Mesmo já tendo experiência e espaço no mercado de arquitetura, Erlon procurou uma especialização!
3 minutos de leitura

Mesmo já tendo experiência e espaço no mercado de arquitetura, Erlon procurou uma especialização!

experiência e espaço no mercado

Quando o arquiteto Erlon Tessari resolveu fazer uma pós-graduação, sua carreira já estava estabelecida. Ele já era técnico em Design de Interiores, graduado em arquitetura e tinha seu próprio escritório em Campinas (SP), em pleno funcionamento.

Mesmo com esse cenário, ele sentia que poderia se especializar mais e se aprofundar em temas que, sempre gostou como: iluminação, gerenciamento de projetos, projetos comerciais, entre outros.

Acredito que a pós-graduação é um passo que todo graduado precisa dar. É o caminho natural a ser trilhado rumo à maturidade profissional. As expectativas eram de aprender mais, ter contato com outros profissionais, poder conhecer a experiência dos professores e poder trazer essa experiência para o dia a dia do meu escritório”.

A experiência durante a pós-graduação

Erlon decidiu se matricular na Pós-Graduação em Design de Interiores: Ambientação e Produção do Espaço, do IPOG. Ele conta que durante o curso, foi bastante impactado em um dos módulos.

Segundo Erlon, quem ministrou a aula foi uma professora que era psicóloga. Foram abordadas técnicas para melhorar o relacionamento interpessoal.

Não adianta nada ter um vasto conhecimento técnico se o profissional não souber lidar com pessoas. Nosso dia a dia é baseado em relacionamento com clientes, fornecedores, prestadores de serviço. Temos que desenvolver muito nossa inteligência emocional e essa aula foi incrível. Eu trouxe o que aprendi para a vida”, comenta o arquiteto.

Erlon também destaca a aula de Marketing Pessoal. “Foi sensacional! A aula ensinou técnicas de autoconhecimento, que é a base para qualquer tipo de relacionamento. Temos que nos conhecer primeiramente, para poder mostrar sempre o melhor de nós em cada situação”.

Para o arquiteto, o contato com professores de todo o país, e que são referência no mercado nacional, também foi muito importante.

O mais incrível e enriquecedor nesse contato com os professores, é esse “intercâmbio” cultural voltado para o design de interiores. Ter uma aula com um professor do Rio Grande do Sul, depois com um de Belém, e demais estados brasileiros, traz para o curso toda a pluralidade de visões de todo um país”.

Sustentabilidade: um assunto que merece a atenção dos arquitetos

Erlon Tessari também atua em projetos com foco na sustentabilidade e conta que a pós-graduação também ajudou muito nessa área.

“Atualmente o tema sustentabilidade está sendo muito utilizado, mas nem sempre da forma correta. Deve-se analisar de que forma a sustentabilidade pode ser utilizada no projeto. Não é apenas usar um material reciclado que faz o seu projeto sustentável. Existe um estudo, um conceito, um projeto em si, que traz técnicas sustentáveis para determinadas situações”, explica o arquiteto.

Conheça aqui alguns projetos que envolvem Sustentabilidade e deram certo!

Vale a pena se especializar?

Segundo Erlon Tessari, a resposta é com certeza sim! Ele conta que através da pós-graduação, ele pode ampliar seus conhecimentos, acessando diversas ferramentas para atingir seu público-alvo.

Acredito que a especialização seja a ferramenta-chave para o amadurecimento nos conceitos estudados no curso técnico e na faculdade. Se especializar proporciona ao profissional a oportunidade de trazer excelência para a profissão no dia a dia”.

Ele que sempre estudou e se preparou para chegar ainda mais longe, vive hoje os resultados da sua dedicação. “Os resultados que mostro hoje vieram através de muito esforço, mas acima de tudo, amor pelo que faço”, destaca.

Como um dos seus maiores feitos, ele ressalta poder trabalhar no próprio escritório e desenvolver uma carteira de clientes através de indicações de trabalhos já realizados. Erlon Tessari também já participou de duas Mostras da Casa Cor Campinas (2014 e 2016), além de participar da Mostra Mais Sustentável 2017.

Ano passado fui indicado como destaque no Anuário Metrópole 2017. Acredito que isso só foi possível devido à experiência adquirida durante a minha carreira, mas que pôde ser direcionada de forma especializada e profissional através da realização da Pós-graduação em Design de Interiores do IPOG“.

Dedicado ao que faz e apaixonado por sua profissão, Erlon Tessari sente que ainda tem muito mais para aprender. E com uma história inspiradora como essa, nós temos certeza disso!!

Sobre Erlon Tessari

Aluno IPOG, Arquiteto e técnico em Design de Interiores. Trabalha no próprio escritório em Campinas (SP).