Neuropsicologia do envelhecimento: importância do atendimento de idosos
5 minutos de leitura

Neuropsicologia do envelhecimento e a importância do atendimento clínico de idosos

A área de Neuropsicologia do envelhecimento apresenta vários desafios, especialmente por conta das particularidades relacionadas ao atendimento à população de idosos.

Trabalhar com o tratamento de idosos requer uma equipe de saúde multidisciplinar para entender a necessidade desse público e oferecer o atendimento adequado. Nesses casos, psicólogos que desejam atuar com assertividade devem contar com uma especialização para ampliar conhecimentos e oferecer o devido tratamento aos problemas psíquicos.

Neste artigo, abordamos quais são as principais características do atendimento psicológico de idosos. Você também vai entender como os profissionais com especialização em Neuropsicologia do envelhecimento podem atuar no diagnóstico de pessoas idosas e de que forma se preparar para esse tipo de atendimento.

Confira!

Particularidades no atendimento psicológico de idosos

O processo de envelhecimento está relacionado com o adoecimento mais frequente e as demências. Assim como acontece com outros órgãos do corpo, o cérebro também envelhece.

Algumas habilidades cognitivas tendem a sofrer alteração ao longo do tempo. O idoso pode ficar mais lento e a qualidade da atenção pode se tornar mais limitada. Até certo ponto, a pessoa idosa apresenta maior dificuldade na velocidade do processamento de respostas.

Por outro lado, não é esperado que esse processo seja intenso e que o idoso tenha graves problemas ao gravar novas informações e ter raciocínios. Nesse cenário, surge a avaliação neuropsicológica em idosos para identificar eventuais doenças.

Quais são as doenças neuropsicológicas no envelhecimento?

A Neuropsicologia é capaz de fazer avaliação em idosos a fim de detectar habilidades cognitivas, como a atenção, a linguagem, a memória, a percepção visual, e outras funções executivas.

Entre as doenças que atingem com maior frequência a população idosa, estão os problemas crônicos não transmissíveis, com destaque para as demências, definidas como uma síndrome que apresenta declínio global e progressivo das funções cognitivas.

Assim, a demência pode ter origem em doenças com sintomas em comum, como Alzheimer, demência vascular, demência com corpos de Lewy, demência frontotemporal (DFT), entre outras condições.

A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência, apresentando um quadro com déficit de memória, alterações comportamentais e incapacidade de fazer atividades rotineiras. Além do mais, apresenta uma maior prevalência em indivíduos a partir dos 65 anos.

Quais são as principais indicações de uma avaliação neuropsicológica no contexto de uma população de idosos?

A avaliação neuropsicológica em idosos pode ser feita para a identificação de declínio cognitivo e avaliação de prejuízos de áreas do cérebro em alterações neurológicas, a exemplo de traumatismo cranioencefálico, epilepsia e acidente vascular cerebral (AVC).

Esse tipo de avaliação também pode diferenciar síndrome psicológica e neurológica, como a demência e a depressão. São considerados exames como a tomografia axial computadorizada (TAC) e a ressonância magnética (RM).

O diagnóstico também depende da constatação de perfil neuropsicológico característico.

Além disso, podem ser analisados alguns fatores associados, como os genéticos, o traumatismo de crânio e a doença vascular.

Qual é a importância da pós-graduação em Neuropsicologia para atender idosos?

As características do envelhecimento, como o adoecimento e a possibilidade de demências, exigem atendimento especializado para a população idosa. Sendo assim, os profissionais de saúde precisam desenvolver habilidades para atender esse público de forma apropriada, conhecendo as práticas recomendadas.

Além disso, os idosos podem ter maior preocupação com a saúde e buscar atendimento com maior recorrência.

É importante ainda ter em vista o aumento da população idosa. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que houve acréscimo de 29,5% de pessoas com mais de 60 anos no país entre 2012 e 2019.

Como se preparar para esses atendimentos clínicos?

Os profissionais que desejam se atualizar com essa demanda e garantir os conhecimentos necessários para atender a população idosa devem buscar uma especialização em uma instituição de referência.

Para ganhar em qualidade de atendimento, o psicólogo deve escolher um curso aprofundado, que debata questões referentes ao envelhecimento e que estimule a prática da profissão durante a formação de especialista.

IPOG oferece especialização com módulos focados no envelhecimento

A pós-graduação em Neuropsicologia do IPOG é uma formação completa para essa área. Quando se trata do envelhecimento, a especialização conta com módulos específicos para o atendimento a esse público.

A formação aborda a Neuropsicologia do Envelhecimento, a Reabilitação e Intervenção Neuropsicológica do Adulto e Idoso, bem como o Raciocínio Neuropsicológico e Prática Clínica do Adulto e Idoso.

Ou seja, é uma instituição de referência e com amplo debate sobre um tema essencial para o desenvolvimento do psicólogo enquanto especialista em atendimento de idosos.

