Bom, sabemos que muitas pessoas desenvolvem esses pensamentos ao longo da trajetória profissional, possuem dificuldades de mudança e de atrair melhores oportunidades de trabalho.

E diante disso, a pergunta é: qual o segredo de quem consegue dar vida a um novo projeto e planejar a carreira?

Se você já pensou nisso algumas vezes e ainda não sabe como mudar a sua realidade atual e explorar definitivamente as suas potencialidades, é hora de se inspirar.

E para isso, você vai conhecer a história de Acácio Santos, Engenheiro Civil, especialista em Auditoria, Avaliações & Perícias de Engenharia pelo IPOG, Perito atuante no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e da Justiça Federal e criador do Projeto Laboratório Pericial.

Conheça o Projeto Laboratório Pericial

Assim como já pode ter acontecido com você, Acácio passou por um momento da carreira em que percebeu a necessidade de se reinventar, buscar algo novo que fizesse mais sentido para sua vida pessoal e profissional. E foi justamente esse sentimento que motivou a criação do Projeto Laboratório Pericial, que surgiu no início de 2018.

Eu precisava fazer algo diferente, que agregasse valor a vida de outras pessoas e que me realizasse como profissional. Por isso, resolvi criar o Laboratório Pericial a fim de compartilhar conhecimentos com Engenheiros e Arquitetos sobre as práticas periciais forenses.”

Acácio explica que o Laboratório Pericial é um projeto inovador que torna acessível a experiência com o segmento de Engenharia Legal e ajuda Engenheiros e Arquitetos a atuarem como Peritos Judiciais no Tribunal de Justiça dos seus respectivos estados.

Por meio da iniciativa, pessoas interessadas acompanham a rotina dos profissionais nas perícias judiciais e extrajudiciais e têm a oportunidade de vivenciar na prática essa experiência.

O projeto é divulgado através do Linkedin e Instagram. É por lá que os interessados conhecem mais sobre as ações que estão em andamento, o cronograma, detalhes de como participar das perícias, palestras, cursos e muito mais.

Benefícios e alcance do Projeto

Os benefícios para quem participa do projeto são vários e o principal deles é o aprendizado na prática, afirma Acácio. “É uma excelente forma de alinhar teoria e prática, que nem sempre é possível apenas com um curso de graduação, por exemplo”, conta.

Mais de 700 pessoas já assistiram as palestras promovidas por meio do projeto e, a cada ação realizada, o Engenheiro Civil percebe ainda mais sua capacidade de contribuir com a formação de profissionais e atingir o seu propósito: transformar a vida das pessoas através da Engenharia Legal.

Palestra realizada pelo Projeto Laboratório Pericial

O Segredo do sucesso

Acácio conta que o seu grande segredo para alcançar os seus objetivos profissionais é buscar capacitação técnica e comportamental de forma contínua. “O conhecimento é transformador e contribui para potencializar minhas ações”, afirma.

A escolha do MBA Auditoria, Avaliações & Perícias de Engenharia do IPOG, por exemplo, foi estratégica para minha carreira. A especialização possibilita trabalhar como Perito Judicial e Extrajudicial, que é uma área que me identifico muito. E, com isso, passei a usufruir muito mais das minhas competências, ampliei meu conhecimento em relação ao tema, o que tem ajudado a melhorar o meu trabalho.”

Acácio também relembra da oportunidade de estar em contato com professores que possuem experiência de mercado e que compartilham essa vivência em sala de aula. A rede de relacionamento que é construída com os colegas de turma também é outro ponto memorável para ele.

Conhecemos pessoas que agregam muito a nossa carreira, pessoas que possuem vontade de fazer a diferença em suas atuações profissionais e trabalham em prol de resultados significativos não só para si, mas também para a sociedade.”

Atualmente, devido ao seu compromisso social, busca contínua por conhecimento e iniciativas significativas, o Engenheiro Civil recebe diversas oportunidades de parcerias e negócios, convites para ministrar aulas em cursos e universidades.

Quanto a sua perspectiva para o futuro, o principal foco é ajudar na formação de mais profissionais e, consequentemente, transformar a vida das pessoas através da Engenharia Legal.

Quer saber mais sobre o projeto? Clique aqui.


Artigos relacionados

Smart Cities: conheça as cidades do futuro Um conceito amplamente debatido no meio acadêmico nos idos dos anos 90 ganhou força e protagonismo no campo prático. Estamos falando das Smart Cities, ou cidades inteligentes, na tradução literal. Segundo o PHD em urbanismo norte-americano, Boyd Cohen, as cida...
Dia da Engenharia: Dicas de leitura para os profissionais da área Os profissionais de engenharia são geradores de ideias, sempre aplicando métodos e técnicas economicamente viáveis, com auxílio da matemática e das ciências. Buscam aliar as melhores condições de segurança ao menor custo, sendo requisitados em todas as áreas, ...
Professora do IPOG participa da criação da Primeira Norma Brasileira de Elaboração de Orçamentos de ... A Professora do MBA Planejamento, Execução de Controle de Obras Públicas e do MBA Gerenciamento de Obras, Qualidade & Desempenho da Construção do IPOG, Inaiara Ferreira Marini, participou da comissão para a criação da Primeira Norma Brasileira de Elaboraçã...

Sobre Acácio Santos

Engenheiro Civil; Especialista em Auditoria, Avaliações e Perícias de Engenharia; Especialista em Engenharia Legal e Perícias Judiciais; Pós Graduando em Engenharia Diagnóstica e criador do Projeto Laboratório Judicial.

Comentários