Instalações prediais: como usar softwares para melhoria de projetos
5 minutos de leitura

Instalações prediais: como usar softwares para melhoria de projetos e execuções

As instalações prediais são elementos fundamentais para o funcionamento de edifícios residenciais, comerciais e industriais. No entanto, a complexidade desses sistemas pode dificultar o processo de projeto e execução na construção civil.

Contudo, a tecnologia pode ser uma grande aliada. Com o avanço do uso de softwares especializados, é possível otimizar esses processos e garantir resultados mais previsíveis e seguros.

Assim, é cada vez mais comum a busca por profissionais que entendam os benefícios dos softwares para as instalações prediais. Esses especialistas têm maior valor no mercado perante as empresas e podem agregar muito para projetos e execuções prediais.

Neste artigo, o IPOG mostra como a utilização de softwares pode ajudar o engenheiro civil, os principais benefícios da tecnologia no setor e qual é o melhor curso que prepara você para projetar instalações prediais seguras. Confira!

Quais são os tipos de instalações prediais?

As instalações prediais compreendem um conjunto de sistemas e equipamentos que são essenciais para o funcionamento de edifícios.

Dentre os principais tipos, podemos destacar:

  • instalações hidráulicas: responsáveis pelo abastecimento de água potável, distribuição de água quente e fria, coleta e escoamento de águas pluviais e de esgoto;
  • instalações elétricas: sistemas que garantem o fornecimento de energia elétrica para o edifício;
  • instalações de gás: sistemas para condução, distribuição e uso do gás combustível;
  • instalações de ar-condicionado: sistemas para climatização e ventilação dos ambientes, com controle de temperatura, umidade e qualidade do ar;
  • instalações de proteção contra incêndio: sistemas para prevenção, detecção e combate a incêndios;
  • instalações de segurança: sistemas para controle de acesso, monitoramento e vigilância.

Qual é a importância das normas ABNT para o projeto?

As normas ABNT são essenciais para o projeto de instalações prediais, pois estabelecem diretrizes e requisitos técnicos para a elaboração e para a execução deles. Isso traz diversos benefícios, como a padronização dos processos, o aumento da segurança e eficiência, a redução de custos e a facilitação da fiscalização.

Além disso, em muitos casos, a utilização das normas ABNT é uma exigência legal para a construção e a ocupação de edificações.

Sendo assim, é essencial estar familiarizado com as normas e utilizá-las como referência na elaboração dos projetos, garantindo segurança, qualidade e eficiência.

Benefícios de um bom projeto de instalações prediais

Um bom projeto de instalações prediais é fundamental para garantir a segurança, a eficiência e o conforto de um edifício. Quando mal elaborado, ele pode trazer prejuízos financeiros, problemas de segurança e conforto para os usuários.

Por outro lado, um projeto bem feito pode trazer diversos benefícios. Confira a seguir.

Economia nas contas de água e de luz

Um projeto elaborado por meio de técnicas e tecnologias eficientes pode reduzir o consumo de água e energia elétrica, evitando o desperdício e a utilização desnecessária dos recursos.

Sendo assim, traz vantagens tanto para os usuários do edifício quanto para o meio ambiente.

Menor desperdício de materiais durante a obra

Um projeto eficiente garante maior precisão na quantidade e no tipo de materiais necessários para a instalação dos sistemas hidráulicos, elétricos, de ar-condicionado e outros.

Dessa forma, a empresa responsável evita a compra excessiva de materiais e o descarte desnecessário.

Redução de problemas estruturais

Um bom projeto deve levar em conta as instalações hidráulicas, elétricas e a sua integração com a estrutura do edifício. Com isso, o projeto de instalações prediais pode contribuir para a redução de problemas estruturais causados por erros na instalação de tubulações, fiações e outros componentes.

Como consequência, é possível evitar danos à estrutura do edifício e garantir a segurança dos usuários.

Facilidade de reparos futuros

Uma boa elaboração de projeto prevê a localização exata dos componentes das instalações prediais. Dessa forma, ela facilita a identificação e o acesso em caso de necessidade de reparos ou de manutenções futuras.

Como os softwares melhoram a execução do projeto?

A utilização de softwares especializados tem se tornado cada vez mais comum na elaboração e na execução de projetos de instalações prediais. Esses programas permitem a elaboração de projetos mais precisos e detalhados, o que facilita a comunicação com osdemais envolvidos na obra, como os engenheiros, os arquitetos e os próprios clientes.

A tendência tem ganhado destaque por seus benefícios. Conheça mais sobre eles a seguir.

Menor índice de erros e retrabalho

Os softwares possibilitam a elaboração de projetos mais precisos e detalhados, utilizando recursos como modelagem em 3-D, simulação e análise de desempenho. Dessa forma, eles contribuem para a redução do tempo e do custo da obra, além de proporcionar maior qualidade e segurança para o edifício.

Maior produtividade da equipe

Com uma maior automatização dos processos de elaboração de projetos, é reduzida a necessidade de trabalhos manuais e repetitivos. Isso permite que a equipe se concentre em atividades de maior valor agregado e desenvolva projetos mais complexos e inovadores.

