Quais as principais áreas de atuação para o profissional especializado em Perícias Médicas?
2 minutos de leitura
24 de julho de 2017

Quais as principais áreas de atuação para o profissional especializado em Perícias Médicas?

Perícias Médicas, IPOG, Áreas de atuação

Devido o aumento do número de ações judiciais relacionadas à saúde, há uma grande procura por profissionais especializados em perícias médicas para produzir laudos e pareceres que esclareçam a verdade de algum caso que está sendo investigado.

De acordo com dados do Relatório Justiça em Números, divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), somente no Brasil, o número de processos judiciais em 2015 passou de 850 mil. Para efeito de comparação, no ano de 2011 existiam menos de 241 mil processos judiciais.

Para ser um perito médico o profissional precisa ter graduação em medicina e obter uma especialização para adquirir conhecimento técnico e jurídico em perícias médicas, para assim poder atuar na área.

Com a especialização em perícias médicas, o perito adquire conhecimentos referentes à investigação forense e produção de laudos e pareceres para serem utilizados em processos judiciais.  Além disso, consegue ter uma visão sobre responsabilidade civil, penal, auditoria, fraudes no sistema de saúde, medicina legal, perícia de tráfego, perícia judicial, dentre outras áreas relacionadas.

Ao se tornar um especialista em perícias médicas, o médico terá sólidos conhecimentos nessa área de atuação, o que o qualificará para emitir laudos periciais e pareceres técnicos excepcionais. Esses profissionais são muito requisitados pela sua expertise.

Áreas de atuação em Perícias Médicas  

A Perícia Médica possui um leque fantástico de oportunidades para atuação em diferentes áreas, como Trabalhista, Cível, Administrativa, dentre outras para atuarem em empresas públicas e privadas. Dentre as principais áreas de trabalho da perícia médica que você pode atuar estão: Perícia Judicial, Extrajudicial e Consultoria; Perecer Técnico; Docência.

Perícia Judicial, Extrajudicial e Consultoria

Na perícia judicial, o médico nomeado pelo juiz irá elaborar um laudo pericial, demonstrando a existência ou não de lesão, sequela, incapacidade física ou mental ou a existência de doenças ocupacionais.

As ações da justiça civil estão relacionadas aos pedidos de reparação que visam uma indenização.

A perícia extrajudicial é realizada a pedido de pessoas físicas ou jurídicas para a produção de prova junto ao poder judiciário.

Perecer Técnico

Muitas empresas e escritórios de advocacia procuram por profissionais qualificados pelo seu conhecimento técnico para elaborarem um parecer e auxiliar na defesa em um processo judicial.

Esse parecer, elaborado por um médico, reconhecido no meio em que atua pelo seu conhecimento técnico será o grande diferencial para ganhar a causa, uma vez que também tem um grande poder probatório.

Docência

Atuar como professor universitário e em instituições de pós-graduação.

A perícia médica tem grande influência no futuro da saúde pública e suplementar.  O mercado de trabalho e a projeção futura para este especialista é excelente.  Emitir laudos médicos e pareceres técnicos gera um retorno financeiro fascinante.

Se você deseja se especializar e fazer parte deste mercado, conheça o curso de pós-graduação em Perícias Médicas do IPOG  e construa uma carreira de sucesso.

Leia Mais:

Você sabe o que é Erro Médico? Conheça os seus direitos

Home Care: o plano de saúde é obrigado a pagar?


Artigos relacionados

O que é a metodologia Lean Healthcare e como ela pode ajudar a melhorar os serviços de saúde? Para garantir um alto padrão de qualidade em uma instituição de saúde, o gestor precisa enfrentar desafios e inovar nos processos para conseguir crescer e manter o negócio nesse mercado complexo. A metodologia Lean Healthcare tem contribuído na gestão para res...
Quais são os direitos trabalhistas dos médicos? O mês de maio é sempre um período oportuno para discutirmos sobre os direitos trabalhistas. Afinal, no dia 1º de maio, é o Dia do Trabalho e também, uma data importante para nossa história, no ano de 1943, em que se aprovou a Consolidação das Leis do Trabalho ...
A importância do gerenciamento de risco na área da saúde O gerenciamento de risco consiste em medidas de controle e prevenção para evitar e reduzir a probabilidade de uma situação de perigo ou erro acontecer. Em instituições de saúde, uma falha pode levar a morte do paciente. Dados de 2016 do Anuário da Segurança...

Sobre Nadia Carrapatoso

Especialista em Direito Médico e coordenadora do curso de pós-graduação em Perícias Médicas do IPOG

Comentários