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Professores do IPOG lançam livro sobre Liderança com Base nas Soft Skills

Você sabe quais são os benefícios das Soft Skills para líderes e organizações? Diferente das hard skills, que se referem a habilidades técnicas, as soft skills estão relacionadas a capacidades comportamentais, sociais e emocionais.

Os profissionais que possuem essas habilidades engajam pessoas com mais facilidade, se comunicam bem, se adaptam a mudanças, colaboram com a resolução de problemas, são proativos e abertos ao novo.

Contribuem ainda para que equipes aprendam a lidar com a transformação digital, cada vez mais presente nas empresas, bem como a administrar melhor a carreira profissional e viver mais feliz e melhor.

Por esses motivos, as Soft Skills ganham cada vez mais importância nas corporações e chamam atenção de profissionais que priorizam o desenvolvimento pessoal e de suas equipes.

E para atender a um público ávido por estratégias práticas e com comprovação científica, especialistas na área lançam o livro “Liderança com base nas Soft Skills”, que foca na formação de líderes bem-sucedidos.

A obra na visão dos autores

As profissionais Cyndia Laura Bressan, Andréia Roma e Mariluce Lemos Guetten Ribeiro, do MBA Gestão de Pessoas por Competências, Indicadores e Coaching do IPOG, assinam a coordenação desta obra que tem como objetivo preencher uma lacuna no meio editorial, pois, além de trazer as explicações sobre todas essas competências e habilidades, mostra como as lideranças podem desenvolvê-las.

Os coautores acreditam que as Soft Skills capacitam os profissionais efetivamente para ocupar cargos de liderança, pois essa função envolve, além de outras exigências, lidar com outras pessoas e com si mesmo.

Um estudo feito por algumas universidades americanas, entre elas Harvard, concluiu que é possível melhorar a produtividade de uma empresa em cerca de 12% investindo apenas em soft skills.

Então, longe de serem um modismo, essas habilidades influenciam positivamente os resultados das empresas.

Sobre os Capítulos

As coordenadoras Cyndia Laura Bressan e Mariluce Lemos Guetten Ribeiro contribuíram com seus capítulos. Cyndia escreveu sobre “Gestão Estratégica das Pessoas”, com reflexões e estudos sobre o assunto.

Para ela, o desenvolvimento de múltiplas soft skills é fundamental para alguém ser respeitado como líder.

Cyndia Bressan no lançamento do Livro “Liderança com Base nas Soft Skills”

Já Mariluce, no capítulo “Gestão do Tempo”, dá dicas para o líder analisar o quanto seu grupo está realmente focado no que é importante para a empresa ou gastando tempo com atividades que não geram resultado.

Outros temas desenvolvidos nos 19 capítulos são:

  • Comunicação efetiva;
  • Liderança empática;
  • Capacidade de pensamento crítico;
  • Motivação;
  • Flexibilidade em se adaptar aos cenários;
  • Administração do tempo;
  • Resolução de conflitos;
  • Aprender sempre;
  • Postura positiva;
  • Resiliência e orientação para os resultados.

Confira quem são os coautores:

  • Andréa Saad,
  • Bruno Biesczad,
  • Catarina Portugal e Nara Saddi de Paiva Sampaio;
  • Claudio Henrique da Silva e Jacqueline Keller;
  • Edilmara Vanderlinde;
  • Joe Weider da Silva MSc;
  • Humberta Carvalho e Liliane Bueno;
  • Maria Luiza Marques de Abrantes;
  • Milton Marinho Nogueira Júnior;
  • Rafael Corsetti, Renê G. Ruggeri;
  • Ronaldo Loyola;
  • Rosana Daniele Marques;
  • Sanger Santos;
  • Tais Alvim;
  • Vanusa de Souza;
  • Vera Lúcia Küntzel.

Uma experiência positiva e prática

Ao longo dos capítulos, além de adquirir diversos conhecimentos sobre o ambiente corporativo com os especialistas na área, os leitores terão acesso a dicas e exercícios para desenvolver ou fortalecer as soft skills exigidas atualmente no ambiente corporativo.

Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), assina o prefácio do livro e ressalta que, “em tempos de Big Data e de Inteligência Artificial, o papel da liderança nunca foi tão emergente em um mundo caracterizado pela rápida mutação e que nos apresenta todos os dias novos desafios a serem enfrentados, por isso é fundamental buscar por novas experiências e colocar novos aprendizados em prática”, considera.

O livro é da editora Leader e já está disponível para vendas pelo site: editoraleader.com.br. Clique AQUI para ter mais informações e adquirir o seu.

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Curadoria - Cyndia Bressan: Mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de Brasília/UnB. Possui graduação e licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará/UFC. Atualmente é docente, coordenadora dos cursos: MBA Gestão de Pessoas por Competências e Coaching; MBA Gestão de Pessoas por Competências, Indicadores e Resultados do IPOG
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