A importância da Gestão da Qualidade e Produtividade
5 minutos de leitura

4 motivos para investir em uma especialização de gestão da qualidade e produtividade

4 motivos para investir em uma especialização de gestão da qualidade e produtividade

A gestão da qualidade e produtividade é tema de interesse de profissionais de várias áreas, como engenharia de produção, química, automação, mecânica, elétrica, tecnólogos, biólogos, farmacêuticos e administradores. E até mesmo para profissionais dos segmentos de saúde e construção civil.

O principal objetivo da gestão de qualidade e produtividade é garantir que todos os departamentos de uma empresa estejam trabalhando em um nível ideal de produtividade e em harmonia, a fim de fornecer ao cliente final um produto de qualidade.

Neste artigo, vamos abordar os benefícios de se tornar um profissional na área de gestão da qualidade e produtividade. Confira!

Por que investir em uma especialização na área de gestão da qualidade e produtividade?

Produtividade e qualidade são componentes integrais das estratégias operacionais das organizações. A produtividade desempenha um papel importante nos níveis macro e micro.

No nível micro, as empresas usam a produtividade como uma medida de desempenho para comparar com as melhores empresas, a fim de identificar as práticas mais eficazes.

A gestão da qualidade tornou-se uma parte importante da cultura de gestão, especialmente em novas empresas caracterizadas por ambientes de cadeia de suprimentos, e-commerce e negócios virtuais.

Pensando nisso, listamos aqui 4 motivos para investir em um MBA em gestão da qualidade e produtividade.

  • Porque o mercado de trabalho está aquecido

A pandemia criou um momento de desaceleração no mercado internacional, com isso as organizações colocaram um pé no freio e a queda foi funda, porém a recuperação nesse cenário pós-pandemia está ocorrendo em “V”, impulsionadas por uma demanda que precisa ser suprida, inclusive para evitar escassez de produtos e inflação.

Nesse contexto, as empresas estão à procura de profissionais, e o mercado está aquecido.

Contudo, não querem qualquer um: a busca é pelos profissionais com as qualificações certas, pois as empresas querem aqueles que são capazes de se adaptar a esse momento em que a necessidade de avançar com produtividade e qualidade estiveram tão presentes nas pautas executivas.

  • Porque profissionais com MBA se destacam no mercado

Quem investe em um MBA está adquirindo competências, e de nada elas terão valia para o mercado de trabalho se não forem postas em prática.

Diante disso, os profissionais que fazem esse investimento e colocam aquilo que aprenderam durante os módulos em prática passam a chamar a atenção das organizações.

São profissionais que podem ser comparados com uma estrelinha que começa a brilhar, justamente por estarem contribuindo efetivamente para os resultados dos negócios e, com isso, logicamente, ganham destaque. Dessa forma, as coisas começam a acontecer em termos de crescimento profissional.

  • Porque as empresas precisam de gestores de qualidade e produtividade

A gestão da qualidade e produtividade é o sucesso de uma organização. Para isso, o “conceito” de qualidade e produtividade deve ser aplicado em todas as áreas de uma organização.

Uma empresa é um conjunto de processos que precisam ter suas entradas, variáveis operacionais e saídas mapeadas para serem controladas em busca da excelência, visando à satisfação dos clientes com o menor custo operacional possível e é justamente nisso que os conceitos de qualidade e produtividade são aplicados.

  • Porque os profissionais especializados nessa área impulsionam diretamente a produtividade das empresas

A qualidade total busca a satisfação dos clientes pelo atendimento de suas especificações e questões contratuais e o desenvolvimento de uma cultura de qualidade onde uma empresa nunca venha a se estagnar, sempre buscando a melhoria contínua.

Isso significa mapear e controlar processos, buscando sempre fazer melhor, fazer mais com menos, reduzir os chamados custos de não qualidade e executar ações que impulsionam diretamente a produtividade das empresas.

Curso de Gestão da Qualidade e Produtividade: conheça o MBA do IPOG

O curso de Gestão da Qualidade e Produtividade do IPOG trata-se de um MBA desenhado para fornecer aos profissionais competências muito procuradas pelas organizações.

Inclusive, especialmente no atual cenário globalizado que impulsiona a competitividade, as empresas buscam pessoas que agreguem valor aos negócios e que tenham um perfil de vestir a camisa das empresas e ajudá-las a maximizar os resultados.

Tudo isso faz com que os processos sejam otimizados com o aumento da produtividade, tendo a qualidade dos produtos e serviços como condição primordial.

