Cursos de capacitação: quais fazer e como escolher o melhor?
4 minutos de leitura

Cursos de capacitação: quais fazer e como escolher o melhor?

Buscar o aperfeiçoamento profissional é essencial para se destacar no mercado de trabalho, independentemente do ramo de atuação.

Nesse aspecto, os cursos de capacitação surgem como uma valiosa ferramenta para adquirir novas habilidades, atualizar conhecimentos e se manter competitivo em uma variedade de setores.

No entanto, com a ampla gama de cursos disponíveis, escolher o melhor pode ser um desafio para muitas pessoas. Por isso, é necessário analisar bem para tomar decisões estratégicas ao selecionar os cursos de capacitação mais adequados às suas necessidades e aos seus objetivos profissionais.

Neste artigo, o IPOG vai mostrar o que é o curso de capacitação, em quanto tempo ele pode ser concluído e quais são as melhores opções para aproveitar ao máximo seu investimento em educação e impulsionar sua carreira rumo ao sucesso. Confira!

O que é um curso de capacitação?

Um curso de capacitação é uma atividade de aprendizado voltada para o desenvolvimento de habilidades específicas e o aprimoramento de conhecimentos em uma determinada área.

O objetivo desse tipo de formação é fornecer aos participantes as competências necessárias para desempenhar determinadas funções ou enfrentar desafios profissionais. Assim, tudo é feito de forma rápida, prática e aprofundada acerca de um tema para focar no crescimento profissional dos participantes.

Além disso, os cursos de capacitação podem abranger uma variedade de formatos, desde programas presenciais até cursos on-line, e são projetados para atender às necessidades de aperfeiçoamento em diferentes estágios de suas carreiras. 

Quanto tempo tem um curso de capacitação?

Não há um padrão de duração para os cursos de capacitação. Eles podem ser ofertados em alguns módulos ou em um único debate. Ou seja, variam entre duas e 40 horas, por exemplo.

O padrão é definido pela instituição de ensino, que oferece os certificados ao término do curso.

Qual é o melhor curso de capacitação?

O melhor curso de capacitação é aquele que agrega à profissão e traz conhecimentos relevantes para a adaptação às novas realidades do mercado de trabalho. Por isso, é uma escolha individual.

Contudo, é interessante considerar a qualidade do curso e da instituição de ensino e a atualização frente às necessidades do mercado.

No IPOG, o profissional tem à disposição uma instituição de referência, reconhecida pelo MEC e com cursos de capacitação ministrados por grandes nomes do mercado que compõem o corpo docente dos cursos de graduação e pós-graduação.

O que considerar na escolha do curso de capacitação?

Se você decidiu fazer seu aprimoramento profissional em um curso de curta duração, é hora de definir qual será o melhor para sua carreira.

Confira, a seguir, cada um dos pontos que devem ser levados em consideração na escolha dos melhores cursos de capacitação.

Relevância e atualidade do tema

É preciso analisar sua área de atuação e as expectativas do mercado. Opte por cursos de atualização que tragam bons resultados para sua carreira e que podem ajudar você a conseguir melhores posições no mercado.

Para isso, estudo sobre tendências futuras, comportamento do seu setor de atuação e movimentação do mercado. Esses insights podem ser muito relevantes e definir o melhor aproveitamento desse tempo de aprimoramento.

Atendimento às necessidades do mercado

Muitas pessoas escolhem temas para capacitação que não estão de acordo com os reais desafios do mercado. Nenhum conhecimento deve ser descartado e sempre poderá ser útil, mas, para o melhor aproveitamento, opte por cursos que conversem com seus objetivos de carreira e necessidade do mercado.

Surpreendentemente, há áreas em que sobram vagas por falta de mão de obra qualificada. Essa pode ser uma das grandes chances de impulsionar sua carreira.

Professores altamente qualificados

Mesmo que os cursos de capacitação tenham cargas horárias menores que as especializações, é importante pensar na qualidade do corpo docente. Isso porque a troca de conhecimentos pode ser ainda mais rica se você optar por uma instituição que tenha preocupação com esse ponto.

Além disso, pode ser uma ótima oportunidade de networking com nomes relevantes do mercado e que podem mostrar os reais desafios do setor.

Instituição de referência

Apesar de os cursos de capacitação serem considerados “livres”, contar com uma instituição de referência traz um peso maior ao currículo.

Isso porque você tem conteúdos aprovados pelo MEC, preocupação com didática e uso de metodologias ativas e uma série de fatores que aumentam a qualidade do curso escolhido.

Além disso, você terá acesso a um catálogo completo de cursos de graduação e pós-graduação caso queira construir uma trilha de aprendizagem ainda mais completa e com foco na alta performance como profissional.

Quais cursos de capacitação fazer?

Agora que você já sabe o que considerar na hora de escolher seu curso de atualização, confira dicas de temas que podem ser interessantes em diferentes áreas do conhecimento.

Cursos de capacitação em Comunicação

Cursos de capacitação em Direito

Cursos de capacitação em Educação

Cursos de capacitação em Engenharia 

Cursos de capacitação em Arquitetura

Cursos de capacitação em Gestão e Negócios

Cursos de capacitação em Tecnologia

Cursos de capacitação em Psicologia 

Cursos de capacitação em Saúde 

Por que escolher os cursos de capacitação do IPOG?

Os cursos de capacitação do IPOG são altamente recomendados devido à sua excelência acadêmica, conteúdo atualizado, abordagem prática, oportunidades de networking, flexibilidade e reconhecimento.

Essas formações são desenvolvidas por profissionais experientes, oferecem conhecimentos relevantes para o mercado de trabalho, permitem a aplicação prática do aprendizado e proporcionam oportunidades valiosas de crescimento.

Além disso, os cursos são flexíveis em termos de formato e horários. Ao concluir um curso do IPOG, os alunos recebem certificados reconhecidos, agregando valor ao currículo.

Dessa forma, escolher os cursos de capacitação do IPOG é uma decisão inteligente para impulsionar a carreira profissional.

Clique aqui para conhecer nossos cursos de capacitação.

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br