Pós-graduação em Ciências Forenses: conheça a melhor especialização
4 minutos de leitura

Pós-graduação em Ciências Forenses: conheça a melhor especialização na área

ciências forenses

Buscar uma pós-graduação em Ciências Forenses é a escolha certa para quem deseja atuar no mercado de perícias de forma consistente ou está considerando tentar uma das disputadas vagas para se tornar perito nos institutos de criminalística do Brasil.  

escassez de profissionais para análise forense em diversas localidades, porém falta também qualificação para atuação profissional, especialmente para trabalhar como peritos judiciais e assistentes técnicos

Afinal, embora a graduação forneça conhecimentos basilares a cada área de atuação, uma especialização de nível superior para a carreira forense tem foco em instrumentar baseado nas técnicas e práticas mais aceitas pela comunidade científica e pelo sistema jurídico.

Independentemente do interesse em ramos específicos, como a papiloscopia ou o trabalho com manchas de sangue, por exemplo, o curso de Pós-graduação em Ciências Forenses permite ao estudante ter uma visão mais aprofundada da rotina, dos processos e dos desafios da área. 

A fim de explicar como alcançar sucesso profissional na trajetória rumo ao mercado de trabalho em perícia, além de falar um pouco sobre a Pós-graduação em Ciências Forenses do IPOG, elaboramos este artigo. Boa leitura! 

Pós-graduação em Ciências Forenses: conheça a melhor especialização na área

Para quem é indicada uma Pós-graduação em Ciências Forenses?

A Pós-graduação e indicada para profissionais com formação superior em qualquer área do conhecimento que atuam ou que desejam trabalhar com a perícia cível ou criminal.

Alguns exemplos são advogados, juízes, policiais e demais pessoas atuantes na área jurídica e de segurança que busquem aprofundar seus conhecimentos acerca da atividade pericial.

Também a graduados que procuram ingressar na crescente área das perícias particulares ou àqueles que buscam atualização nas mais modernas técnicas utilizadas pela perícia forense. 

Possibilidades de atuação em Investigação Forense

Embora segmentada em áreas menores, como audiovisual, computação forense, genética, contábil, química, entre muitas outras, as possibilidades de atuação ocorrem principalmente em três vertentes.

O profissional é solicitado pelo juiz para dar apoio especializado na elucidação de elementos fundamentais para os processos judiciais.

  • Assistência Técnica Pericial

Trata-se de um perito em determinada área do conhecimento, contratado de forma privada por alguma das partes a fim de acompanhar o trabalho realizado pelo perito judicial, podendo contestar e propor outras abordagens na construção da prova.

É o campo em que atuam os profissionais vinculados aos institutos de criminalística e às polícias estadual e federal. O modo de ingresso ocorre apenas por meio de concurso público, que cria, por exemplo, a polícia técnica para atuar em locais de crime, como vemos nas séries de TV.

Além disso, existe também um mercado de perícias independente, no qual os profissionais podem ofertar consultorias e serviços em cada área, sempre realizando análises, emitindo pareceres e laudos, mas também soluções que somente um especialista pode propor com eficácia.

Conheça a Pós-graduação em Ciências Forenses do IPOG

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é necessário para cursar Pós-graduação em Ciências Forenses. Em linhas gerais, pessoas com formação em qualquer campo do conhecimento, interessadas em atuar com perícia cível ou criminal, ou que precisem de um repertório mais consistente nesta área, podem cursar uma especialização.

Foi pensando em ofertar uma formação completa para o mercado de trabalho e desafios diários do campo pericial que o IPOG idealizou o curso de Pós-graduação em Perícias Forenses.

O que o aluno vai aprender na Pós-graduação em Ciências Forenses?

O aluno será apresentado a um amplo conjunto de métodos e tecnologias das mais diversas áreas do conhecimento aplicado à produção da prova pericial, habilitando o seu perfil profissional para entrar no mercado de trabalho. 

Por meio de um sistema de ensino dinâmico e voltado à prática, o aluno será capacitado para atuar como Perito Judicial e Assistente Técnico, assim como será apresentado a temas cobrados em concursos públicos para Perito Criminal.  

Confira a grade curricular!