Conheça a pós-graduação em Neuropsicologia do IPOG

Ficou interessado em saber mais sobre o curso e como se especializar no campo da Neuropsicologia?

O curso do IPOG é a formação ideal para psicólogos que buscam conhecimentos para além do básico ensinado na graduação, com metodologia focada na prática, professores capacitados e conteúdos que acompanham as necessidades do mercado.

Saiba mais!

Módulos do curso

  • Neuropsicologia: Perspectivas e Fundamentação Psicométrica
  • Bases Neuroanatômicas e Neurofisiológicas do SNC – Sistema Nervoso Central
  • Neuropsicofarmacologia
  • Avaliação Neuropsicológica das Funções Executivas
  • Neuropsicologia do Desenvolvimento Infantil
  • Neuropsicologia do Envelhecimento
  • Avaliação Neuropsicológica da Atenção
  • Avaliação Neuropsicológica da Linguagem
  • Avaliação Neuropsicológica dos Transtornos de Aprendizagem
  • Avaliação Neuropsicológica das Praxias
  • Avaliação Neuropsicológica da Memória
  • Avaliação Neuropsicológica da Inteligência
  • Avaliação Neuropsicológica dos Transtornos Psiquiátricos
  • Neuropsicologia Aplicada aos Contextos de Saúde e Hospitalar
  • Reabilitação e Intervenção Neuropsicológica Infantil
  • Reabilitação e Intervenção Neuropsicológica do Adulto e Idoso
  • Raciocínio Neuropsicológico e Prática Clínica Infantil
  • Raciocínio Neuropsicológico e Prática Clínica do Adulto e Idoso

Aulas remotas (on-line e ao vivo) ou presenciais

Ao se matricular nessa pós-graduação com tópicos voltados para a Neuropsicologia do envelhecimento, você terá a chance de aprender com aulas on-line e ao vivo ou presenciais.

A modalidade remota oferece a vantagem de estudar de onde estiver e de adequar a sua rotina de trabalho com a de estudos, sem prejuízos. Além disso, a interação em tempo real permite tirar dúvidas com professores e debater temas relacionados à profissão com colegas da área e que estão por todo o país.

Já a modalidade presencial é para quem não abre mão do contato mais direto e quer viver a experiência da pós-graduação em uma das unidades do IPOG, contando com estrutura de qualidade nas melhores regiões da cidade.

Conteúdos atualizados com as necessidades dos pacientes

Uma preocupação do IPOG é garantir aos profissionais uma formação realmente ajustada às demandas da atualidade. Portanto, os módulos estão alinhados com as necessidades dos pacientes, para que os profissionais consigam responder aos desafios do atendimento.

Metodologia focada na prática clínica

Com a pós-graduação em Neuropsicologia, o profissional matriculado garante uma visão sistêmica do assunto, por meio de aulas que introduzem conceitos e contam com uma abordagem prática.

Professores com experiência docente e clínica

Mais um benefício da pós-graduação do IPOG é contar com um corpo docente com experiência acadêmica robusta. Além do mais, os professores apresentam conhecimento na prática clínica, para que os alunos sejam bem preparados para a rotina profissional e para os reais desafios do mercado.

Seja um especialista em Neuropsicologia com o IPOG

Encontre o caminho do sucesso por meio da especialização extremamente necessária e que pode ajudar de verdade seus pacientes.

Quem faz a pós-graduação em Neuropsicologia do IPOG pode atuar com crianças, adultos e idosos de forma mais assertiva, levando conforto ao atendimento dos problemas psicológicos.

Visite a página do curso, preencha o formulário e fale com um de nossos consultores de carreira!

Gostou deste conteúdo? Leia também outros artigos em nosso blog:

Checklist dos fundamentos e das normas de elaboração de documentos psicológicos

Artigos relacionados

Curso de Neuropsicologia: quais são os diferenciais do profissional especialista na área? A Neuropsicologia é fundamental para entender e avaliar distúrbios cerebrais e comportamentais, contribuindo para diagnóstico e tratamento de condições neurológicas. Profissionais que buscam uma especialização encontram nesse curso uma forma de se preparar...
Neurodesenvolvimento: como o psicológico pode usar esse estudo para elaborar reabilitações clínicas... O neurodesenvolvimento é uma área que se dedica a entender como o cérebro se desenvolve ao longo da vida e como isso afeta a maneira como pensamos, nos comportamos e adquirimos habilidades. Assim, esse estudo tem desempenhado um papel fundamental no avanço da...
Especialização em Neuropsicologia: conheça a profissão que tem alta procura por profissionais prepar... Quer investir em uma das áreas mais promissoras da Psicologia? A especialização em Neuropsicologia veio para que profissionais possam aprofundar seus conhecimentos técnicos e procedimentos de avaliação cognitiva e comportamental. A área segue em plena expa...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br