Curso de Neuropsicologia: quais os diferenciais do especialista na área?
5 minutos de leitura

Curso de Neuropsicologia: quais são os diferenciais do profissional especialista na área?

A Neuropsicologia é fundamental para entender e avaliar distúrbios cerebrais e comportamentais, contribuindo para diagnóstico e tratamento de condições neurológicas.

Profissionais que buscam uma especialização encontram nesse curso uma forma de se preparar para atuar em um mercado competitivo, ao desenvolver habilidades essenciais para alcançar destaque no seu cotidiano profissional.

Sendo assim, o curso de Neuropsicologia é um diferencial para o seu currículo.

Neste artigo, o IPOG explica o que é preciso para atuar nessa área, os diferenciais de um profissional pós-graduado e os benefícios da formação em Neuropsicologia para o atendimento clínico. Ao final, mostramos quais são os atributos para ter o melhor curso de Neuropsicologia no currículo. Confira!

O que é necessário para ser um neuropsicólogo?

Para atuar como neuropsicólogo, é necessário ser um profissional formado em Psicologia e que tenha realizado uma especialização na área. Também é preciso ter o registro profissional como psicólogo regularizado.

O neuropsicólogo pode trabalhar em diferentes áreas. É possível atuar com o diagnóstico, a fim de realizar testes de avaliação das funções cognitivas e analisar o desempenho de habilidades, como a percepção, a memória, a aprendizagem e o raciocínio. A partir disso, podem ser definidas as intervenções mais adequadas.

Outra área de atuação procurada entre os neuropsicólogos é a reabilitação. Essa modalidade busca aplicar estratégias e exercícios que podem contribuir para a melhoria de funções cerebrais dos pacientes. Geralmente, esse trabalho é feito em clínicas especializadas.

O profissional especializado em Neuropsicologia também pode atuar com pesquisa. No campo da Neuropsicologia experimental, o neuropsicólogo pode realizar estudos em áreas como as emoções, a personalidade e o comportamento, relacionando esses pontos com o funcionamento cerebral.

Quanto tempo dura o curso de Neuropsicologia?

O curso de Neuropsicologia tem duração de um ano e meio. Na especialização, o profissional tem a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos sobre as relações funcionais e estruturais do cérebro com o comportamento dos seres humanos.

Qual é o melhor curso de Neuropsicologia?

É preciso analisar bem qual curso escolher. O melhor é aquele que oferece um conteúdo atualizado com as demandas dessa área para que os profissionais formados estejam bem preparados para os desafios.

Por isso, o IPOG tem sido a escolha de milhares de pessoas que buscam especialização na área. Os conteúdos são sempre revistos para que o estudante tenha acesso ao que há de mais novo em pesquisa e estudos clínicos.

Além disso, a pós-graduação é ofertada nas modalidades presencial ou remota (on-line e ao vivo) para que o estudante escolha qual atende melhor às necessidades dele e de sua rotina.

Diferenciais do profissional com pós-graduação no currículo

O profissional que conclui uma pós-graduação ganha mais destaque no mercado, porque adquire alguns diferenciais, como o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais e a ampliação do networking.

Saiba mais a seguir.

Conhecimento especializado

Ter no currículo uma pós-graduação demonstra que você adquiriu conhecimento especializado sobre determinada área. Dessa forma, é possível aprofundar conceitos e compreender casos práticos, desenvolvendo habilidades técnicas e comportamentais para aplicar na sua rotina profissional.

Melhor valorização no mercado

A Neurociência unida à Psicologia traz uma abordagem avançada e em crescimento no mercado. Por isso, quem tem uma pós-graduação na área ganha um potencial competitivo quando for considerado para contratação por clínicas e empresas e, também, na percepção dos próprios pacientes, que enxergam um profissional ainda mais preparado.

Ampliação do networking

A pós-graduação permite ainda que você amplie o seu networking, conhecendo mais pessoas que atuam na mesma área. O profissional consegue trocar informações com os colegas sobre o tema de interesse e obter novos olhares que podem ajudar no seu dia a dia.

Novas oportunidades de trabalho

Outra vantagem da especialização é a possibilidade de conquistar melhores oportunidades de emprego com uma pós-graduação, especialmente para quem trabalha em empresas.

Só para você ter uma ideia, uma pesquisa feita por um site de empregos mostrou que o investimento em cursos de qualificação como pós-graduação podem aumentar salários em até 53,5%.

