4 razões para cursar um MBA em Gestão de Negócios
4 minutos de leitura

MBA em Gestão de Negócios: 4 razões para você começar o quanto antes

MBA em Gestão de Negócios

Gestão sempre foi um ponto de importância quando analisados os principais aspectos da taxa de sobrevivência de empresas no país. Com a pandemia de COVID-19, que mudou o curso da economia mundial e segue afetando empresários em diversos segmentos, esse ponto torna-se ainda mais vital.

Enquanto muitos profissionais da gestão empresarial veem o futuro do mercado ainda incerto, fica evidente que dominar as ferramentas e as melhores práticas de gestão será a saída para os empreendedores. Dessa forma, os profissionais que investirem na própria formação serão destaque.

É nesse cenário que um MBA em Gestão de Negócios entra como uma arma para os novos tempos. Afinal, esta crise atrelada ao coronavírus forçou muita gente a se reinventar, acelerou uma transformação digital e exigiu muito jogo de cintura com as finanças.

Quatro em cada dez negócios reportaram que a pandemia era a causa da suspensão temporária ou definitiva de suas atividades, segundo a Pesquisa Pulso Empresa, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). As mais afetadas foram as empresas de pequeno porte.

Além disso, com o isolamento, muitos empreendedores buscaram auxílio no crédito bancário e apoiaram-se nas medidas provisórias que flexibilizaram direitos trabalhistas para adquirir um fôlego extra nesse momento.

No entanto, mesmo nesse cenário desafiador, o número de pessoas interessadas em se capacitar cresce. Assim que, para empresários e gestores, MBAs em Gestão de Negócios são uma excelente opção de investimento. Vejamos o porquê!

MBA em Gestão de Negócios: 4 razões para você começar quanto antes

O mercado em Gestão de Negócios

O cenário pós-pandemia precisará de profissionais multitarefa e bem instrumentados para tomar decisões. Será preciso melhorar a competência da adaptabilidade e da reestruturação de negócios e ampliar o foco na era digital.

Quando se fala em “novo normal” no contexto da administração de empresas entende-se que a partir de agora há outro consumidor, outro colaborador e outra realidade para os negócios, demandando outras práticas de gestão.

Dessa forma, líderes, gestão comercial, gestão de pessoas e demais setores deverão atualizar suas referências de soluções e usar inteligência para se adaptar às demandas que vão surgir. 

As empresas buscarão profissionais habilitados em rever e otimizar processos, reavaliar modelos de negócios, enxugando os custos e gastos, fazendo os melhores investimentos e gerando receita.

Dessa forma, o perfil profissional em destaque, especialmente nos altos cargos das organizações, é aquele apto a implementar uma gestão estratégica, especialmente no que toca às finanças e aos recursos empresariais. Tudo sem perder de vista a inovação, a geração de valor dos produtos e dos serviços e o relacionamento com o cliente.

MBA em Gestão de Negócios: 4 razões para você começar quanto antes

4 razões para fazer um curso de MBA em Gestão de negócios

As vantagens de uma pós-graduação para a carreira são muitas, desde uma melhor remuneração ao desenvolvimento de inteligência competitiva e atualizações de conhecimento importantes. Vejamos algumas razões para cursar um MBA em Gestão de Negócios:

1) Graduação não é mais suficiente

Na verdade, cursos de pós-graduação são tão necessários, considerando a solidez e o aprofundamento teórico-prático que proporcionam, que muitos já não os consideram como diferencial. Assim se tornam uma exigência para os melhores cargos nas organizações.

2) MBA é a melhor opção para a área de negócios

O Master in Business Administration, como o próprio termo sugere, é um curso pensado para a realidade e as necessidades de gerenciamento de uma organização. São formações avançadas, ideais para quem já tem experiência com gestão.

3) Melhor currículo para um mercado de trabalho desafiador

Se o mercado de trabalho já era acirrado antes, agora, quanto mais formações e experiência profissional tiver um gestor, mais chances terá de sair na frente da concorrência dos processos seletivos.

4) Networking profissional

Um MBA em Gestão de Negócios é capaz de reunir em suas salas de aula estudantes das mais diversas áreas e trajetórias profissionais. É um espaço em que a interação e a troca de experiências enriquecem a formação e fortalecem o networking.

Pós-graduação em Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas: um curso completo

Pensando em ofertar uma especialização sólida no mercado, o IPOG, instituição de ensino superior com ampla experiência em educação para o universo corporativo, criou o MBA em Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas.

Esta capacitação de nível superior é ofertada na modalidade de aulas remotas, para que o estudante possa começar a estudar on-line, com aulas ao vivo. Os professores são especialistas, mestres e doutores com ampla trajetória acadêmica e de mercado.

Por isso, ao final desta pós-graduação o profissional estará apto a atuar em empresas dos mais diversos portes e segmentos ou mesmo abrir o próprio negócio

Confira a grade curricular!

1) Diagnóstico Organizacional e Ferramentas de Análise

2) Planejamento Estratégico

3) Principais Relatórios e Indicadores do Negócio

4) Planejamento e Controle Orçamentário

5) BPM – Gestão de Negócios por Processos

6) Gestão Eficaz do Capital de Giro

7) Governança e Riscos Corporativos

8) Custos, Sistemas de Custeio, Gestão e Formação do Preço

9) Valuation e M&A (Fusões e Aquisições)

10) Controladoria Aplicada

11) Reestruturação Financeira e Turnaround

12) Desenvolvimento Integral do Potencial Humano

Esse conjunto de disciplinas foi organizado com as principais ferramentas para desenvolver práticas de gestão eficientes, focadas na saúde financeira e sobrevivência de um negócio. É uma super oportunidade de se atualizar e se preparar para os desafios do dinâmico cenário empresarial.

Se você tem interesse nessa área e deseja expandir os horizontes da sua carreira, fale conosco e descubra tudo o que o IPOG tem a oferecer!

Gostou deste artigo sobre MBA em Gestão de Negócios? Confira mais 3 artigos que podem interessar:

Conheça o IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação

Uma instituição de ensino com nome e reconhecimento no mercado, que faz a total diferença no currículo.

O IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação – disponibiliza diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes professores de excelência e renome no mercado. A proposta é um ensino humanizado, que estimula o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno.  

O IPOG está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal. A instituição já conta com quase 20 anos de experiência em formar grandes profissionais.

A satisfação do aluno se tornou a sua marca registrada. O índice chega a 97,14% em todo o país. Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado, e isso fez com que a instituição alcançasse o status que tem hoje.

Artigos relacionados

Líderes não motivam ninguém! Os líderes costumam ser muito cobrados em relação à motivação da equipe. A busca por resultados exige destes gestores que eles sejam capazes de sempre garantir um alto nível de engajamento entre os colaboradores. No entanto, será mesmo que a motivação parte d...
Trainee 2020: conheça as novas oportunidades de trabalho! Mais uma vez, em parceria com a Estágio Trainee, o IPOG lista as novas oportunidades de Trainee para os profissionais de distintas áreas. Deseja iniciar a sua carreira em uma empresa de peso, assumindo bons cargos? Confira os principais processos seletivo...
Descubra o que muda na equipe com 4 Disciplinas da Execução Você sabe o que são as 4 Disciplinas da Execução? Trata-se de um método refinado em mais de 3 mil implantações estratégicas para o alcance de resultados que requerem mudança de comportamento em toda a organização. Antes de seguirmos de fato com elas, vale a p...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br