Alunas da Faculdade IPOG apresentam pesquisa científica em Congresso de Psicologia

Pesquisas científicas moldam o futuro e é uma oportunidade única de alunos construírem suas carreiras acadêmicas. Essa premissa ganha força quando iniciativas acadêmicas ultrapassam os muros das faculdades e encontram espaço em eventos de prestígio nacional.

É o caso das alunas da Faculdade IPOG, Luiza Freire e Taissa Moreira, que brilharam ao apresentar o trabalho de iniciação científica intitulado “Mapeamento das funções executivas avaliadas e autores mais citados: revisão de escopo” durante a 54ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), realizada em Curitiba, na Universidade Federal do Paraná, entre os dias 22 e 25 de outubro.

Esse evento, considerado um dos mais relevantes da área no Brasil, reuniu especialistas, pesquisadores e estudantes de todo o país para compartilhar avanços e reflexões no campo da Psicologia.

Acompanhadas pela professora Ivone Félix, o estudo apresentado destacou a importância das funções executivas para a promoção da saúde mental, sendo elogiado por diversos especialistas do evento como um trabalho de alta relevância acadêmica e social.

O incentivo à iniciação científica é um dos pilares da Faculdade IPOG. Veja neste post, a importância do trabalho desempenhado pelos alunos do curso de psicologia.

Taissa Moreira e Luiza Freire durante a 54ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), em Curitiba-PR.

A pesquisa apresentada

Orientado pela professora MSc. Ivone Félix de Sousa, o trabalho contou com a autoria de cinco estudantes entusiastas da iniciação científica, além de Luiza e Taissa, que apresentaram a pesquisa. Os demais autores foram: Ana Paula Luli T. Meireles, Laryssa Reed Osorio, Josiane de Souza Barbosa Silva, Victor Hugo de Carvalho Mota e Agostinho Sobrinho Cabral Neto. O estudo foi avaliado pela renomada neuropsicóloga clínica, Dra. Cândida Alves, que elogiou sua profundidade e relevância científica.

O objetivo do estudo foi compreender como as funções executivas, essenciais para habilidades cognitivas como memória, flexibilidade e controle inibitório, podem ser avaliadas em diferentes contextos.

Segundo a professora Ivone, o trabalho apresentado pelas alunas da Faculdade IPOG em Congresso Nacional de Psicologia é parte de um projeto mais amplo que busca desenvolver um instrumento para professores avaliarem déficits cognitivos em alunos do Ensino Fundamental, especialmente no contexto pós pandemia.

“Como todo estudo científico, surge da busca de referencial teórico, realizamos uma revisão de escopo para fundamentar a construção do instrumento que está em fase de busca de evidências de validade de conteúdo”, explicou.

A professa também explicou como se deu a concepção do trabalho. “Este projeto surgiu a partir de discussões com as alunas que me buscaram com vontade de desenvolver iniciação científica para construir um currículo competitivo para o mestrado”, conta.

Para Taissa, a experiência de estar no congresso foi gratificante. “Quando tivemos a carta de aceite foi uma sensação indescritível, foi muito gratificante ver o fruto do nosso esforço ser reconhecido.”

Já Luiza destacou a oportunidade de aprendizado e networking: “Conhecemos psicólogos de várias cidades e países, além de termos um contato enriquecedor com diferentes perspectivas sobre nossa área.”

A apresentação do estudo ocorreu na Sessão de Painéis da SBP, um espaço de interação entre pesquisadores de diversas partes do Brasil. A iniciativa, além de ter colocado o nome do IPOG em evidência, preparou as alunas para desafios futuros na área acadêmica e no mercado de trabalho.

As aluna Taissa e Luiza ao lado da avaliadora, Dra. Cândida Alves

Da jornada científica no IPOG até o Congresso Nacional

Toda grande conquista começa com um primeiro passo, e no IPOG, esse passo tem o apoio do incentivo à iniciação científica.

A pesquisa apresentada na 54ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia começou nessa atmosfera de incentivo e crescimento. Como é o caso do Encontro de Iniciação Científica promovido pela Faculdade IPOG, crucial para aprimorar as habilidades acadêmicas e práticas dos alunos, oferecendo uma base sólida para projetos futuros.

Durante o encontro, os alunos têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos acadêmicos por meio de apresentações orais e pôsteres e conta com a publicação de resumos expandidos em anais, reforçando o compromisso do IPOG com a formação de profissionais completos.

