Por que o projeto luminotécnico é tão importante?
2 minutos de leitura
15 de dezembro de 2016

Por que o projeto luminotécnico é tão importante?

IPOG, Projeto luminotécnico

Você já parou para pensar o quanto o Projeto Luminotécnico é importante no gerenciamento de projetos?

Antigamente, a ideia que se tinha sobre os projetos luminotécnicos era que primeiro se trabalhava com a arquitetura para depois aplicar a luz. Esse pode ser até um processo válido, mas, os projetos luminotécnicos vêm se modificando ao longo dos anos e a evolução tecnológica possibilitou o surgimento de materiais mais sustentáveis e diferentes tipos de iluminação com diversos efeitos.

Além disso, o conceito de boa iluminação vem necessitando de profissionais especializados em desenvolver um raciocínio específico para cada ambiente – Lighting Designer – e que são responsáveis pela junção da arquitetura e da luz, tornando o espaço mais rico e primoroso. Seu olho clínico é crucial para imaginar como a luz pode modificar o ambiente e como ela pode oferecer uma estética e uma estilística melhor ao espaço.

No entanto, para cada tipo de arquitetura se raciocina a luz de uma forma. Ou seja, uma arquitetura esportiva, necessita de uma luz esportiva, que é totalmente diferente de uma luz residencial. Por isso a importância de um profissional capaz de identificar as necessidades de cada ambiente. “A luz não significa só ser o uso da lâmpada, mas o uso da luz como intenção do projeto para tornar o ambiente mais bonito, seguro, agradável e eficiente”, afirma o arquiteto e coordenador do MBA em Design de Interiores e do Master em Arquitetura & Lighting do IPOG, Lorí Crízel.

Assim, podemos compreender que o objetivo de qualquer projeto luminotécnico é andar em conjunto com a arquitetura e corresponder às vontades dos clientes. “Pois cada ambiente tem sua alma e parte da sua alma é a luz”, ressalta Lorí.


Artigos relacionados

Alunos IPOG produzem ambientes na Casa Cor Alagoas 2017 Quem foi à Casa Cor Alagoas 2017 pode conhecer 28 ambientes, criados por 43 profissionais. Inspirados no tema nacional da CASACOR – o Foco no Essencial – os profissionais trabalharam para a produção de ambientes que apresentassem a fusão das principais tendênc...
Por que existem tantos problemas em obras? Frequentemente vemos na imprensa notícias sobre obras com uma qualidade questionável. Em algumas, os problemas são tão graves que acabam culminando em tragédias. Mas por que será que isso acontece tanto, já que todas elas são, ou pelo menos deveriam ser, plane...
Engenharia de Segurança dos Alimentos: carreira promissora O hábito de se alimentar fora de casa tem sido cada vez mais comum na rotina dos brasileiros. Com o crescimento desta demanda, aumenta a procura por profissionais da área de Engenharia de Segurança dos Alimentos, isso você vai entender um pouquinho mais adiant...

Sobre Lorí Crízel

Arquiteto e Urbanista; Membro do Comitê Especial Europeu de Pós-Graduação tendo atuado em: Inglaterra, Escócia, País de Gales e França, entre outros; Coordenador de Cursos e do Programa de Viagens de Estudos Internacionais do IPOG; e Coordenador dos cursos de pós-graduação em Master em Arquitetura & Lighting e Design de Interiores - Ambientação e Produção do Espaço do IPOG.

Comentários