Pós-graduação em Gestão Empresarial: o caminho para mais sucesso na carreira
4 minutos de leitura

Pós-graduação em gestão empresarial: saiba aonde a sua carreira pode chegar com essa especialização

Pós-graduação em Gestão Empresarial: o caminho para o sucesso

Cursar uma pós-graduação em gestão empresarial tem sido um caminho recorrente para profissionais que desejam se destacar no mercado de trabalho e alcançar os melhores cargos.

Com o passar do tempo, a gestão de empresas se tornou um campo de grande complexidade, sujeito a constantes e rápidas transformações, criando um cenário bastante setorizado e sedento por especialistas.

O ambiente já era marcado por alta competitividade, e as recentes crises econômica e sanitária fizeram aumentar ainda mais a procura por cursos de especialização nos últimos anos.

Inclusive, cresceu também a participação das mulheres em cursos de MBA – Master Business Administration (Mestre em Administração de Negócios).

Neste artigo descubra a importância de cursar uma pós-graduação em gestão empresarial e as opções de cursos do IPOG nesse segmento. Boa leitura!

Especialização e mercado de trabalho em gestão empresarial

A gestão de negócios compreende diversas áreas, como finanças, marketing, operações, tecnologia, pessoas etc.

Por essa alta complexidade de integrar áreas e pela competitividade que cerca o universo empresarial contemporâneo, especialmente com o avanço da tecnologia, a figura do gestor é compreendida como estratégica e capaz de gerar diferenciais importantes para os resultados.

Esse fato tem impulsionado um mercado de trabalho mais exigente quanto à capacitação de gestores e profissionais em cargos de liderança sênior. Contudo, se em algumas áreas a pós-graduação ainda representa um diferencial no currículo, na gestão empresarial a formação contínua é um requisito para as melhores funções.

Gestores e líderes executivos dentro de uma empresa inevitavelmente lidam com responsabilidades, como planejamento estratégico, distribuição de recursos, definição de metas, monitoramento de resultados, riscos e muitos outros aspectos que atingem o seu melhor funcionamento sob uma gestão especializada.

Basta olhar para o mercado e para notáveis referências nos negócios, como os CEOs Tim Cook, da Apple, e Satya Nadella, da Microsoft, ambos com MBA no currículo, para entender que esses cursos são a passagem para construir um repertório sólido de conhecimento e alcançar as melhores remunerações.

Quais são as competências para um bom profissional de gestão empresarial?

Além do curso de pós-graduação em gestão empresarial em si, espera-se no perfil profissional dos altos cargos em gestão uma série de skills, especialmente pensando na transformação digital e nas mudanças em curso que serão fundamentais para a sobrevivência futura dos negócios.

O guia salarial 2021 da Robert Half lista uma série de soft e hard skills que os altos cargos da gestão de negócios devem buscar construir. Confira algumas dessas habilidades:

SetorHabilidades comportamentais Habilidades técnicas
TecnologiaVisão de negócios
Inovação
Metodologia ágil
Dados
Cibersegurança
Finanças e contabilidadeSenso de dono
Resiliência
Tech skills
Controle de riscos
Planejamento tributário
Mercado financeiroVisão estratégica
Foco no resultado
Digital innovation Certificações (CFA, CFP, CGA)
Vendas e marketing
Adaptabilidade
Agilidade
Gestão financeira
Tech skills
Marketing digital

CIOs, CEOs, CTOs e CFOs são os cargos de gestão mais altos e com maiores responsabilidades. Precisam zelar pela saúde financeira, operacional e dos recursos humanos sob a sua liderança, tendo assertividade e agilidade na tomada de decisão. Fica evidente que a qualificação é essencial.

Curso de especialização ou MBA?

É muito comum haver dúvida sobre qual o melhor tipo de pós-graduação em gestão empresarial. A antiga dúvida entre apostar em uma especialização ou em um MBA.

Em linhas gerais, as duas, por serem formações de nível superior, agregam valor ao currículo e repertório do profissional. No entanto, elas configuram cursos de perfis diferentes, e a escolha depende muito do objetivo alinhado ao plano de carreira do aluno.