1) Princípios de Criminalística

2) Papiloscopia

3) Psicologia Investigativa & Criminal Profiling

4) Medicina Legal

5) Locais de Crime

6) Biologia Forense

7) Documentoscopia

8) Grafoscopia

9) Perícias em Acidentes de Trânsito

10) Fundamentos de Computação Forense

11) Perícias em Imagens

12) Desenvolvimento Integral do Potencial Humano

Quais são os diferenciais dessa especialização?

•         Professores Peritos da Polícia Federal, com vasta experiência profissional e acadêmica, que participaram de casos de repercussão do Brasil e do mundo, tais como o desastre de Brumadinho, a queda do avião da Air France, o incêndio do Museu Nacional, dentre outros;

•         Os professores são reconhecidos nacional e internacionalmente em seus campos de atuação pericial. Já ministraram treinamentos e participaram de equipes forenses do Brasil e exterior, inclusive na INTERPOL, tendo suas atividades reconhecidas com premiações e condecorações;

•         Os docentes do curso são mestres e doutores, autores dos principais livros e tratados de Perícia Criminal do Brasil;

•         A média do índice de satisfação dos professores do curso, de acordo com os critérios do IPOG, supera 99%;

•         Os professores do curso são os mesmos que atuam na formação e atualização dos peritos da Polícia Federal e peritos de vários estados do Brasil, participando também de ações de pós-graduação instituídas pela Polícia Federal;

•         As aulas do curso serão ilustradas com casos reais, aproximando ao máximo o aluno da prática pericial de alto nível;

•         O curso oferece conteúdo atualizado de acordo com estudos e pesquisas mais recentes sobre os temas abordados;

•         O aluno tem oportunidade de estabelecer networking qualificado, pois estará próximo de profissionais de diversas formações, que propiciarão crescimento de sua visão multi e interdisciplinar.

Se você quer dar um upgrade na sua carreira, abrir uma nova possibilidade de atuação ou mesmo empreender, fale conosco e descubra tudo o que o IPOG oferece aos seus estudantes.

Gostou deste artigo sobre Pós-graduação em Ciências Forenses? Confira mais 3 títulos que podem interessar:

IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação

Instituição de ensino com nome e reconhecimento de excelência no mercado, o IPOG fará total diferença no seu currículo.

O IPOG conta com diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro docentes de excelência. A proposta do IPOG é de um ensino humanizado, que estimule o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno e otimize o seu plano de carreira e de vida.  

O Instituto está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal. Conta quase 20 anos de experiência na formação de grandes especialistas.

Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado. Isso fez com que alcançássemos o status que temos hoje.

Não deixe de investir no seu futuro e se tornar o profissional com que sempre sonhou!

Artigos relacionados

Data-Driven Innovation: uma estratégia vencedora em três passos Não é mais percepção apenas de profissionais da indústria digital, você vai escutar sobre Big Data, Inteligência Artificial e Gestão Guiada por Dados em qualquer bate-papo sobre performance de negócios, e enquanto você lê esse artigo surgem novas soluções que...
Desenvolvedor full stack: saiba como se graduar na área mais procurada do mercado O mundo da programação tem ganhado muito espaço nos últimos anos. As ferramentas e os códigos evoluíram e, agora, com alguns comandos, é possível desenvolver aplicativos, softwares, imagens etc. Nesse universo, encontramos uma profissão que podemos dizer que ...
Como investigar um crime ambiental? Frequentemente nos deparamos com denúncias de desmatamento, poluição, tráfico de animais, entre outras atividades ilegais que degradam o meio ambiente. Qualquer ação que provoca agressão ou danos à fauna, flora, recursos naturais e patrimônio cultural é consid...

Sobre José Rocha de Carvalho Filho

Mestre em Gestão de Criminalística pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduado em Engenharia de Redes de Comunicação pela Universidade de Brasília. Perito Criminal da Polícia Federal, com experiência em diversas áreas de Perícias Forenses, com atuação principal em análise forense de evidências digitais e multimídia no Instituto Nacional de Criminalística. Professor dos cursos de especialização em perícias em Imagens oferecidos pelo Instituto Nacional de Criminalística a Peritos Criminais de todo Brasil e professor dos cursos de formação de Policiais Federais da Academia Nacional de Polícia.