O que é supply chain management e como aplicar nos negócios
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4 minutos de leitura

O que é supply chain management?

Leitura focada

Supply chain ou cadeia de suprimentos refere-se a todas as operações pelas quais um produto passa, desde a matéria-prima até o processo de entrega ao cliente final. São processos que abarcam a produção, a logística e a distribuição.

O supply chain management (SCM) é um elemento fundamental para o desenvolvimento de um negócio, pois o fluxo de mercadoria impacta a precificação, a competitividade, a satisfação do cliente e muitos outros aspectos de uma operação comercial.

Atualmente, além de fornecedores, transportadores, operadores em portos, entre outros agentes em uma gestão estratégica, o supply chain abraça os departamentos de marketing, compras, finanças e o RH.

A cadeia de suprimentos de que uma empresa faz parte sempre envolve uma dimensão interna e uma externa, além de demandas particulares de acordo com o perfil de negócio, setor, etc. Infelizmente, o supply chain management no Brasil ainda esbarra em muitos desafios, como entender a necessidade de modernização.

Lidando com falta de infraestrutura, altos custos, falta de controle sobre cargas, avarias, extravios e pouca assertividade nas decisões, os gestores precisam conhecer soluções que auxiliem a melhorar os resultados.

Mas, afinal, o que é supply chain management? Qual a sua importância e quais as melhores práticas? Neste artigo, busca-se responder essas dúvidas. Boa leitura!

O que é supply chain management (SCM) e qual a sua importância?

SCM ou supply chain management (Gestão da Cadeia de Suprimentos) é um conjunto de atividades e processos de gerenciamento de fluxos, bens, serviços, dados financeiros e operacionais entre agentes da cadeia produtiva e consumidores finais para obter vantagens competitivas e agregar valor.

Com a aceleração da transformação digital, a revolução 4.0 e um mercado cada dia mais competitivo, a complexidade da cadeia de suprimento se adensou, ficando também mais propensa a erros e perdas. Por essa razão, o gerenciamento inteligente, o planejamento estratégico e a otimização constante são cruciais.

Em linhas gerais, o supply chain management é importante para garantir a integração entre cada elo da cadeia, a qualidade e o bom fluxo dos processos. As soluções tecnológicas dão suporte de ponta a ponta a esse tipo de gestão, gerando dados relevantes, ajudando a realizar previsões, gerir estoque etc.

O que o SCM traz de inovador para as organizações é o foco no desempenho integral da cadeia produtiva, não apenas na área de vendas e nos lucros, por exemplo. Contudo, ao ter processos-chave otimizados, há agilidade e redução de custos, o que contribui para a oferta de um melhor produto e preço.

Além de tudo, a gestão da cadeia de suprimentos ajuda a reforçar o lead time, garantindo que os consumidores tenham a melhor experiência possível, recebendo produtos e serviços no prazo, com a quantidade e as condições corretas.

4 áreas abrangidas pelo SCM

Confira alguns dos eixos que compõem o escopo sobre o que é supply chain management e que precisam ser integrados para alcançar melhores resultados na operação comercial.

1. Planejamento

Da matéria-prima ao cliente final, há vários processos de negócios que costumam envolver parceiros, terceirizados e redes de empresas incumbidas de diferentes atividades da cadeia. Nesse cenário, uma das boas práticas do SCM é o planejamento estratégico.

Esse planejamento deve incluir:

  • Canais de distribuição
  • Processo de distribuição
  • Projeção de demanda e de vendas
  • Transporte dos produtos
  • Devolução de mercadorias
  • Descarte

2. Compras

O processo de compras é entendido como um aspecto estratégico da gestão de negócios e compreende os seguintes componentes:

  • Custo das matérias-primas
  • Qualidade do fornecedor
  • Prazo de entrega

3. Produção

Área fundamental na supply chain, o SCM preza por um entendimento aprofundado e um controle maior sobre a produção, a fim de reduzir desperdícios e ter estoque adequado. Eventualmente, a gestão pode optar por diferentes modelos produtivos.

4. Distribuição

A área de distribuição é uma das mais desafiadoras e importantes. É aqui que ocorre a entrega do produto ou serviço até o cliente.

Ela abarca as seguintes atividades:

  • Redes de distribuição
  • Controle de armazenamento
  • Processamento de pedidos
  • Transporte e entrega das mercadorias

Como o SCM melhora a produtividade do negócio

É necessário relembrar que o SCM está além da gestão dos processos logísticos da empresa.

Entender o que é supply chain management é, sobretudo, saber que ele se orienta por uma cultura de melhoria contínua, emprega tecnologia reduzindo a manualidade, os erros, a fragmentação entre os agentes, busca sustentar decisões por meio de dados, monitorar pontos-chave com indicadores e ter um eficiente controle operacional.

A metodologia do lean manufacturing, que busca enxugar desperdícios nas empresas e a superprodução, é uma das ferramentas utilizadas na gestão da cadeia de suprimentos para otimizar fluxos, sem comprometer a qualidade do produto.

Como implementar e otimizar o gerenciamento da cadeia de suprimentos

Mais do que conhecer o que é supply chain management, adotar suas boas práticas começa com uma mudança de cultura que envolve toda a gestão de empresas.

E depois?

  • Mapear os processos, a fim de ter maior visibilidade e informações úteis que auxiliem a identificar e resolver gargalos.
  • Investir em ações e tecnologia que promovem a integração entre os setores da organização, troca de informações colaborativa entre os agentes da cadeia e uma gestão centralizada, data-driven e com facilidades para decisões de curto, médio e longo prazos.
  • Apostar em profissionais capacitados para fazer as melhores escolhas em gestão e em tecnologia.

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