Especialista em Formação de Professores amplia sua performance profissional com o uso de metodologias ativas
  • Sobre
  • Materiais
  • Cursos
    • Graduação
    • Pós Graduação
    • Curta duração
    • Educação corporativa
    • EAD
  • Artigos
    • Tecnologia
    • Educação e Cultura Organizacional
    • Comunicação e Marketing
    • Saúde
    • Direito
    • Desenvolvimento do Potencial Humano
    • Engenharia e Arquitetura
    • Gestão e Negócios
  • Fale Conosco
Home Educação e Cultura Organizacional
Educação e Cultura Organizacional
4 minutos de leitura

Especialista em Formação de Professores amplia sua performance profissional com o uso de metodologias ativas

Leitura focada

Sthephane Godoi, especialista em Formação de Professores pelo IPOG, atua como professora de ensino médio e graduação, e recentemente foi convidada para ministrar módulos de pós-graduação em uma instituição do interior de Goiás.

Dedicação, carinho e muito amor são palavras expressas nos gestos de Sthephane ao contar como se realizou profissionalmente ao seguir carreira na docência.

Formada em Artes Visuais, pela Universidade Federal de Goiás – UFG, a especialista conta que foi durante a graduação que encontrou suas atribuições voltadas para a Sala de Aula.

Eu me envolvi tanto com as disciplinas na parte de licenciatura que em questão de seis meses eu desisti do designer, sonho que tinha antes da graduação”, conta.

Sthephane vive atualmente os desafios de lidar com o ambiente da sala de aula na era da complexidade, em que as relações humanas passam por profundas transformações e compreende que a escola não é o único espaço educativo.

A realidade atual necessita de um olhar mais crítico e com efetiva ação sob o indivíduo afim de integrá-lo, formá-lo e capacitá-lo para a vida e para o mundo do trabalho.

Sthephane Godoi, especialista em Formação de Professores pelo IPOG.

Possibilidade de crescimento

A professora conta que é muito comum os profissionais da docência se prepararem para atuar dentro de um modelo tradicional de ensino, a partir do planejamento das aulas e aplicações de avaliações para mensurar o desempenho do aluno.

Entretanto, quando me deparei com a metodologia de projeto, descobri que era possível fazer mais que uma simples aula. É possível usar todo o ambiente, interior e exterior da sala de aula, para estimular a aprendizagem”, aponta Sthephane Godoi.

A especialista é uma utilizadora das novas metodologias e ferramentas educacionais que permitem o avanço no ensino e na docência. São exemplos:

  • Metodologias Ativas
  • Gamificação
  • Storytelling positivo
  • Sala de aula invertida
  • E outros…

A especialista em Formação de Professores assegura que sua paixão está no desenvolvimento aplicado ao aprendizado dos alunos.

Aquele modelo de aula tradicional é algo que eu não consigo desenvolver mais. Tanto que os meus primeiros anos dentro da sala de aula como professora foram muitos sofridos. Apenas me senti bem quando eu comecei a trabalhar com recursos mais palpáveis para o desenvolvimento do aluno”.

Após a especialização no IPOG, Sthephane começou a ampliar a sua linha de conhecimento e perceber que existem muitos recursos tecnológicos que estão presentes no nosso dia a dia que podem ser utilizados no processo de aprendizagem.

Hoje, a especialização consegue trabalhar isso muito melhor do que um mestrado ou doutorado. Essas são linhas de pesquisa muito específicas e bem direcionadas, diferente da especialização, que oferece uma abertura maior de conhecimento, alinhado com as reais demandas de mercado”.

Sthephane conta que foram as suas necessidades que impulsionaram o sucesso na sua carreira. “Quando comecei a pós-graduação no IPOG, em 2016, escolhi essa opção por conta de título profissional, mas hoje eu descobri que não é a quantidade de titulação que define sucesso e melhores oportunidades de trabalho.  A especialização é um diferencial em relação a conhecimento”, assegura.

A especialização do IPOG oferece essa possibilidade de pensar no mercado de trabalho. Assim, podemos sair do campo teórico e partimos para a prática.

Uma empresa contrata um funcionário olhando para as pessoas mais abertas ao pensamento crítico. Nesse sentido, em uma análise de mercado, o profissional que possui apenas a graduação, tem menor chance de adquirir uma oportunidade de trabalho diante de pessoas que possuem especializações”.

Desafio da tecnologia na sala de aula


A professora ministra aulas para alunos com idades variadas – entre 15 e até maiores de 40 anos – do ensino médio a especialização.  Sthephane aponta que essa distinção etária retrata uma realidade que ainda está em construção no que tange o uso das tecnologias.

Hoje um dos maiores problemas dentro da sala de aula, principalmente no ensino médio, se refere ao uso do celular”.