Para a aluna Luiza, o IPOG desempenhou um papel essencial na preparação para este desafio.

“O IPOG deu uma base muito boa em relação às matérias, como a neurociência e as Técnicas de Avaliações Psicológicas (TAP), que foram fundamentais para o desenvolvimento do nosso artigo sobre funções executivas”, destaca.

Taissa reforça o impacto desse caminho.

“Acredito que todo conhecimento adquirido durante esse trajeto nos molda enquanto profissionais. Participar de eventos tão ricos como esse nos oportuniza aprender mais e conhecer a realidade da nossa profissão em outras regiões,” declara.

Para muitos alunos, como Luiza, o próximo objetivo é ingressar no mestrado. “Essas publicações são de extrema importância para o currículo, é um diferencial que pode abrir portas para bolsas e pesquisas futuras”, completa.

Grupo de alunas envolvidas na pesquisa, juntamente com a professora Ivone Félix, ao centro

O reconhecimento

Ter o trabalho aceito em um evento de tamanha relevância é uma conquista que poucos alcançam, e os alunos do curso de Psicologia da Faculdade IPOG provaram que dedicação e apoio fazem toda a diferença.

Para a professora Ivone, que orientou o projeto dos alunos, o momento foi de realização pessoal e profissional. “Meu sentimento é de dever cumprido! De orgulho em ver o crescimento das alunas! E principalmente de agradecimento a todos os envolvidos!”, declara.

A proximidade entre professores e alunos no IPOG permite que ideias e inquietações instiguem a busca por respostas que somente com pesquisas científicas é possível saná-las.

“O curso de Psicologia do IPOG dá abertura para nós, professores, desenvolvermos pesquisas, nos incentivando com editais rigorosos que criam oportunidades iguais para todos os docentes. Isso gera um ambiente colaborativo que motiva tanto professores quanto alunos,” destaca Félix.

O impacto dessa experiência vai além da presença em um evento. Para a aluna Luiza, ela foi decisiva para sua trajetória acadêmica.

“Essa participação influencia muito na minha carreira na psicologia, principalmente por causa do meu interesse em ingressar no mestrado. Então é muito importante para minha formação, para ver também se você quer continuar na docência, na pesquisa”, afirma ela ao reforçar que os aprendizados adquiridos durante o processo são diferenciais no currículo e na construção de uma carreira sólida.

Além disso, a participação em eventos desse porte também é um convite para outros alunos explorarem suas potencialidades. A aluna Taissa deixa um conselho inspirador.

“Aproveitem a faculdade para conhecer mais sobre suas áreas de interesse, conhecer mais sobre o seu curso na prática e montar o profissional que você almeja ser. Acredito que tudo se inicia na graduação,” aconselha.

A professora Ivone completa: “Depois deste evento, mais alunos já me procuraram querendo se envolver com pesquisas. Isso é fantástico! Quanto mais pesquisamos, mais queremos pesquisar, pois uma leva a outras perguntas que precisam de resposta,” finaliza.

Parabéns às alunas da Faculdade IPOG que representaram a instituição no Congresso Nacional de Psicologia e a todos os envolvidos neste projeto incrível!

O IPOG se orgulha de acompanhar o crescimento acadêmico e profissional de seus alunos. Vocês mostraram ao cenário científico nacional o verdadeiro valor da pesquisa e do trabalho em equipe. Excelente conquista!

Artigos relacionados

Checklist dos fundamentos e normas elaboração de documentos psicológicos A elaboração de documentos psicológicos gera dúvidas entre profissionais recém-formados e até mesmo entre veteranos. Isso porque, nos últimos anos, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) trouxe novas regras que afetam a atuação dos psicólogos. A Resolução ...
Parentalidade moderna: A criança de hoje, o mundo de amanhã A parentalidade moderna envolve muito mais do que apenas cuidar dos filhos; ela exige uma combinação de responsabilidades emocionais, educativas e tecnológicas, desafiando os pais a encontrarem o equilíbrio em um mundo cada vez mais acelerado e digitalizado. ...
Gestão de Recursos Humanos do IPOG conquista nota máxima no MEC Em um importante marco para a educação superior, o curso tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos do IPOG obteve, na última quinta-feira (31/10), a nota máxima concedida pelo Ministério da Educação (MEC). Essa conquista, somada ao conceito máximo já conferido à...
Assessoria de Comunicação: Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br