Qualificação e prática na área de Perícias: Conheça a história de Tuany
4 minutos de leitura

Qualificação e prática: como Tuany Caldas tem ampliado os negócios da empresa Vendrame na área de Perícias?

Qualificação e prática na área de Perícias

Aqui no blog do IPOG já contamos algumas histórias inspiradoras de profissionais que atuam na área de tecnologia e decidiram investir na carreira para explorar novos nichos de mercado. Uma delas é de Mário Jorge, que optou por empreender e se tornou consultor de TI após ter atuado por mais de 10 anos em um cargo público.

Contamos também a história do diretor ION Tecnologia da Informática, Wellington Delcy, que buscou conhecimento para inovar no seu negócio. Murilo Borges, Tecnólogo em Processos de Dados, compartilhou conosco como iniciou sua experiência na docência.

E agora você vai conhecer a trajetória profissional de Tuany Caldas, formada em Engenharia Civil e Segurança do Trabalho, que desde o início da carreira focou no segmento de Segurança e Saúde do Trabalho.

Foi na empresa Vendrame Consultores Associados que começou a atuar na área de Assistência Técnica em Perícias Judiciais após ter passado por um treinamento rigoroso para entender todo o andamento processual, as fases e etapas que são pertinentes aos assistentes técnicos e peritos judiciais.

Ela conta que foi adquirindo conhecimento nas mais diversas áreas relacionadas a perícia e ampliando sua experiência dentro do cenário jurídico que recebeu a oportunidade de assumir a coordenação técnica da área de perícias da empresa.

Hoje a empresa tem apoiado o seu desenvolvimento profissional e também de sua equipe ao oferecer facilidades de aperfeiçoamento através de cursos e treinamentos.

Exemplo disso é que junto a outros dois colegas da empresa, faço a Pós-graduação em Perícias Criminais e Ciências Forenses do IPOG”, reforça Tuany.

Novos nichos de mercado

Tuany está na área de perícias há quase 5 anos, assumindo a função de Assistente Técnica em processos trabalhistas, tanto de insalubridade, periculosidade, ergonomia e acidente do trabalho, realizando vistorias em indústrias, elaborando documentos processuais, pareceres técnicos e auxiliando os mais diversos clientes com subsídios técnicos.

Juntamente com uma equipe de multiprofissionais que se capacita para assumir 12 novas áreas na empresa, assume o desafio de expandir os atendimentos de perícias da Vendrame. “As perícias que acompanho não são mais restritas a área trabalhista. Passaram a envolver também a área criminal, cível e previdenciária, por isso venho me especializando tanto”, relata.

Empresa que inova

A Vendrame Consultores Associados é a única empresa de Segurança e Saúde do Trabalho com uma visão 360º. É reconhecida pelo seu suporte e composição da sua equipe multidisciplinar, formada por profissionais altamente qualificados, com ampla experiência nas áreas de:

  • Medicina Ocupacional;
  • Projetos de Engenharia Ambiental e Higiene do Trabalho;
  • Cursos e Treinamentos e Assistência Pericial.

“Nossa visão 360º nos permite acompanhar toda a trajetória do colaborador, desde o exame admissional até, se for necessário, a assistência técnica em perícia (judicial), passando pelas capacitações e a proteção do funcionário no ambiente laboral”, relata a estudante.

Atualmente, a Vendrame Consultores está expandindo sua atuação no mercado, ampliando a atuação da área de Perícia, coordenada por Tuany, e de Medicina Ocupacional, com um ambulatório totalmente preparado para atender às necessidades específicas de seus clientes.

Tecnologia e Perícia: quais são as oportunidades?

Para Tuany, o reflexo do crescimento da tecnologia no dia a dia das empresas está ampliando a necessidade de profissionais da área de perícias para entregar evidências técnicas e comprováveis de ações que não são, em um primeiro olhar, tangíveis, mas que com o uso da metodologia científica, procedimentos modernos e dos melhores softwares do mercado, permite a entrega de um parecer técnico que dê ciência dos fatos analisados.

Na Vendrame, temos profissionais especializados em Computação Forense, como por exemplo, o Marcelo Henrique Padilha também aluno do IPOG, e outros que estão se aperfeiçoando na área, já que o mercado demanda e vai seguir demandando esse conhecimento à medida que a tecnologia da informação integre cada vez mais nossas vidas”, relata.

Como a tecnologia está ocupando um espaço cada vez maior, no âmbito profissional isso se reflete com a necessidade de contar com pessoas que tenham conhecimento interdisciplinar, técnico e especializado dessa realidade.

Por que se especializar?

Para Tuany, o curso de Perícias Criminais e Ciências Forenses do IPOG vem sendo um dos suportes para as novas áreas de perícias que estão sendo atendidas pela empresa. Com os profissionais de mercado que ministram aulas na instituição é possível desenvolver as habilidades requeridas pelo mercado e adquirir o conhecimento necessário para seguir crescendo.

Os profissionais, além de saírem com a pós-graduação a nível acadêmico, adquirem uma análise diferenciada do que estamos acostumados a encontrar em cursos rápidos, bem como a experiência de aulas práticas e estudos de casos reais. Por outro lado, o mercado recebe profissionais realmente capacitados e prontos para encararem desafios”, considera.

Tuany acrescenta ainda que o aprimoramento na área está sendo aplicado em seu dia a dia. A cada processo novo que chega no escritório e a cada assistência técnica, utiliza métodos que viu e aprendeu com professores, afinal, os casos são similares com aqueles apresentados em sala de aula, e as técnicas e resultados obtidos também são semelhantes no aspecto processual. Exemplo disso é o trabalho da Sonia Ferreira, que trabalha conosco na Vendrame, e também está se especializando em Perícias Criminais e Ciências Forense no IPOG.

Inspiração profissional

Para quem tem interesse em atuar na área de Perícias, a pós-graduanda reforça a importância de estar sempre atento às técnicas e equipamentos mais modernos que permitem manter um estudo consistente e corroborável.

Além disso, acredita que é preciso se arriscar na área, estudando e avaliando todos os fatores que compõem o objeto a ser analisado, para entregar seu melhor parecer em cada caso.

Toda profissão exige entrega e dedicação, na nossa área isso se reflete nos pareceres técnicos, que em muitos casos podem modificar um resultado judicial. Não se trata de responder às demandas do contratante, mas de conseguir retratar, por meio do conhecimento adquirido e do estudo de cada uma das evidências, os fatores que resultaram em um determinado fato”.

Para finalizar, Tuany cita uma frase de Steve Jobs que é uma grande inspiração para sua trajetória profissional: “você só fará um excelente trabalho, se este mesmo trabalho for a coisa que você mais ama”.

Sobre Tuany Caldas

Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho, especializada Perícia em Acidentes de Trânsito, Periculosidade e Insalubridade, Análise e Elaboração de Laudos Técnicos. Na Vendrame ela é a coordenadora da área de Perícias, setor com quase 20 anos de atuação no mercado. É estudante da pós-graduação em Perícia Criminal e Ciências Forenses do IPOG.