Normalmente, profissionais em busca de aprender mais sobre gestão estratégica de empresas e que já têm alguns anos de carreira apostam no MBA. Isso porque essa é uma pós focada 100% na área de negócios, especialmente para altos cargos, como diretores, gerente, presidentes etc.

Já a especialização costuma ofertar um aprofundamento em algum campo que foi visto de forma mais generalista na graduação, sendo bastante ancorada nas necessidades do mercado de trabalho e dos cargos desempenhados. É ideal para quem tem menos experiência de carreira e quer dar um upgrade nas habilidades.

O que se estuda na pós-graduação em gestão empresarial?

Os cursos de pós-graduação em gestão empresarial podem ser segmentados em uma linha ou departamento, por exemplo: a estratégia digital pode combinar com áreas afins, como controladoria e finanças, ou abarcar os principais setores da administração de empresas.

Questões fiscais, legais, logísticas, processos, recursos humanos, liderança e cases de empresas são algumas das principais disciplinas que costumam ser estudadas nas especializações do setor. Alguns módulos podem ter caráter mais teórico e outros mais práticos e focados em ferramentas, como Business Intelligence.

Como escolher uma instituição de ensino de qualidade?

A escolha de uma instituição de ensino superior para cursar uma pós-graduação em gestão empresarial deve ser, sobretudo, pautada pelas experiências e conhecimentos que esse espaço pode proporcionar.

Além disso, é preciso garantir que a faculdade esteja devidamente registrada no Ministério da Educação (MEC), pois, dessa forma, os certificados e diplomas emitidos serão válidos e bem aceitos no mercado de trabalho.

Vale lembrar que é fundamental também avaliar a grade curricular dos cursos de interesse, a fim de verificar se os conhecimentos e habilidades a serem construídos na formação estão alinhados com as necessidades e prioridades do seu plano de carreira.

O cast de professores é outro fator central a ser avaliado; por fim, mas não menos importante, está o custo-benefício.

O IPOG está há 20 anos formando especialistas que se destacam no mercado pela solidez e qualidade de suas performances. Conheça alguns dos nossos cursos de pós-graduação em gestão empresarial:

Se você deseja alavancar a sua carreira e alcançar o cargo com o qual sempre sonhou, antes de escolher uma instituição para a sua pós, fale conosco e descubra todas as vantagens de ser um aluno do IPOG.

Gostou deste artigo sobre pós-graduação em gestão empresarial? Confira mais 3 conteúdos que podem interessar:

Conheça o IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação

Uma instituição de ensino com nome e reconhecimento no mercado, que faz total diferença no currículo.

O IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação – oferece diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes professores de excelência e renome no mercado. A proposta é um ensino humanizado que estimula o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno.  

O IPOG está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal e conta com quase 20 anos de experiência em formar grandes profissionais.

A satisfação do aluno se tornou a sua marca registrada: o índice chega a 97,14% em todo o país. Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado, o que fez com que a instituição alcançasse o status que tem hoje.

Artigos relacionados

Fintechs e gestão de recursos financeiros: o que é, quais são as vantagens e como iniciar na área... A internet mudou o jeito como nos relacionamos com as instituições financeiras. Se antes, ao precisar resolver algo, era necessário reservar um tempo do dia para ir ou ligar para a agência, hoje, em um clique, é possível conferir saldos, fazer depósitos, tra...
MBA em Recursos Humanos: vantagem competitiva no mundo pós-COVID19 A gestão de recursos humanos adquiriu, com o passar do tempo, um caráter multifacetado – aspecto que seguiu o curso das transformações nas empresas. Assim, cada dia mais o setor de RH ganha espaço, relevância e novas práticas. A gestão empresarial tem ente...
9 características de empreendedores de sucesso: qual delas você tem? O coordenador do MBA Inovação, Empreendedorismo & Estratégia Competitiva, Joe Weider, conduziu uma jornada empreendedora na capital goiana, e nós claro acompanhamos tudo para trazer para você os melhores momentos. Durante sua palestra, Joe fez um balanço s...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo.

Comentários