Além disso, a utilização de softwares pode proporcionar uma maior colaboração entre os membros da equipe por permitir troca de informações e coordenação de atividades de forma mais eficiente.

Previsibilidade e precisão

A utilização de softwares possibilita a modelagem em 3-D, a simulação e a análise de desempenho, o que viabiliza a identificação de possíveis problemas e soluções antecipadamente.

Dessa maneira, é possível garantir que as instalações prediais estejam alinhadas às necessidades do projeto, reduzindo a chance de conflitos e de erros na etapa de execução.

Melhor custo-benefício

Os softwares permitem a otimização de recursos e materiais, garantindo que as instalações sejam projetadas de forma eficiente e econômica. Além de colaborar para a redução do tempo e do custo da obra, eles permitem que o projeto seja concluído dentro do prazo e do orçamento estabelecido.

MBA em Projeto e Execução de Instalações Prediais com Softwares: conheça o melhor curso

Uma especialização na área permite que você aprenda a evitar que as instalações prediais sejam feitas de forma inadequada, com otimização do custo da construção, sem desperdício de materiais ou riscos de incêndio e explosões.

O MBA em Projeto e Execução de Instalações Prediais com Software do IPOG é o curso ideal para preparar você para elaborar projetos e gerenciar instalações prediais. Entre os conhecimentos adquiridos, você irá se desenvolver nas seguintes áreas: hidráulica, elétrica, sanitárias, águas pluviais, gás, segurança contra incêndio, SPDA, comunicação e climatização.

Módulos do curso

  • Projeto e Execução de Instalações Hidráulicas
  • Aplicação de Software para Instalações Hidráulicas
  • Projeto e Execução de Instalações Elétricas
  • Aplicação de Software para Instalações Elétricas
  • Projeto e Execução de Instalações Sanitárias e Pluviais
  • Aplicação de Software para Instalações Sanitárias e Pluviais
  • Projeto e Execução de Instalações de Gás com Aplicação de Software
  • Projeto e Execução de Instalações de Segurança contra Incêndio e Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA)
  • Aplicação de Software para Instalações de Segurança contra Incêndio e SPDA
  • Projeto e Execução de Instalações de Comunicação com Aplicação de Software
  • Sistemas de Ventilação, Exaustão e Climatização
  • Aplicação do BIM na Integração e Desenvolvimento das Instalações Prediais

Corpo docente de referência no mercado

Os professores do IPOG são mestres e doutores altamente capacitados, com vasta experiência acadêmica e sucesso comprovado no mercado. Eles são reconhecidos por projetos de destaque em suas áreas de atuação, o que garante aos alunos uma formação sólida e de qualidade na instituição.

Aulas on-line e ao vivo

Os cursos remotos oferecidos pelo IPOG disponibilizam aulas on-line e ao vivo, nas quais os alunos participam de atividades em grupo e contam com o suporte em tempo real dos professores.

Dessa forma, o profissional pode estudar em qualquer lugar, mantendo o padrão de qualidade do ensino presencial.

Foco na prática profissional

O IPOG valoriza a metodologia voltada para a prática, por isso sempre busca aprimoramento da metodologia ativa, inspirada nas melhores faculdades dos Estados Unidos.

Isso permite que os alunos tenham uma experiência de ensino mais eficiente e dinâmica, com atividades que os preparam para enfrentar os desafios do mercado de trabalho com segurança e conhecimento prático.

Módulos para formar um profissional do futuro

O MBA em Projeto e Execução de Instalações Prediais com Software foi desenvolvido com módulos específicos para formar profissionais aptos a atuar nas áreas do futuro.

Com conteúdo atualizado e tecnologias de ponta, os alunos estarão preparados para lidar com as tendências e os desafios do mercado, com uma formação sólida e alinhada às necessidades do mundo atual.

Invista em uma formação sólida para ser especialista na área

Se você busca conhecimento com aplicabilidade imediata, então esse o MBA em Projeto e Execução de Instalações Prediais com Softwares é o curso certo!

Você aprenderá a aplicação de software de mercado para automatizar o projeto e a execução das instalações observando as normas respectivas.

Quer saber mais? Acesse a página do curso, preencha o formulário e fale com nossos consultores de carreira.

Artigos relacionados

CEP (Controle Estatístico de Processo): o que é e como fazer o acompanhamento? O Controle Estatístico de Processo, popularmente conhecido como CEP, entre gestores e engenheiros, é um método de aferição de desempenho de processos. Ele é usado especialmente para garantir previsibilidade e eliminar riscos ou surpresas durante a execução do...
Conheça 4 cargos que estão em alta na Engenharia Recentemente, uma reportagem publicada no site da Revista Exame abordou a reação no mercado da Engenharia. A base para a produção do conteúdo foi um novo estudo de tendências e salários no Brasil elaborado pela consultoria de recrutamento HAYS. Segundo o rela...
Descubra as 5 fases para que o gerenciamento de projetos dê certo Na última metade do século XIX, o mundo comercial estava se tornando cada vez mais complexo. Projetos governamentais de larga escala foram o ímpeto para a tomada de decisões importantes, que se tornaram a base para a metodologia do gerenciamento de projetos. O...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br