Por incrível que pareça, é o uso deste aparelho o precursor da mudança. (Leia também Metodologia Ativa: uma realidade para Nativos Digitais). A maioria dos alunos possui um celular, e com internet, independentemente de ser a instituição ou o próprio aluno que forneça esse acesso. Então, por que não utilizar esse recurso ao favor da aprendizagem?

E é por isso que Sthephane investe no novo e, inclusive, trabalha com a produção de vídeos para os seus alunos. Ela explica que os estudantes acessam os conteúdos previamente e chegam na sala de aula muito mais preparados para debater os assuntos das disciplinas.

“O uso da tecnologia é maravilho! Quando todas as salas de aula possuem retroprojetor digital, com acesso à web, posso utilizar vídeos no youtube. Assim, a aula é transformada aos poucos. Se estou em uma aula de 50 minutos, em vez de gastar todo esse tempo com um documentário, eu gasto apenas dois ou três minutos. Assim quebro o clima de aula tradicional e permito que haja um ambiente em que a aula flua com maior dinamismo”.

Sthephane também utiliza as redes sociais com seus alunos. “Ao invés de deles entregarem produções manuais, solicito que sejam digitais”. Os alunos realizam as postagens no Instagram, em contas específicas criadas para a turma. Já a parte artística de legenda e autoria da obra são colocadas na descrição da imagem.

Com essas metodologias voltadas para as práticas do dia a dia, os alunos se sentem mais familiarizados com os conteúdos e, consequentemente, ampliam o desempenho.”

Gostou de conhecer um pouco da história profissional da Sthephane Godoi?  Então confira também qual a relação entre teatro e sala de aula e conheça o curso de Formação de Professores na Era da Complexidade do IPOG.

Artigos relacionados

Como saber que chegou a hora de fazer uma pós-graduação? Uma reportagem publicada no Portal G1, chamou a atenção para a relação entre as pessoas que buscam estudo e qualificação e a média salarial delas no mercado. Os resultados de uma pesquisa que foram divulgados podem ajudar quem ainda está na dúvida se investe o...
Uma singela homenagem a um dos profissionais mais vitais da sociedade: o professor! Paulo Freire diz que ensinar está bem além de transferir conhecimento. Trata-se de “criar possibilidades” para a produção ou construção deste, missão não muito fácil de se fazer, mas que é cumprida por milhões de pessoas no mundo. São professores e professoras...
Ensino e aprendizagem por meio de metodologias ativas! As mudanças ocorridas nos últimos anos têm afetado de modo importante à educação e a forma como os estudantes têm se comportado no ambiente escolar. Os alunos estão “hiperconectados” e com acesso à informação por meio das tecnologias portáteis, dos quais fazem...

Sobre Sthephane Godoi

Formada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás – UFG e especialista em Formação de Professores pelo Instituto de Pós-graduação e Graduação - IPOG.

Comentários

Educação e Cultura Organizacional

  • Carreira
  • Gestão de Projetos
  • Contabilidade
  • Graduação
  • IPOG
  • Psicologia
  • Gestão e Negócios
  • Engenharia e Arquitetura
  • Desenvolvimento do Potencial Humano
  • Direito
  • Saúde
  • Comunicação e Marketing
  • Educação e Cultura Organizacional
  • Tecnologia

Artigos mais lidos

  • Educação e Cultura Organizacional

    Aula remota não é EAD? Entenda as diferenças e todas as vantagens

    22 de maio de 2020

  • Educação e Cultura Organizacional

    Segurança pública brasileira: desafios e propostas de melhorias

    30 de julho de 2019

  • Carreira

    Guia de carreira: o que levar em consideração ao escolher uma pós?

    08 de janeiro de 2021


  • Sobre
  • Materiais
  • Cursos
  • Fale Conosco
Copyright © 2016 IPOG - Todos os direitos reservados
Política de privacidade | Termos de uso


Utilizamos cookies para permitir que o nosso website funcione corretamente para que seja gerado conteúdos personalizados em redes sociais e anúncios, bem como analisar o nosso tráfego. Também compartilhamos informações com os parceiros de redes sociais, de publicidade e de analítica sobre o seu uso do nosso website.

A Política de Privacidade e os Termos de Uso complementam este aviso, além dos direitos dos titulares descritos no Aviso de Privacidade, cujos os dizeres o usuário está de acordo ao navegar por este site.

ConfiguraçõesAceitar
Manage consent

Configurações de cookies

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Abaixo você pode escolher que tipo de cookies você permite neste site. Clique no botão "Salvar e Aceitar" para aplicar sua escolha.
Necessário
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDurationDescription
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Funcional
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Desempenho
Coletam informações sobre como os sites são utilizados pelo usuário, permitindo identificar quais as páginas e links mais acessados, bem como eventuais erros de acesso.
Analítico
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Propaganda
Coletam dados específicos para criação de um perfil de consumo do usuário, que permitem a veiculação de publicidades específicas, de acordo com os gostos e preferências.
Outros
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
Salvar e Aceitar
Powered by CookieYes Logo