Corpo docente

Os professores do nosso quadro docente são profissionais com ampla experiência acadêmica, bem-sucedidos no mercado e reconhecidos por projetos pessoais e empresariais de destaque.

Cada curso conta com uma equipe de doutores, mestres e especialistas respeitados em suas áreas de atuação.

Conheça um pouco mais sobre o Marco Túlio Bertolino, coordenador do curso de Gestão da Qualidade e Produtividade do IPOG:

Profissional com mais de 25 anos de experiência em gestão de processos, qualidade, food safety e gestão ambiental, com know-how adquirido na gestão de operações industriais, em TQM, MASP, POPs, HACCP, GMP, Análise de Riscos e nas Normas ISO 9001, ISO 22000/ FSSC 22000 e ISO 14001.

É químico e Ms.C. em Engenharia Ambiental pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), lead assessor em Gestão da Qualidade (com formação reconhecida pela IRCA) e em Segurança dos Alimentos, com formação reconhecida pelo RAC.

Tem treinamento em HACCP acreditado pelo International HACCP Alliance. É consultor de empresas, palestrante e colunista no blog Food Safety Brazil. Atuou no setor de aromas, aditivos, condimentos, produção de frutas desidratadas, secagem via spray-drier, pastifício, fabricação de biscoitos e derivados de coco.

Na Academia, tem atuado como professor e coordenador de pós-graduação lato sensu (MBA) em cursos de Gestão da Qualidade e Engenharia de Produção e de Sistemas de Gestão em Segurança dos Alimentos do IPOG.

Grade curricular do curso

  • Sistemas de Gestão da Qualidade – ISO 9001
  • Metodologia para Análise e Solução de Problemas – Masp
  • Sistemas de Gestão Ambiental – Norma ISO 14001
  • Saúde e Segurança Ocupacional – Norma ISO 45001
  • Gestão de Projetos – PMI
  • Lean Six Sigma
  • Engenharia de Produtos: QFD (Quality Function Deployment) e DOE (Design of Experiments)
  • Planejamento e Controle de Produção
  • Gestão em Supply Chain
  • Gestão Estratégica de Custos
  • Mapeamento de Processos: BSC (Balanced Scorecard) e BPM (Business Process Management)
  • Desenvolvimento Integral do Potencial Humano

Metodologia inovadora: confira os diferenciais do IPOG

O MBA Gestão de Qualidade e Produtividade é um curso com módulos específicos da área, como Lean Six Sigma, PMI, DOE e MASP, capazes de capacitar você para otimizar processos com foco em redução de perdas, conhecimentos da gestão de pessoas, de qualidade e de produtividade.

Gera uma visão ampla que pode ser integrada em toda a cadeia produtiva, desde escala de produção e cadeia de suprimentos até a análise de produtos, e conferir resultados concretos e reais às empresas.

O nosso principal diferencial são as aulas extremamente práticas com professores que, além de terem suas graduações acadêmicas com mestrado e doutorado, têm também muita experiência da vivência prática nos temas em que ministram suas aulas e, com isso, garantem uma harmonia entre teoria e know-how aplicável.

O aluno vê o conceito e aprende como aplicar.

Além disso, o IPOG conta com parceria com instituições internacionais e conta com um alto índice de satisfação entre os alunos, que chega a 97,14%. Nosso maior orgulho e prioridade são os nossos estudantes.

Venha fazer parte dessa trajetória de sucesso e abra um leque de possibilidades com uma formação sólida no currículo.

Para mais informações sobre os cursos da instituição, entre em contato conosco agora mesmo.

Gostou deste artigo? Então, confira outros títulos que separamos para você:

Artigos relacionados

Yellow Belt em Six Sigma: o que é, diferença entre os Belts e ferramentas Com a evolução das empresas e a alta competitividade nas organizações, a busca por melhorias nos processos das empresas tem sido uma constante.  A metodologia Lean Six Sigma passou então a ser uma grande referência mundial em projetos desta natureza. Essa met...
Saiba como promover bem-estar no trabalho e manter os funcionários motivados Promover o bem-estar no trabalho passou a ser visto como estratégia para o aumento da produtividade e do engajamento dos funcionários de uma organização. Nesse sentido, as empresas precisam e devem implementar ações voltadas para o cuidado da saúde física e m...
Como um gestor de negócios pode impulsionar sua carreira? Um gestor de negócio nem sempre está disposto a colocar sua capacidade e energia nas coisas que realmente importam. Em boa medida, são engolidos pela rotina do dia-dia, dos prazos para cumprirem compromissos e isso lhes rouba tempo precioso para pensar novos r...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br