5 práticas para se tornar um gestor financeiro de sucesso
3 minutos de leitura

5 práticas para se tornar um gestor financeiro de sucesso

Gestor Financeiro

O gestor financeiro é aquele profissional multitarefas, encarregado de conduzir o bom andamento financeiro de uma organização. Sua tarefa inclui muitas atividades desafiadoras que envolvem a análise, organização, controle e planejamento de novos objetivos de negócios.

Você pode estar pensando: nossa até o planejamento de novos objetivos cabe a ele? Sim, pois é do departamento financeiro que surgem as diretrizes de quando a empresa deve promover cortes de gastos, por exemplo. Portanto, ele sempre precisa ter uma carta na manga que indica como não perder a produtividade diante de um cenário em recessão, nestes casos.

Diante do desafio de se colocar essa atividade em prática, desenvolvemos um passo a passo de ações que vão contribuir para as boas práticas do gestor financeiro. Nossa intenção é que o profissional alcance eficiência ao adotar soluções simples no seu dia a dia de trabalho.

1. Planejamento orçamentário: a carta na manga do bom Gestor Financeiro

Toda empresa bem estruturada precisa de um orçamento organizado e detalhado. Essa informação é crucial para embasar as tomadas de decisões e traçar os próximos investimentos. Portanto, cabe ao gestor financeiro manter um documento nítido e objetivo, permitindo fazer análises em tempo real e captar informações imediatas.

Para isso, o gestor deve alinhar os objetivos do planejamento estratégico ao orçamentário, garantindo que eles estejam compatíveis. Uma forma de facilitar essa atividade é buscar um sistema de automatização, por meio de softwares específicos, que contribuem para a organização dos dados orçamentários e sua visualização de maneira fácil e compreensível.

2. Planejamento estratégico:

Se dedicar ao planejamento estratégico é fundamental em cenários estáveis, imagine em momentos de crise econômica! Cenários de incerteza demandam tomada de decisões mais rápidas afim de impedirem o avanço da crise.

Cabe aos gestores financeiros contribuírem para o redirecionamento da empresa rumo ao crescimento, ou ao menos, longe da recuperação judicial.

Portanto, o planejamento estratégico inclui ações que antecipem esses desafios. É preciso reunir e preparar profissionais capacitados e recursos necessários para lidar neste cenário. Um bom gestor financeiro se antecipa aos cenários porque sabe ler o caminho que os negócios estão tomando e prever as consequências de tais posicionamentos.

3. Previsão de caixa:

Uma ação complementar aos dois planejamentos (estratégico e orçamentário), a previsão de caixa é uma das grandes prioridades do gestor financeiro, bem como um de seus maiores desafios. Por meio dela é possível adaptar melhor a empresa ao mercado em alta volatilidade.

Uma previsão bem feita e fundamentada permite a tomada de decisões com maior segurança e com a antecedência necessária para evitar desgastes. Essa tarefa exige extrema habilidade do profissional, pois qualquer erro coloca a organização passível de comprometer seu planejamento financeiro.

Uma forma de contribuir com essa desafiadora atividade é obter o auxílio de um sistema automatizado e que contribua com a integração de tarefas, permitindo maior visualização do cenário e as probabilidades futuras com projeções e simulações.

4. Controle de leis e normas:

O departamento financeiro é um dos mais susceptíveis a mudanças legais. Portanto, os gestores financeiros precisam dedicar parte de seu tempo nesta atualização sob risco da empresa não atender alguma norma modificada com frequência.

O número crescente de regulamentos e mudanças na cobrança de impostos, ou mesmo nas alíquotas faz com que o gestor desta área se torne um exímio pesquisador do assunto. Para acompanhar essa evolução com qualidade é preciso investir em capacitação da equipe que cuida diretamente deste assunto.

5. Análise dos resultados almejados:

Implementar mudanças são muito importantes quando elas passam por uma análise para se medir o seu efetivo resultado. O departamento financeiro que adota um novo sistema de automação, por exemplo, precisa ter um estudo que mostre a sua real validade, comparando os resultados alcançados antes e após a sua operação.

Outra forma de se analisar resultados é verificar se as previsões financeiras feitas se concretizaram no futuro próximo que elas foram idealizadas.

Ter um mapa de análise das atitudes tomadas pelo departamento é importante para se comprovar se os resultados almejados estão sendo atingidos, ou onde é preciso manter o foco para alcançá-lo.

A dica dos especialistas da área para conseguirem ter maior eficiência na área gerencial é terceirizar os serviços contábeis, deixando-os livres para se concentrarem no planejamento estratégico e nas análises de resultado. Outra contribuição salutar é proveniente das consultorias e auditorias realizadas por equipe de especialistas que, ao desenvolverem um olhar de fora, sem apegos, conseguem notar falhas com  maior facilidade, ajudando a construir o mapa de direcionamento das ações corporativas.

Artigos relacionados

Recuperação judicial: tudo o que você precisa saber para se manter o mais longe dela Como consultor econômico estive a frente de processos de recuperação judicial extremamente bem sucedidos, como o caso da varejista de medicamentos, Santa Marta, que em menos de dois anos executou um plano tão bem elaborado que hoje concorre em pé de igualdade ...
Por que você vai se dar mal se fizer tudo sozinho? Claro que todos temos nossos períodos de baixa, que estamos de mal conosco e frustrados com o que estamos fazendo ou, principalmente, com os resultados que estamos gerando. Diante disso, a gente até pensa em ficar sozinho. Porém, até nesses momentos, a maioria...
Design Thinking: inovação e organização a favor do sucesso Tomar decisões e resolver problemas é um dos principais desafios de um empreendedor. E com o atual cenário competitivo, há uma necessidade crescente de inovação e busca de novas soluções para os problemas enfrentados por clientes e empresas de pequeno, médio e...

Sobre Camilo Cotrim

Mestre em Contabilidade pela FUCAPE Business School. Pós-graduado em Estratégia; Pós-graduação em Docência do Ensino Superior. Especializou-se em Finanças/Sebrae, em Franchising/ Franchising University/SP e Lead Assessor – MCG/Batalas. APG Sênior Amana-Key. Especialização, MBA em Gestão Organizacional Franklin Covey/IPOG; formado em administração pela PUC/GO. Formação de Conselheiro pelo IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Iniciou sua carreira no Sistema Sebrae em 1991 permanecendo por 11 anos, onde exerceu cargos de consultor, instrutor de treinamentos e gerente de projeto. De 2001 a 2007 atuou no segmento da educação superior onde exerceu cargo de Diretor Administrativo Universidade Salgado de Oliveira – (Universo), assumindo também as funções de Professor na graduação, pós-graduação, coordenador de pós-graduação, coordenador de Estágios e professor da graduação até 2015. Em 2007 assumiu a função de diretor no Hospital São Francisco de Assis, prestando também assessoria e consultoria a entidades de classe hospitalares em Goiás. Empreendeu como sócio em indústria de pequeno porte, empresa de consultoria (Dókimos), (Ressonância Magnética); Foi sócio da Dr. Atende JÁ!. Atualmente exerce a função de Conselheiro e realiza mentoria a executivos para preparação para sucessão familiar. Coordena o curso MBA em Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas. É professor de pós-graduação no IPOG. Sócio da ELLEVTI Inteligência em Negócios; Sócio da Prospera.