Contudo, quem trabalha em clínicas pode ter uma valorização especial por oferecer um atendimento específico, qualificado e usando novas abordagens aos pacientes.

Quais são os benefícios da aplicação dos conceitos de Neuropsicologia no atendimento clínico?

A neuropsicologia é uma área que auxilia na realização de diagnósticos, por meio da compreensão dos aspectos emocionais, funcionais e cognitivos dos pacientes. Do mesmo modo, o profissional do setor apresenta um raciocínio clínico especializado para entender as habilidades e dificuldades do paciente.

O neuropsicólogo é capaz de realizar uma anamnese integral, com as técnicas apropriadas e a escuta clínica. Dessa forma, é possível propor os tratamentos adequados para cada caso e indicar reabilitação para melhorar a performance do paciente.

Conheça a pós-graduação em Neuropsicologia do IPOG

O curso de Neuropsicologia do IPOG permite que você se aprofunde nessa área embasada nos princípios das neurociências, estudando as relações entre o comportamento humano e o funcionamento cerebral.

Dessa forma, você desenvolve habilidades para atuar em diferentes setores, como consultórios, hospitais, escolas e centros de reabilitação. A formação ensina como auxiliar na avaliação de indivíduos que apresentem atraso no desenvolvimento global, alterações na autorregulação emocional, dificuldades de aprendizagem e comprometimento cognitivo.

A pós-graduação em Neuropsicologia explora instrumentos validados, testagens e técnicas específicas para que você consiga realizar uma avaliação aprofundada dos seus pacientes. O profissional estará apto para contribuir com equipe interdisciplinares e elaborar um plano eficaz de intervenção e reabilitação.

Módulos do curso

Aulas presenciais ou remotas

A pós-graduação em Neuropsicologia do IPOG é ofertada tanto na modalidade presencial quanto remota.

Assim, o estudante pode optar por ter aulas on-line e ao vivo, otimizando a organização entre estudos e trabalho, ou ir presencialmente à instituição e viver a experiência completa da pós-graduação dentro do IPOG.

Professores de renome do mercado

Mais uma vantagem da especialização do IPOG é o corpo docente, formado por especialistas, mestres e doutores que alcançaram reconhecimento no mercado. Os professores conquistaram destaque por projetos relevantes e pela experiência consolidada em Neuropsicologia.

Grade atualizada de acordo com as últimas pesquisas na área

A grade do curso do IPOG foi idealizada para atender às principais demandas do mercado de trabalho. O material da pós-graduação aborda técnicas essenciais para promover o atendimento mais apropriado aos pacientes, conforme as últimas pesquisas da área de neuropsicologia.

Foco na aplicação prática dos conceitos

Por fim, o curso de Neuropsicologia foca a aplicação de conceitos. O profissional matriculado tem contato com casos práticos para compreender como levar os conhecimentos adquiridos para a rotina profissional.

Além disso, o curso oferece supervisão clínica para que o estudante tenha a orientação devida para a aplicação do novo conceito aprendido e, assim, possa ter mais preparo para enfrentar os desafios dos atendimentos.

Garanta a sua matrícula na melhor pós da área

A especialização em Neuropsicologia é um passo importante para profissionais que querem se destacar e oferecer um tratamento altamente qualificado.

Escolha uma instituição de referência que pode apresentar os melhores aspectos clínicos por meio das aulas. 

Preencha o formulário na página do curso (remoto ou presencial) para que um de nossos consultores passe mais detalhes.

Artigos relacionados

Neurodesenvolvimento: como o psicológico pode usar esse estudo para elaborar reabilitações clínicas... O neurodesenvolvimento é uma área que se dedica a entender como o cérebro se desenvolve ao longo da vida e como isso afeta a maneira como pensamos, nos comportamos e adquirimos habilidades. Assim, esse estudo tem desempenhado um papel fundamental no avanço da...
Especialização em Neuropsicologia: conheça a profissão que tem alta procura por profissionais prepar... Quer investir em uma das áreas mais promissoras da Psicologia? A especialização em Neuropsicologia veio para que profissionais possam aprofundar seus conhecimentos técnicos e procedimentos de avaliação cognitiva e comportamental. A área segue em plena expa...
Neuropsicologia do envelhecimento e a importância do atendimento clínico de idosos A área de Neuropsicologia do envelhecimento apresenta vários desafios, especialmente por conta das particularidades relacionadas ao atendimento à população de idosos. Trabalhar com o tratamento de idosos requer uma equipe de saúde multidisciplinar para ent...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br